Foco de Oração Março 2024

Share on

“Confie nele em todos os momentos, ó povo; derrame diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio.”

Salmo 62.8

Baixe a versão A4 Baixe a versão A5 Baixe a versão para impressão

Moçambique – Dez Cristãos mortos em campanha terrorista

Nossa família Cristã no norte de Moçambique precisa ser sustentada em oração depois que dez Cristãos foram mortos em uma série de ataques realizados durante duas semanas contra vilas Cristãs.

O Estado Islâmico (EI - também conhecido como ISIS, ISIL, Daesh) reivindicou a autoria do ataque ao lançar, em 4 de janeiro de 2024, a nova campanha global de terror do grupo, “Mate-os onde quer que você os encontre”, anunciada em uma mensagem de áudio por seu porta-voz, Abu Hadhayfah Al-Ansari.

O título dessa nova campanha é baseado no conhecido “Verso da Espada” do Alcorão, que diz “Matai os idólatras onde quer que os acheis” (Q 9:5). Portanto, está claro para os Muçulmanos que os alvos da campanha são os não-Muçulmanos, especificamente os Cristãos.

A onda de violência renovada no norte de Moçambique se concentrou em três distritos da província de Cabo Delgado, já conhecida como “a terra do medo” devido aos repetidos ataques terroristas Islâmicos.

A última onda de ataques começou em 3 de janeiro no distrito de Mocimboa da Praia, quando combatentes do EI atacaram o vilarejo de Ntotoe, matando três moradores e incendiando uma igreja e mais de 60 casas.

Dois dias depois, eles atacaram o vilarejo de Chimbanga, assassinando três Cristãos e incendiando mais de 70 casas e três motocicletas.

Dois Cristãos foram assassinados e 16 casas foram incendiadas em ataques aos vilarejos de Chai e Litamanda, no distrito de Macomia, em 4 e 9 de janeiro, respectivamente. Dois fiéis foram mortos em um ataque a Chinda, no distrito de Muidumbe, em 5 de janeiro.

Cerca de 1.800 Cristãos foram assassinados no norte de Moçambique desde outubro de 2017 em uma violência anticristã contínua.

Clame ao Senhor por nossos irmãos e irmãs no norte de Moçambique. Ore para que Ele os proteja de mais danos e os conforte enquanto choram a perda de seus entes queridos. Ore para que os Cristãos em Cabo Delgado saibam que o Senhor é a fortaleza de suas vidas (Salmo 27.1), que não dará espaço para o medo.

Laos – Casa igreja destruída pelas autoridades da vila

Os Cristãos do Laos precisam urgentemente de nossas orações. Embora os cidadãos do Laos tenham o direito e a liberdade de “acreditar ou não acreditar em religiões” de acordo com a constituição do país, os seguidores de Jesus ainda estão sujeitos a repetidas perseguições nas zonas rurais.

No domingo, 4 de fevereiro, os líderes e os moradores da vila destruíram a casa particular onde os Cristãos estavam reunidos e interromperam um culto na província de Savannakhet.

“As autoridades da vila chegaram aqui e demoliram a nossa casa por volta das 10h30 da manhã de domingo”, relatou um fiel da igreja na vila de Kaleum Vangke, no distrito de Xonboury. A testemunha ocular acrescentou que a multidão queimou Bíblias e outros documentos durante o ataque.

A “Lei da Igreja Evangélica”, vigente desde dezembro de 2019, dá aos Cristãos o direito de realizar cultos, pregar em todo o Laos e manter contatos com crentes de outros países. A lei não é bem aplicada nas zonas rurais; a igreja de Kaleum Vangke não escapou a ataques apesar de estar filiada à Igreja Evangélica do Laos, a 
única denominação Cristã reconhecida pelo governo.

A demolição de casas de Cristãos e o despejo de Cristãos das vilas tem acontecido repetidamente em distritos rurais do Laos. (Veja Foco de Oração, Dezembro 2023))

Ore para que a lei seja cumprida em todo o Laos e para que os Cristãos possam cultuar em paz. Peça ao Senhor que sustente e fortaleça os crentes em Kaleum Vangke nesta situação perturbadora. Ore para que nossos irmãos e irmãs recebam o encorajamento Divino para construir sobre os alicerces seguros estabelecidos por nossa preciosa pedra angular, o Senhor Jesus Cristo (1 Pedro 2.4), mesmo quando as estruturas feitas pelo homem forem demolidas. Ore pelo fim dos despejos de Cristãos nas zonas rurais do Laos por causa da sua fé.

Nigéria – Trinta mortos em ataque Islâmico contra comunidade Cristã no estado de Plateau

Mais uma vez nossa atenção é voltada para o sofrimento dos Cristãos no estado de Plateau, no Cinturão Médio da Nigéria.

Em 24 de janeiro, trinta pessoas foram mortas em um ataque de supostos Islamistas Fulani a uma comunidade Cristã no estado. Os homens armados invadiram Kwahaslalek e as vilas vizinhas na Área de Governo Local de Mangu pouco depois da meia-noite. Eles desafiaram um toque de recolher de 24 horas declarado pelo governador do estado, Caleb Mutfwang, em resposta à piora da situação de segurança na área.

Ore por aqueles que estão chorando a perda de seus entes queridos e peça a intervenção do Senhor para proteger as comunidades Cristãs no estado de Plateau. Ore para que nossos irmãos e irmãs saibam que Deus tem acompanhado todas as suas tristezas e registrado todas as suas lágrimas (Salmo 56.8). Peça que eles recebam conselhos espirituais sábios e apoio prático enquanto buscam reconstruir suas vidas.

Turquia – Convertido morto a tiros por Islâmicos em igreja 
em Istambul

A situação precária dos Cristãos convertidos do Islã na Turquia foi revelada por um tiroteio fatal em Istambul no domingo, 28 de janeiro.

Tuncer Cihan, um convertido do Islã, foi morto a tiros por terroristas Islâmicos em um ataque direcionado durante o culto na igreja no distrito de Sariyer, no lado europeu da cidade. Dois homens armados e mascarados entraram na igreja por volta das 11h40 e o mataram antes de fugirem do local.

O Estado Islâmico (EI, ISIS, ISIL, Daesh) mais tarde reivindicou a responsabilidade pelo ataque em uma declaração em seus canais do Telegram. O presidente Turco Recep Tayyip Erdoğan expressou condolências aos líderes da igreja e condenou veementemente o assassinato. Posteriormente, a polícia realizou uma série de batidas em toda a cidade, o que resultou na detenção de 47 pessoas e na prisão de ambos os suspeitos mais tarde naquele dia.

Ore pela proteção da comunidade Cristã na Turquia, especialmente os convertidos do Islã, e para que tais atos não se repitam. Agradeça pela rapidez com que as autoridades Turcas responderam ao caso e ore por sabedoria enquanto buscam derrotar o terrorismo e a violência anticristã. Ore para que a pequena minoria Cristã da Turquia permaneça forte no Senhor (Deuteronômio 31.6), apesar da discriminação e da perseguição que sofrem.

Turquia – Igreja histórica será reaberta como mesquita

Em outra parte de Istambul, as autoridades anunciaram que a Igreja de São Salvador em Chora será reaberta como mesquita em maio de 2024.

Datada do século IV, a igreja foi um centro de culto Cristão até ser convertida em uma mesquita durante a era Otomana, após a conquista de Istambul (então chamada de Constantinopla) em 1453. Em 1945, foi ordenado que ela fosse reaproveitada como um museu pela república secular da Turquia, fundada por Kemal Ataturk.

O plano para converter a igreja data de 2020, quando o presidente da Turquia, Erdoğan, emitiu um decreto que também incluía transformar a renomada catedral Hagia Sophia de Istambul em uma mesquita, uma conversão que ocorreu naquele ano. A Hagia Sophia foi construída como uma igreja no século VI, mas serviu como mesquita de 1453 até 1935, quando também foi transformada em um museu.

Peça que não haja mais erosão do patrimônio Cristão e que quaisquer outros planos de conversão de igrejas em mesquitas sejam frustrados.

Paquistão – Irmãos Cristãos sequestrados e forçados a se “converterem” ao Islã

A provação de dois irmãos Cristãos Paquistaneses sequestrados por Muçulmanos radicais na província de Punjab deve nos motivar a orar.

Em 22 de janeiro de 2024, Azam Masih, de 39 anos, alfaiate, e seu irmão mais velho, Nadeem Masih, de 41 anos, foram torturados para que se “convertessem” ao Islã. Seus dois captores os golpearam repetidamente com barras de ferro e os ameaçaram de morte se não obedecessem.

Os irmãos foram forçados a recitar o credo Islâmico shahada. Alguns Muçulmanos afirmam que a mera recitação da shahada (ou kalma em Urdu) é suficiente para converter um não Muçulmano ao Islã, mesmo que a “conversão” seja obtida por meio de coerção. Se uma pessoa retornar à sua religião original depois de ter sido forçada a se tornar Muçulmana, ela é considerada apóstata, assim como se tivesse adotado o Islã voluntariamente. De acordo com a lei Islâmica, a apostasia é punível com a morte, embora nos tempos modernos isso raramente seja praticado em nível estadual. No entanto, a lei da apostasia pode inspirar Muçulmanos zelosos a assassinar apóstatas.

Azam e Nadeem foram libertados, mas seus captores ameaçaram matar os irmãos e suas famílias se eles relatassem sua provação. Depois de receberem tratamento hospitalar para os diversos ferimentos, os irmãos fizeram uma denúncia à polícia e, no momento em que este texto foi escrito, estavam escondidos com suas famílias.

A polícia prendeu dois homens Muçulmanos, Naseem Shah e Sunny Shah, e os acusou de cinco crimes, incluindo sequestro, roubo com a intenção de causar ferimentos ou morte e ódio religioso. Os dois homens têm antecedentes criminais e já estiveram envolvidos em incidentes anteriores de incitação ao ódio contra os Cristãos.

O sequestro no distrito de Sialkot chocou e causou medo entre a comunidade Cristã minoritária da área.

As tentativas de converter à força homens ou meninos Cristãos ao Islã são raras no Paquistão. Entretanto, meninas e jovens mulheres Cristãs e Hindus são frequentemente sequestradas e forçadas a se “converterem” ao Islã antes de serem coagidas a se casarem com um Muçulmano. Essas “conversões” geralmente são feitas sob ameaça de violência para as vítimas e suas famílias, mas as autoridades raramente intervêm.

Apresente diante de Deus Azam e Nadeem ao Senhor e ore por cura física, emocional e espiritual enquanto eles se recuperam de sua provação. Peça a proteção do Senhor para eles e suas famílias, e para a comunidade Cristã em geral no distrito de Sialkot. Ore para que a justiça de Deus (Isaías 30.18) seja administrada de forma justa e proporcional para impedir tais tentativas de garantir “conversões”. Ore para que as autoridades tomem medidas para impedir as “conversões” forçadas de meninas e jovens mulheres não Muçulmanas no Paquistão.

Irã – Paradeiro de convertido é desconhecido após prisão à meia-noite

Outro Cristão Iraniano convertido do Islã está detido em um local desconhecido após ter sido preso à meia-noite de 16 de janeiro. Agentes à paisana do Ministério da Inteligência prenderam Iman Golzar em sua casa em Dezful, no oeste do Irã, e apreenderam seu computador e câmeras do sistema de segurança. Seus pais, que são surdos, não conseguiram descobrir seu paradeiro.

Iman pertence à mesma igreja que Esmaeil Narimanpour, que foi preso na véspera de Natal, em 24 de dezembro de 2023 (veja Foco de Oração, Fevereiro 2024).

Ore pela libertação de Iman e Esmaeil e para que eles se reúnam rapidamente com suas famílias. Interceda pelos Cristãos presos no Irã, muitas vezes privados de contato com suas famílias, e peça que eles saibam com segurança que o Senhor está com eles, sejam quais forem as circunstâncias (Josué 1.9).

Países Relacionados

Iran, Laos, Mozambique, Nigeria, Pakistan, Turkey