Daily Prayer - February 2023


Wednesday 1 February 2023

QUARTA-FEIRA, DIA 1º Desde o golpe militar no Myanmar, que ocorreu há dois anos, muitos Cristãos foram mortos e milhares deslocados de suas casas pelos Tatmadaw (exército de Myanmar). O Tatmadaw persegue há muitos anos os grupos étnicos de maioria Cristã Chin, Kachin e Karen, bem como as grandes comunidades Cristãs nos estados Kayah e Shan, e os Rohingya de maioria Muçulmana, mas a violência anticristã tem piorado desde o golpe. Soldados atacaram com artilharia vilas Cristãs e campos de deslocados internos, colocaram minas ao redor de áreas civis e profanaram edifícios de igrejas. Ore pelo fim da violência no Myanmar, e que o Senhor seja um abrigo para Seu povo em tempos de aflição (Salmo 9.9).

Thursday 2 February 2023

QUINTA-FEIRA, DIA 2 Um prédio de igreja em Mongpai, Estado Shan, no Myanmar, foi ocupado por soldados do Tatmadaw (militares do Myanmar), que então colocaram minas ao redor do prédio para impedir que alguém o utilizasse depois que saíssem. Antes da ocupação, um forte bombardeio na cidade matou um menino de sete anos e destruiu cerca de 100 casas. A área já havia sofrido um ataque militar - mais de 5.000 pessoas foram forçadas a fugir de suas casas em junho de 2021. Ore para que os ataques direcionados aos Cristãos no Myanmar cessem. Peça que os deslocados de Mongpai e de outros lugares do Myanmar encontrem refúgios seguros onde possam reconstruir suas vidas.

Friday 3 February 2023

SEXTA-FEIRA, DIA 3 As plantações de arroz no Camboja, no Laos e no Myanmar foram diminuídas pelas inundações e conflitos no último ano, uma situação que pode agravar a crise alimentar global, uma vez que o Sudeste Asiático responde por 40% das exportações mundiais de arroz. Felizmente, até o momento em que esta publicação é escrita, a colheita de arroz na Tailândia e no Vietnã não foi afetada. Ore para que o Senhor garanta a continuidade da produção de arroz nesta região, bem como de outros alimentos básicos em todo o mundo, para que as pessoas no Sudeste Asiático e em outros lugares recebam seus alimentos no momento apropriado (Salmo 145.15). Ore também por nossos irmãos e irmãs Cristãos nestes países, vivendo como minorias e enfrentando uma série de desafios.

Saturday 4 February 2023

SÁBADO, DIA 4 Uma coalizão de mais de 200 instituições de caridade, agências de ajuda e organizações não governamentais estimou que uma pessoa morre de fome a cada poucos segundos. Em uma carta aberta a coalizão declarou: “Cinquenta milhões de pessoas estão agora a apenas um passo da fome”. Clame a Deus em nome das pessoas famintas ao redor de nosso mundo, especialmente os Cristãos que em muitos lugares estão entre os primeiros a sofrerem e os últimos a receberem ajuda. Ore para que Deus, que promete prover as necessidades de todos os Seus filhos (Filipenses 4.19), coloque um fim na crise alimentar global. Até lá, ore para que Ele continue a abençoar o trabalho do programa food.gives do Ajuda Barnabas em alcançar com alimentos os famintos.

Sunday 5 February 2023

DOMINGO, DIA 5 Soberano Senhor, oramos pelos advogados Cristãos encarregados de defender Teu povo que enfrenta acusações injustas por causa de sua fé em Ti, assim como pelos advogados de outras religiões que estão dispostos a representar os Cristãos perseguidos. Pedimos sabedoria, discernimento e clareza de julgamento para que os advogados no Paquistão defendam com firmeza os acusados falsamente de “blasfêmia”. Oramos por discernimento para os advogados que representam os Cristãos no Irã presos por pertencerem a “casas igrejas”. Por favor, conceda a eles e a outros em todo o mundo a habilidade de defender os fracos, os pobres e os oprimidos. Que o Supremo Advogado, o Espírito Santo, traga à mente verdades que levarão a resultados bem sucedidos para todos os que amam ao Senhor Jesus Cristo, em cujo nome oramos. (Salmo 82.3-4, João 14.26)

Monday 6 February 2023

SEGUNDA-FEIRA, DIA 6 Louvado seja o Senhor que as orações pelo Cristão Iraniano convertido Naser Navard Goltapeh foram ouvidas. Naser foi inesperadamente indultado e libertado da famosa prisão Evin, em Teerã, no dia 17 de outubro e agora voltou para casa. Naser, de 61 anos, cumpriu quase cinco de uma pena de dez anos por “agir contra a segurança nacional com a intenção de derrubar o regime”. Agradeça a liberdade de Naser e peça que Deus o restabeleça após sua longa provação. Ore para que outros Cristãos presos por sua fé também sejam libertados e pela segurança contínua de todos os Cristãos no Irã, especialmente durante este período de tensão e instabilidade. Peça que o governo seja movido para ver os Cristãos como um trunfo para sua sociedade em tempos turbulentos (Mateus 5.16).

Tuesday 7 February 2023

TERÇA-FEIRA, DIA 7 Uma das táticas aplicadas pelas autoridades Iranianas para deter a propagação do Cristianismo é enviar Cristãos para o exílio interno, centenas de quilômetros de sua província natal, durante anos seguidos. Os Cristãos convertidos Srta. Maryam Mohammadi e Sr. Abbas Soori, ambos na casa dos 40 anos, receberam sentenças de dois anos de exílio interno e foram proibidos de viajar para o exterior, por serem membros de uma “casa igreja” (ver Oração Barnabas, Novembro/Dezembro 2022, dia 14 de novembro). Ore para que o Senhor conforte os dois e outros Cristãos convertidos, sentenciados de forma semelhante, em seu isolamento social. Peça que o que o homem planejou para o mal, Deus tornará em bem (Gênesis 50.20).

Wednesday 8 February 2023

QUARTA-FEIRA, DIA 8 As autoridades da Arábia Saudita aumentaram o número de execuções realizadas, com pelo menos 128 pessoas executadas em 2022, quase o dobro do número verificado no ano anterior. Nenhum Cristão é conhecido entre os executados, mas continua sendo uma ofensa capital deixar o Islã e, portanto, os Cristãos Sauditas estão sujeitos à pena de morte como apóstatas do Islã. Os Cristãos também podem estar entre aqueles vulneráveis a acusações de blasfêmia, outra ofensa capital. Ore pelos crentes secretos na Arábia Saudita, pedindo que o Senhor os sustente e os proteja do mal.

Thursday 9 February 2023

QUINTA-FEIRA, DIA 9 Louvado seja o Senhor pela chegada segura na Jordânia, vinda do Reino Unido, de um contêiner de 20 pés carregado de caixas do food.gives abastecidas por apoiadores do Barnabas. As primeiras destas caixas foram entregues a refugiados Cristãos do Iêmen e as restantes a refugiados Cristãos do Iraque e da Síria. Todos fugiram de perseguições ou conflitos religiosos em suas terras de origem. A Jordânia abriga 760.000 refugiados - o segundo maior número do mundo - o que coloca uma enorme tensão no fornecimento de alimentos e serviços essenciais. Os refugiados não podem trabalhar e a grande maioria depende exclusivamente da ajuda de igrejas e ONGs. Ore para que as necessidades dos refugiados sejam atendidas e que a alegria do Senhor continue a ser a força deles nestes dias de provação (Neemias 8.10).

Friday 10 February 2023

SEXTA-FEIRA, DIA 10 “Quando eu os ajudo, eles veem o rosto de Jesus”, disse nosso parceiro da igreja no Líbano, que distribui ajuda financiada pelo Barnabas aos Cristãos desesperados que sofrem como resultado da contínua crise econômica, social e de saúde do país. Em nosso último programa de ajuda, fornecemos quatro meses de alimentos e artigos de higiene para 950 famílias Cristãs (aproximadamente 4.100 pessoas). Também fornecemos financiamento para medicamentos e demos dinheiro às famílias mais necessitadas para ajudar a pagar as contas essenciais. Peça pelos nossos irmãos e irmãs no Líbano e ore para que, embora pressionados por todos os lados, eles não sejam desanimados, e embora perplexos, eles não se desesperem (2 Coríntios 4.8).

Saturday 11 February 2023

SÁBADO, DIA 11 “Este é um lugar onde nossos filhos são cuidados com o amor de Jesus Cristo”, disse um pai com filhos na Escola St Aphrem em Belém. “Estamos certos de que o Senhor está presente nesta instituição abençoada e que fornece Seus cuidados e bênçãos”. Dê graças por esta escola em uma cidade onde os Cristãos vivem como minoria. Por quase 20 anos, a escola, construída principalmente com o financiamento do Barnabas, vem proporcionando uma educação Cristã às crianças, a maioria de famílias Cristãs, em um ambiente seguro e protegido. Ore para que a St Aphrem continue a ajudar as crianças a crescerem no conhecimento e no amor do Senhor por muitos anos. Agradeça as doações dos apoiadores do Barnabas que permitem que a escola ofereça mensalidades mínimas às crianças de famílias Cristãs pobres.

Sunday 12 February 2023

DOMINGO, DIA 12 Pai Celestial, nos alegramos que muitas crianças ao redor do mundo desfrutam dos benefícios de uma educação guiada por valores Cristãos. Oramos por Tua bênção a todos os alunos das escolas Cristãs para que possam discernir Tua verdade e Teu caminho, e segui-los com compromisso. Agradecemos a Ti por professores Cristãos dedicados, habilidosos e dispostos a treinarem as crianças no caminho certo. Pedimos que os diretores usem sua responsabilidade sabiamente para tomarem decisões que permitam que suas escolas prosperem e brilhem como faróis em suas comunidades. Pedimos em nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros de sabedoria e conhecimento. (Provérbios 22.6, Colossenses 2.3)

Monday 13 February 2023

SEGUNDA-FEIRA, DIA 13 “Sem sua ajuda e generosidade, a maioria de nossos irmãos e irmãs teria que passar este inverno no frio e na escuridão”. Estas foram as palavras de um de nossos parceiros de projeto na Ucrânia depois que o Ajuda Barnabas financiou o fornecimento de 700 fogões a lenha para cerca de 4.000 pessoas. Muitos Cristãos na Ucrânia estão entre as 15,7 milhões de pessoas que estão necessitando urgentemente de assistência humanitária. A grande necessidade resultante do conflito em curso na Ucrânia foi agravada pelo inverno rigoroso. Além dos fogões, o Barnabas já ajudou a fornecer 1.176 cadeiras de rodas; em breve transportará uma grande doação de suprimentos médicos, como kits de primeiros socorros e desfibriladores; e enviou mais 11 paletes de alimentos e ajuda diversificada para somar às 350 toneladas que já haviam sido entregues antes do inverno. Agradeçamos ao Senhor por esta ajuda contínua e apoio prático aos nossos irmãos e irmãs Ucranianos.

Tuesday 14 February 2023

TERÇA-FEIRA, DIA 14 Uma enorme remessa de equipamentos de proteção individual (EPIs) que salvam vidas, enviada pela iniciativa medical.gives do Ajuda Barnabas para a Tanzânia, está sendo distribuída para proteger os trabalhadores da saúde de uma nova e mortal ameaça, assim como da covid-19. Poucos dias antes da chegada da remessa doada pelo governo Irlandês, o país havia sido colocado em alerta contra o ebola. O custo do transporte do equipamento para a Tanzânia e para outros quatro países Africanos (Quênia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue) foi pago pela iniciativa medical.gives do Ajuda Barnabas. Agradeça pela chegada segura e oportuna do EPI na Tanzânia. Ore para que o país, e outros países afetados na África, tenham sucesso na prevenção de um surto de ebola. Peça orientação para as equipes de saúde em todas as cinco nações sobre o uso otimizado do EPI.

Wednesday 15 February 2023

QUARTA-FEIRA, DIA 15 A repressão aos Cristãos na Eritreia não mostra sinais de abrandamento, com um número desconhecido de crentes - talvez cerca de 160 - suportando muitas dificuldades e sofrimento nas prisões da Eritreia. A nação da África Oriental continua sendo um dos piores países do mundo na perseguição aos Cristãos, e desde 2002 todas as denominações Cristãs exceto Ortodoxos Eritreus, Católicos Romanos e Luteranos (e todas as outras religiões além do Islã Sunita) foram banidas. Nos últimos meses, até mesmo as denominações autorizadas passaram a ser pressionadas pelo governo. Ore por todos os nossos irmãos e irmãs na Eritreia, principalmente aqueles na prisão, pedindo ao Senhor para que os fortaleça e os sustente.

Thursday 16 February 2023

QUINTA-FEIRA, DIA 16 Louvado seja Deus por mais duas Cristãs “meninas de Chibok” terem sido encontradas. Yana Pogu e Rejoice Sanki foram resgatadas pelo exército Nigeriano, que estava conduzindo operações contra terroristas Islâmicos no Estado Borno. Yana foi encontrada com seus quatro filhos (dois meninos e duas meninas gêmeas) enquanto Rejoice foi achada com duas crianças. As duas meninas - agora mulheres - estavam entre as 276 sequestradas de uma escola em Chibok, Estado Borno, pelo Boko Haram em 2014. Agradeça pelo resgate de Yana e Rejoice e seus filhos. Peça que elas se recuperem do trauma físico, espiritual e emocional de sua provação. Ore pelas mais de 100 “meninas de Chibok” que ainda estão detidas pelo Boko Haram.

Friday 17 February 2023

SEXTA-FEIRA, DIA 17 “Ainda não há espaço para respirar para as comunidades do sul de Kaduna. Terroristas, jihadistas, bandidos e pecuaristas armados continuam saqueando e destruindo as comunidades”. Esta declaração de Awemi Maisamari, Presidente da União do Povo do Sul de Kaduna, foi feita após uma incursão no Estado Kaduna, na Nigéria, na qual supostos militantes Islâmicos sequestraram 43 pessoas, incluindo fiéis em um culto na igreja. Peça que o Senhor conforte aqueles que estão sendo mantidos em cativeiro, e que eles sejam libertados sãos e salvos. Ore para que Ele coloque um fim à campanha de terror que está sendo travada contra os Cristãos da Nigéria.

Saturday 18 February 2023

SÁBADO, DIA 18 Um contato do Ajuda Barnabas relatou que os agressores Islâmicos na Nigéria frequentemente procuram e matam os chefes das comunidades Cristãs a fim de criar terror e caos. Em um exemplo, atiradores Islâmicos atacaram uma comunidade de maioria Cristã no Estado Plateau matando três pessoas, incluindo o chefe da vila Salisu Idris. Cinco membros da família de Salisu também foram sequestrados. Ore para que aqueles levados em cativeiro sejam libertados, sãos e salvos. Peça a proteção do Senhor sobre as comunidades Cristãs no Estado Plateau, e que as autoridades sejam guiadas para pôr um fim à violência implacável.

Sunday 19 February 2023

DOMINGO, DIA 19 Deus Pai, oramos para que Tu envies avivamento à Tua Igreja, que a verdade da Bíblia seja proclamada corajosamente por Teu povo, e que haja um retorno a Ti em todo o mundo, tanto onde há plena liberdade de religião como onde ela é restrita. “Realiza de novo, em nossa época, as mesmas obras, faze-as conhecidas em nosso tempo; em tua ira, lembra-te da misericórdia.” (Habacuque 3.2)

Monday 20 February 2023

SEGUNDA-FEIRA, DIA 20 Continue a orar pelos Cristãos na Nigéria que ainda estão sofrendo o peso da violência Islâmica generalizada. Recentemente, o monarca da Chefatura Atyap, de maioria Cristã, no Cinturão Médio da Nigéria, revelou que 245 pessoas foram mortas e 623 casas foram destruídas por supostos militantes Islâmicos Fulani desde o início de 2019. Dominic Yahaya - que detém o tradicional título de Agwatyap - disse que quase todas as vilas dentro de seu domínio sofreram agressões. “Ataques maciços ocorreram em vilas em que pessoas foram mortas e casas e propriedades queimadas”, disse ele. Ore para que a mão protetora do Senhor esteja sobre Seu povo sofredor e perseguido.

Tuesday 21 February 2023

TERÇA-FEIRA, DIA 21 As tensões podem aumentar na Nigéria durante os próximos dias, enquanto a nação se prepara para as eleições presidenciais do dia 25 de fevereiro. O partido governista da Nigéria escolheu, de forma controversa, o chamado bilhete Muçulmano-Muçulmano - ou seja, tanto o candidato presidencial do partido quanto seu vice são Muçulmanos. Isto viola uma convenção da política Nigeriana de que, dos candidatos à presidência e à vice-presidência de um partido, um deveria ser Muçulmano e o outro, Cristão. Os líderes da Igreja na Nigéria temem uma situação na qual os Cristãos não serão representados no topo do governo. Ore por uma eleição pacífica, um resultado que não prejudique os Cristãos já vulneráveis à violência Islâmica, e que os crentes sejam boas e fiéis testemunhas de Cristo neste momento de turbulência política.

Wednesday 22 February 2023

QUARTA-FEIRA, DIA 22 A antiga comunidade Cristã do Afeganistão parece ter desaparecido no século XIV devido a sucessivas ondas de invasões Árabe e Mongol a partir de 1001 d.C. O retorno do Talibã ao poder em setembro de 2021 ameaça fazer o mesmo com uma nova geração de convertidos Cristãos. Os Cristãos Afegãos enfrentam a pena de morte como apóstatas do Islã se forem descobertos, e assim devem viver como crentes secretos se quiserem sobreviver. Muitos fugiram para países vizinhos, mas estas terras de maioria Muçulmana também não são seguras para os convertidos. Agradeça que o Ajuda Barnabas tem auxiliado até agora 54 Cristãos (dez famílias Cristãs) a se estabelecerem no Brasil. Continue intercedendo por nossos irmãos e irmãs que permanecem no Afeganistão, que compartilham da pobreza e da miséria daquele país, além de arriscarem suas vidas por sua fé.

Thursday 23 February 2023

QUINTA-FEIRA, DIA 23 O Islã é a religião declarada do Estado na Argélia, mas a Constituição garante a liberdade “de exercer culto”, se praticado conforme a lei. De acordo com uma portaria de 2006, a Comissão Nacional para Culto Não Muçulmano pode conceder autorizações às igrejas, mas até agora nenhuma foi emitida, apesar dos repetidos pedidos das igrejas. Além disso, por razões espúrias de segurança, após inspeções de prédios de igrejas, mais de 20 igrejas foram ordenadas a fechar desde o início de 2018, mas sabe-se que apenas três foram autorizadas a reabrir. Clame ao Senhor para que o fechamento das igrejas seja interrompido. Ore para que os responsáveis emitam autorizações para os prédios de igrejas e para que os prédios lacrados sejam reabertos.

Friday 24 February 2023

SEXTA-FEIRA, DIA 24 “Nunca antes vivemos o que estamos vivenciando agora”, disse um contato Cristão em Burkina Faso ao Barnabas descrevendo os ataques de militantes Islâmicos em propriedades rurais e vilas. Depois de uma longa e implacável campanha de terror, boa parte dirigida contra os Cristãos, os militantes agora controlam mais de 40 por cento do país. Milhares de vidas foram perdidas como resultado da insurgência, dois milhões de pessoas foram forçadas a sair de suas casas e, no momento que esta publicação é escrita, pelo menos 6.000 escolas estão fechadas. Clame ao Senhor para que leve paz a Burkina Faso. Ore para que o Senhor dos exércitos seja uma torre forte para Seu povo (Provérbios 18.10).

Saturday 25 February 2023

SÁBADO, DIA 25 Os Cristãos no Chade - representando pouco mais de um terço da população - rotineiramente sofrem discriminação por parte da maioria Muçulmana. Embora o Chade moderno seja um estado secular, com uma separação entre Estado e religião, a maioria Muçulmana domina a política, o serviço civil, as forças armadas e os negócios no país. Cristãos sem instrução ainda são vulneráveis à exploração, e os Muçulmanos saqueadores de gado tentam se apropriar de suas terras. O governo também permite a prática da lei sharia, apesar de o Chade ser oficialmente um país secular. Ore para que os crentes Chadianos olhem para o Senhor como a sua força e a sua herança para sempre (Salmo 73.26).

Sunday 26 February 2023

DOMINGO, DIA 26 Nosso Deus de justiça e misericórdia, oramos pelos Cristãos que sofrem como vítimas de violência e de injustiça. Pedimos a Ti para proteger aqueles para quem a ameaça de violência é uma experiência diária, seja das autoridades, das comunidades locais hostis ou dos extremistas. Lembramos do Teu povo que foi desalojado, e muitas vezes enlutado devido a ataques em suas comunidades na Nigéria, em Moçambique e em outros países da África. Oramos pelos Cristãos no Sudeste Asiático expulsos de suas casas por causa de sua fé em Ti. Colocamos diante de Ti os crentes no Paquistão cuja devoção a Ti é falsamente rotulada como “blasfêmia”. Nós os confiamos a Ti, o Deus fiel e justo de todo o mundo, que sempre fará o que é certo, em nome de Teu santo e justo Filho Jesus Cristo. (Provérbios 16.8, Gênesis 18.25)

Monday 27 February 2023

SEGUNDA-FEIRA, DIA 27 No 20º Congresso Nacional do Partido Comunista Chinês em outubro de 2022, a eleição do Presidente Xi Jinping para liderar um terceiro mandato sinalizou que as medidas repressivas contra os Cristãos iriam continuar. O recente endurecimento dos controles sobre a Igreja inclui a exigência, desde março de 2022, de autorização governamental para atividades religiosas que são conduzidas online. Desde junho de 2022, o Estado tem aumentado a fiscalização e a regulamentação das finanças das igrejas e outros locais de culto. Ore para que os Cristãos cresçam em determinação e força, mesmo que as restrições contra eles sejam mais rigorosas. Peça que as autoridades entendam que os Cristãos são uma força para o bem na sociedade Chinesa e parem de reprimir as atividades da igreja.

Tuesday 28 February 2023

TERÇA-FEIRA, DIA 28 A República Democrática do Congo (RDC) é uma terra de maioria Cristã (cerca de 90% da população) de grande sofrimento. Existem ricos depósitos minerais, incluindo as maiores reservas mundiais de cobalto, mas isto se tornou a causa de muitas dificuldades em vez de prosperidade. As minas de cobalto são lugares de violência - os líderes da igreja que procuram ministrar aos mineiros enfrentam terríveis represálias se forem considerados como perturbadores do trabalho. O trabalho infantil é comum. Os esforços para reformar o setor têm levado a pouca ou nenhuma mudança. Estas dificuldades e violência são outra causa de sofrimento ao lado da violência jihadista que afeta especialmente os Cristãos no nordeste da RDC. Peça ao Senhor que coloque um fim à violência Islâmica e a outras formas de violência na RDC. Ore pelo sucesso dos esforços para reformar e regulamentar melhor a mineração.