Foco de Oração Abril 2024

Share on

“Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque ele confia em ti.”

Isaías 26.3

Download versão A4  Download versão A5  Download versão em tamanho grande

Paquistão - Irmãos Cristãos são absolvidos das acusações de "blasfêmia" e terrorismo

Louvado seja Deus pelas orações respondidas com a absolvição dos irmãos Cristãos Umar Saleem e Umair Saleem de acusações que incluíam "blasfêmia" após as revoltas anticristãs que devastaram a área Cristã de Jaranwala em agosto de 2023.

O advogado de defesa Tahir Bashir disse ao Tribunal Antiterrorismo em Faisalabad, no dia 29 de fevereiro, que os irmãos eram inocentes e que não havia provas contra eles. Bashir, advogado do Centro de Assistência e Acordos Jurídicos (CLAAS, sigla em Inglês), que, com o apoio do Ajuda Barnabs, oferece assistência jurídica a Cristãos, informou ao tribunal que uma investigação policial havia inocentado os dois irmãos.

Os irmãos foram acusados com base em todas as três notórias leis de "blasfêmia" do Paquistão, incluindo a Seção 295-C do Código Penal. Essa seção, relacionada à profanação ao nome de Maomé, o profeta do Islã, determina, obrigatoriamente, pena de morte.

Eles também foram acusados, de acordo com a Seção 9 da Lei Antiterrorismo do Paquistão, de incitar o ódio religioso.

A polícia confirmou ao tribunal que dois homens muçulmanos conspiraram para incriminar os irmãos devido a uma "inimizade pessoal" contra eles. Os homens muçulmanos foram presos e estão sendo detidos na prisão.

As alegações infundadas dos muçulmanos de que os irmãos Saleem haviam profanado páginas do Alcorão incitaram uma multidão Muçulmana a atacer a área Cristã da cidade de Jaranwala  no dia 16 de agosto de 2023, incendiando pelo menos 24 igrejas e várias dezenas de capelas menores e atacando as casas de mais de 100 crentes.

Louve ao Senhor pela absolvição e libertação da prisão de Umar e Umair. Agradeça pela coragem do advogado Tahir Bashir e do juiz em defender os direitos da minoria Cristã. Coloque os irmãos Saleem diante do Senhor e ore pela recuperação física, emocional e espiritual deles após a prisão e detenção. Ore para que o Deus de toda graça os restaure, tornando-os fortes, firmes e inabaláveis (1 Pedro 5.10). Peça também pela cura de suas famílias traumatizadas. Ore por proteção para os irmãos e seus advogados contra Muçulmanos zelosos que ainda podem tentar atacá-los, apesar do veredito de absolvição do tribunal. Peça para que a decisão do tribunal sirva como um poderoso impedimento contra alegações infundadas de "blasfêmia" contra Cristãos.

Paquistão - Dois trabalhadores Cristãos do setor de saneamento morrem devido à falta de equipamentos de segurança

Coloque diante de Deus em oração as famílias de dois Cristãos Paquistaneses trabalhadores de saneamento que morreram após serem enviados para um esgoto em Faisalabad sem nenhum equipamento de proteção.

Os primos Shan Masih, de 28 anos, e Asif Masih, de 25 anos, morreram sufocados no dia 17 de março após inalarem gases venenosos ao tentarem desentupir um esgoto. Cada um dos primos tem esposa e três filhos.

Os Cristãos marginalizados no Paquistão, de maioria Muçulmana, geralmente trabalham nos empregos mal remunerados, mais sujos e mais perigosos, como os trabalhadores de saneamento, muitas vezes sem equipamento de proteção adequado.

Naveed Walter, presidente da Human Rights Focus Paquistão, declarou que os homens foram "forçados" a entrar no esgoto sem receber equipamentos de proteção, como máscaras. Isso ocorre apesar de uma ordem judicial de 2015 que exige que as autoridades locais garantam que essa proteção seja fornecida.

"Tais incidentes envolvendo trabalhadores de saneamento não são novos; eles vêm acontecendo há anos", disse Walter, que ressaltou que os Cristãos atualmente constituem 90% dos trabalhadores de saneamento em Faisalabad.

Em 2021, dois Cristãos trabalhadores de saneamento morreram ao salvar um colega Cristão encarregado de limpar um esgoto em Sargodha, na província de Punjab. Nenhum dos homens recebeu qualquer equipamento de proteção.

Peça ao Senhor que se aproxime das famílias de Shan e Asif e as conforte em sua dor. Ore para que as autoridades locais em todo o Paquistão tratem o fornecimento de equipamentos de proteção adequados com urgência. Peça ao Senhor que preserve Seus servos mesmo em meio a problemas (Salmo 138.7) e que os proteja do perigo. Ore para que nenhum outro Cristão trabalhador de saneamento ou outras pessoas sofram morte ou problemas graves de saúde por falta de proteção.

Burkina Faso - Quinze Cristãos são mortos em ataque Islâmico à igreja

Os Cristãos em Burkina Faso precisam de nossas orações depois que pelo menos 15 crentes foram mortos durante um ataque a uma igreja no domingo, dia 26 de fevereiro.

Duas outras pessoas ficaram feridas quando supostos militantes Islâmicos abriram fogo durante um culto na vila de Essakane, na província de Oudalan, perto da fronteira com Mali e Níger, no nordeste do país.

Os líderes da igreja anunciaram em um comunicado que 12 pessoas morreram instantaneamente e outras três morreram no hospital.

"Nessa circunstância dolorosa, nós os convidamos a orar por aqueles que morreram na fé, pela cura dos feridos e pela consolidação dos corações em luto", acrescentou a declaração.

Esse é o mais recente massacre atribuído aos Islâmicos que empreendem uma campanha de violência que já dura nove anos em Burkina Faso, grande parte dela direcionada contra Cristãos e igrejas.

Mais de dois milhões de pessoas foram expulsas de suas casas e milhares foram mortas durante a insurgência, que teve início quando extremistas Muçulmanos dos vizinhos Mali e Níger começaram a se deslocar para o norte de Burkina Faso em 2015.

Os jihadistas agora controlam mais de 40% da nação.

Ore para que a presença do Senhor conforte as pessoas que estão chorando a perda de entes queridos (Mateus 5.4). Peça a cura para os feridos no ataque. Ore para que o Senhor seja um escudo de proteção sobre os cidadãos de Burkina Faso, especialmente nossos irmãos e irmãs em Cristo (Salmo 3.3). Ore para que a paz e a segurança retornem ao país.

Laos - Autoridades distritais aplicam a lei para permitir a reabertura de casa igreja 

Suas orações já estão tendo um impacto, pois a pequena casa igreja no sul do Laos, atacada por moradores e líderes de vilarejo em fevereiro, está reabrindo sob a proteção das autoridades distritais.

No domingo, dia 04 de fevereiro, uma multidão de moradores e autoridades locais demoliu a casa onde os Cristãos do vilarejo de Kaleum Vangke, no distrito de Xonboury, província de Savannakhet, estavam reunidos e interrompeu o culto de adoração (veja Foco de Oração - Atualização, março de 2024). Os agressores também queimaram Bíblias e outros documentos.

Desde então, as autoridades do Ministério da Segurança Pública agiram para proteger o direito de culto dos Cristãos, conforme declarou um morador da vila e membro da igreja no final de fevereiro. "[As autoridades] anunciaram que, a partir de agora, nossos irmãos Cristãos podem retomar a adoração", disse ele. "Então, a partir desta semana, estamos reconstruindo nosso local de culto. No momento, estamos colocando as tábuas de madeira de volta."

Outro membro da igreja acrescentou que, enquanto o prédio estiver sendo reconstruido, a igreja ainda se reunirá para o culto.

"Mas as autoridades locais e outros moradores não Cristãos ainda estão nos ameaçando, tentando derrubar nosso local de culto novamente", disse ele. "Mas estamos ficando mais fortes agora. Não temos mais medo de nos reunir naquela casa."

Louve a Deus pela rápida resposta às suas orações, pois as autoridades distritais de fato defenderam a lei que dá aos Cristãos no Laos o direito de realizar cultos. Agradeça também por nossos irmãos e irmãs terem recebido o incentivo divino, não apenas para construir sobre a pedra fundamental de nossa fé, mas também para começar a reconstruir fisicamente seu local de culto. Ore para que os Cristãos em Kaleum Vangke permaneçam firmes em sua fé sem serem amedrontados por seus oponentes e que a adoração regular seja firmemente estabelecida (Filipenses 1.27-28). Ore para que a firmeza deles incentive os Cristãos em toda a zona rural do Laos e para que não haja mais expulsões de Cristãos de seus vilarejos.

Myanmar - Pastor é morto a tiros por homens armados

Uma comunidade Cristã no Estado de Kachin, no norte do Myanmar, está de luto pela perda de seu pastor, que foi morto por homens armados no dia 18 de março.

Três homens armados entraram na loja de informática de Nammye Hkun Jaw Li, de 47 anos, no vilarejo de Nam Ma Tee, município de Mogaung, por volta das 14h00.

"Três homens chegaram e disseram que queriam imprimir em adesivo e o mataram a tiros. Eles atiraram duas vezes em seu estômago e, como ele não morreu, também atiraram em sua cabeça", disse um morador de Nam Ma Tee.

Nammye Hkun Jaw Li deixou sua esposa e três filhos.

Coloque diante do Senhor em oração a família de Nammye Hkun Jaw Li e a comunidade Cristã do município de Mogaung. Ore para que eles se refugiem no Senhor enquanto choram a perda de seu marido, pai e pastor (Salmo 91.1-2).

Myanmar - Militares prendem pastor e jovens no Estado de Kachin

Também no Estado de Kachin, um pastor e 16 jovens foram presos no dia 10 de março, quando os militares do Myanmar (Tatmadaw) invadiram um acampamento de abrigo administrado pela Convenção Batista de Kachin na cidade de Banmaw. Os detidos teriam sido levados para uma base militar na cidade de Banmaw, mas até o momento em que este artigo foi escrito o paradeiro deles era desconhecido.

Ore pela libertação do pastor e dos jovens e para que eles sintam o Senhor como uma poderosa fortaleza no dia da angústia (Naum 1.7). Peça ao Senhor que proteja Seu povo em meio ao conflito e ao deslocamento em Myanmar.

.gives - Remessas destinadas à Ucrânia, Jordânia e Paquistão

Suas orações são valiosas para a distribuição de ajuda em todo o mundo por meio de nossos projetos .gives. Duas remessas de alimentos para Fiji chegaram e estão sendo distribuídas
no local.

Uma remessa dos EUA para a Ucrânia chegou e já está sendo distribuída. A mistura para sopa foi usada para alimentar e aquecer os Cristãos Ucranianos durante os últimos meses de frio. Lentilhas da Austrália chegaram ao Zimbábue e estão sendo distribuídas no momento em que esta publicação é escrita.

As próximas entregas incluem um caminhão de 40 pés com caixas de alimentos e outros itens alimentícios que está prestes a deixar o Reino Unido rumo à Ucrânia. Um contêiner de 40 pés de mistura de sopa desidratada dos EUA está a caminho da Jordânia. Dois contêineres de 20 pés de caixas food.gives, um da Austrália e outro da Nova Zelândia, estão sendo preparados para serem enviados ao Paquistão.

Agradeça pela chegada das remessas recentes. Ore para que a entrega da ajuda seja bem-sucedida, especialmente para que chegue aos Cristãos na Ucrânia, devastada pelo conflito. Ore também pela passagem segura da mistura de sopas para a Jordânia, especialmente devido aos distúrbios no Mar Vermelho.

Países Relacionados

China, Iran, Mauritania, Myanmar (Burma), Nigeria, Sudan