Louvado seja Deus por  
tudo que Ele tem feito 
através do Barnabas

Vangai e seus quatro filhos estão começando um novo capítulo de suas vidas no Brasil

Cristãos Afegãos agradecem ao Senhor pelo refúgio seguro no Brasil, onde podem adorar livremente

“Estou tão feliz de estar aqui”, disse “Vangai”, uma mãe Cristã Afegã que, com o suporte do Ajuda Barnabas, escapou da morte quase certa em sua pátria para se reestabelecer em um país seguro, o Brasil. “Todos são tão amáveis na igreja e cuidam tão bem de nós”.

“Eles são como nossos irmãos e irmãs e é maravilhoso adorar ao Senhor com eles. Não me sinto só e estou grata por todo o conforto que recebi aqui”.

O governo Talibã no Afeganistão é regido pela sharia (lei Islâmica), que exige a morte dos apóstatas do Islã. Isso significa que Cristãos convertidos de primeira geração como Vangai seriam mortos por sua fé.

Ao tomar o controle do país em julho de 2021, o Talibã declarou que os Cristãos devem reconverter-se ao Islã, deixarem o país, ou serem mortos.

Igrejas suprem as necessidades das famílias refugiadas

O Barnabas tem trabalhado incansavelmente para ajudar os Cristãos Afegãos e seus filhos, que foram forçados a esconder sua fé das autoridades, de seus vizinhos e até mesmo de membros de sua própria família.

Estamos apoiando nossos irmãos e irmãs que permanecem no Afeganistão, bem como aqueles que escaparam por terra para os países vizinhos, onde ainda enfrentam hostilidade e violência anticristã.

Através de nossa operação Refúgio Seguro, enviamos dez famílias Cristãs e alguns indivíduos para o Brasil, onde eles tem a oportunidade de se estabelecer permanentemente e reconstruir suas vidas devastadas. Se Deus quiser, enviaremos um segundo grupo de Cristãos Afegãos para o Brasil em dezembro.

Com apoio do Barnabas, as igrejas Brasileiras estão fornecendo aos refugiados Cristãos Afegãos casas e alimentos, estão ajudando os adultos a encontrar trabalho e as crianças a se adaptarem à escola. Eles também organizaram aulas de língua Portuguesa para os refugiados.

Larmina e seu marido Isar chegam ao aeroporto no Brasil com seus filhos, de 18 meses a 18 anos, e a mãe idosa de Larmina

Família fala sobre fuga do Talibã

“Louvado seja Deus por tudo o que Ele tem feito em nossas vidas através do Barnabas”, diz “Larmina”.

Ela e seu marido “Isar”, motorista de táxi, estão entre os primeiros que chegaram ao Brasil junto com seus quatro filhos e a mãe idosa de Larmina.

Larmina recorda como foi levada a seguir a Cristo oito anos atrás. “Jesus apareceu para mim em um sonho e me chamou pela mão”, diz ela. “Quando acordei, fui descobrir quem era Jesus e me apaixonei por Ele.

“Com meu coração ardendo por Jesus, comecei a evangelizar minha família e todos foram alcançados por Jesus”.

Depois que o Talibã chegou ao poder, Larmina fugiu com seus filhos e sua mãe idosa para um país vizinho. Mas, quando chegou lá, ela, seu filho e sua filha adolescentes foram espancados por Muçulmanos locais. “Foi um período de grande sofrimento”, disse ela.

O pior estava por vir. Isar, que tinha ficado no Afeganistão para ajudar outros Cristãos a fugirem, foi capturado pelo Talibã. Por muitos dias a família orou e confiou no Senhor. Finalmente eles souberam que através de um ato milagroso de Deus Isar havia escapado e estava a caminho para estar com eles.

Agora a família está refazendo o seu lar no Brasil, e agradece ao Senhor por poder adorar abertamente, livre de ameaças.

Louvado seja Deus por sua proteção

Samim, um farmacêutico de Cabul, conheceu a Jesus quando encontrou uma página Cristã no Facebook. Secretamente, ele começou a estudar a Bíblia e assistir a cultos online.

Quando o Talibã chegou ao poder, Samim atravessou para um país vizinho, onde foi amparado pelo Barnabas. Ele começou a nos ajudar a encontrar casas para refugiados, providenciar a documentação para que eles viajassem para um país seguro, e arriscou ser preso, indo para a fronteira Afegã para ajudar outros Cristãos atravessarem

“Deus me protegeu muito”, disse ele. “Estou muito feliz por Ele ter me usado para Seu serviço.”

“Sou muito grato ao meu Deus que me providenciou tudo aqui”

Agora Samim está iniciando um novo capítulo de sua vida no Brasil. “Sou muito grato ao meu Deus que me providenciou tudo aqui - posso adorar a Deus, posso orar, posso estar com meu Deus”.

Graças ao governo Brasileiro

O Dr. Patrick Sookhdeo, Diretor Internacional do Barnabas, diz: “Somos profundamente gratos ao governo Brasileiro, e gratos a Deus, por proporcionar um refúgio seguro para os Cristãos Afegãos. Famílias em grave perigo em seu país de origem agora podem viver como Cristãos e adorar livremente pela primeira vez, e reconstruir suas vidas devastadas”.

A Operação Refúgio Seguro do Ajuda Barnabas tem apoiado muitos Cristãos ao longo dos anos.

Resgatamos mais de 8.000 Cristãos do Sudão do Sul, de avião e ônibus, que precisavam fugir do norte Islâmico do Sudão. Também resgatamos mais de 1.700 Cristãos Sírios e Iraquianos, ajudando-os a se estabelecerem em países ocidentais seguros. 

Cristã convertida com cicatrizes 
de ataque com ácido dá graças 
a Jesus

Vangai, uma Cristã convertida do Islã, fugiu do Afeganistão quando soube que o Talibã planejava libertar os prisioneiros da prisão, e temeu que seu marido Muçulmano estivesse entre eles.

Vangai foi vendida em casamento aos nove anos de idade ao primo de seu pai, um homem na faixa dos 50 anos. Ela tinha apenas 12 anos quando ficou grávida da primeira de seus quatro filhos.

Durante o casamento, seu marido regularmente a espancava ou a machucava com uma faca, abuso que culminou com ele atirando ácido em seu rosto, um ataque terrível pelo qual ele foi preso.

Imagine sua fúria se, libertado da prisão, descobrisse que enquanto Vangai se recuperava de seus ferimentos, que a deixaram com cicatrizes e sem o uso de seu olho direito, ela descobriu o poder amoroso e curativo de Jesus, e se tornou uma Cristã?

Vangai escapou do Afeganistão com sua filha, três filhos, mãe, irmão e irmã, que decidiram, cada um deles, seguir a Cristo depois que ela compartilhou sua fé com eles. Com a ajuda do Barnabas, eles estão agora vivendo no Brasil.Vangai ouviu sobre Jesus pela primeira vez de um missionário Cristão que providenciou para que ela recebesse uma cirurgia plástica. “Eu entendi que Jesus Cristo era o verdadeiro Deus”, ela nos disse.

“Uma vez que eu conheci Jesus, não havia nada mais importante do que Ele”.

Ela acrescentou: “Para mim, ter um relacionamento com Deus é muito mais importante do que ter meu rosto de volta”.“Jesus é meu melhor amigo e eu estou tão feliz que Ele está comigo em todas as dificuldades. Quando eu morrer, quero que Ele me diga que Ele está satisfeito comigo como uma crente fiel”. 

Referência do projeto: 01-901 (Cristãos Afegãos necessitados e perseguidos)  

More stories