Daily Prayer - June 2023


Thursday 1 June 2023

QUINTA-FEIRA, DIA 1 Junte-se a nós para agradecer pelos 30 anos pelos quais o Senhor permitiu que o Barnabas servisse Sua Igreja em todo o mundo. Nesse tempo, o Ajuda Barnabas - originalmente conhecido como Fundo Barnabas - levou ajuda prática e encorajamento espiritual a milhões de crentes sofredores e perseguidos. Sabemos pela Sua palavra que estas provações continuarão até o retorno de Cristo. Ore, portanto, para que Deus continue a nos equipar para o serviço enquanto formos úteis para Ele, pois, a menos que o Senhor edifique a casa, em vão trabalhamos na construção (Salmo 127.1).

Friday 2 June 2023

SEXTA-FEIRA, DIA 2 Louvado seja Deus pelo trabalho do food.gives que, pela Sua graça, alcançou imensuravelmente mais do que imaginávamos em seu lançamento em junho de 2021 (Efésios 3.20). O programa food.gives entregou as suas doações de alimentos e outras ajudas práticas a milhões de Cristãos em necessidade. Fortaleceu a nossa capacidade de responder rapidamente a crises globais, tais como o ciclone Freddy deste ano no Malawi e o terremoto entre a Turquia e a Síria. Também estamos expandindo para a produção de alimentos, com a nossa nova máquina de desidratação de alimentos aumentando enormemente a nossa capacidade de sustentar os nossos irmãos e irmãs famintos. Agradecemos ao Senhor pelas Suas muitas bênçãos e oramos para que o food.gives continue a crescer.

Saturday 3 June 2023

SÁBADO, DIA 3 “Agora, com os conhecimentos adquiridos ao estudar no OCRPL, sinto-me equipado para conversar com os Muçulmanos a partir de um ponto de vista de compreensão”. Estas são as palavras de Lucas Nyaware, um líder da igreja do Quênia, que está atualmente trabalhando para completar o seu programa de mestrado através do Centro de Oxford para Religião e Vida Pública (OCRPL, da sigla em Inglês). OCRPL - parte da Academia Barnabas - está trabalhando para equipar os líderes da Igreja para seu alto chamado, inclusive para enfrentar o desafio do Islã em suas nações. Ore pela bênção de Deus sobre este trabalho para fortalecer a Igreja global.

Sunday 4 June 2023

DOMINGO, DIA 4 Eterno Deus Todo Poderoso, rendemos-Te graças por teres ensinado o Teu povo a conhece-Lo como Pai, Filho e Espírito Santo. Obrigado por podemos adorar um Deus na Trindade, e a Trindade na unidade. Reconhecemos que Tu és três vezes santo, e Te louvamos por teres tornado o Teu povo santo em graça soberana. Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo esteja com todos nós, incluindo os Teus filhos perseguidos e em sofrimento em todo o mundo, porque pedimos em nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. (Isaías 6.3; Apocalipse 4.8; 2 Coríntios 13.14)

Monday 5 June 2023

SEGUNDA-FEIRA, DIA 5 Interceda pelos Cristãos em Algeciras, sul da Espanha, depois que um funcionário da igreja foi morto e um ministro ficou gravemente ferido em um violento ataque terrorista contra duas igrejas. Um suposto extremista Muçulmano foi responsável pelo que o Tribunal Nacional da Espanha disse que poderia “ser classificado como um ataque jihadista direcionado”. Peça ao Senhor que conforte os membros de ambas as congregações e da comunidade em geral, e ore pela Sua proteção onde quer que as igrejas sejam vulneráveis à violência extremista.

Tuesday 6 June 2023

TERÇA-FEIRA, DIA 6 Louvado seja Deus pela libertação do Pastor Alimujiang Yimiti (Alim) após 15 anos de prisão na China. Alim, um Cristão convertido do povo Uyghur, de maioria Muçulmana, foi acusado de atividades antiestatais e condenado após dois julgamentos secretos. El foi preso na prisão n°3 de Xinjiang, onde os presos são obrigados a usar fones de ouvido tocando propaganda comunista o dia todo, todos os dias e que devem memorizar e repetir. Ore para que o pastor Alim se recupere da sua longa prisão, e que, juntamente com a sua esposa e seus dois filhos, possa praticar a sua fé em paz.

Wednesday 7 June 2023

QUARTA-FEIRA, DIA 7 A perseguição aos Cristãos na Coreia do Norte não mostra sinais de abrandamento. Oficialmente identificados como pertencentes à classe “hostil”, são vistos como inimigos do Estado e sujeitos a discriminação, punição e, em alguns casos, execução. Os Cristãos vivem continuamente com a tensão de querer tornar o seu Senhor conhecido e de ter de manter sua fé em segredo, mesmo de familiares, para evitar a prisão. Ore para que os nossos irmãos e irmãs conheçam a proteção de Deus enquanto se reúnem em segredo, e pela Sua força para defender aqueles que sofrem morte, tortura e abusos nos campos de trabalho do país.

Thursday 8 June 2023

QUINTA-FEIRA, DIA 8 “Não podíamos permitir o pensamento de conforto, apenas de necessidade”, disse o pastor de uma congregação rural pobre no Uzbequistão. Frequentemente fazia tanto frio dentro de sua igreja em ruínas inverno que eles tinham que recorrer ao culto em carros com os aquecedores ligados. Graças a uma reforma parcialmente financiada pelo Barnabas, agora a congregação tem aquecimento em seu edifício. Outra reunião da igreja Uzbeque, em um edifício mal construído, também recebeu financiamento para ajudar na reconstrução. Ore pelos crentes fiéis enquanto procuram construir o Reino de Deus. Agradeça que as autoridades Uzbeques estejam se tornando mais tolerantes com a pequena comunidade Cristã e que os registros das igrejas estejam aumentando lentamente.

Friday 9 June 2023

SEXTA-FEIRA, DIA 9 “Que o Senhor abençoe todos os que fizeram este trabalho e doaram”, disse o pastor de uma igreja no Quirguistão, acrescentando, “Nosso Senhor é grande”. Graças às doações dos apoiadores, o Barnabas financiou um ano de medicação para o pastor e outros 25 Cristãos que servem a Igreja regional e que sofrem de doenças relacionadas com o Covid e outras doenças. Nenhum dos beneficiados pôde pagar pelo tratamento prescrito pelos médicos. A maioria do grupo são convertidos do Islã que sofrem a perseguição de seus vizinhos Muçulmanos. Dê graças a Deus, que está curando aqueles que clamam a Ele (Salmo 107.19-20).

Saturday 10 June 2023

SÁBADO,DIA 10 Sunita Munawar, uma Cristã Paquistanesa de 19 anos de idade, sofreu ferimentos terríveis no rosto, nas mãos e no tornozelo em um cruel ataque com ácido. A agressão foi perpetrada por um Muçulmano, Kamran Allah Bux, quando Sunita estava descendo de um ônibus em Karachi. Ele admitiu que jogou ácido em Sunita por rejeitara sua proposta de que ela se convertesse ao Islã e se casasse com ele. Ore para que Sunita experimente a cura espiritual, emocional e física e que a justiça seja aplicada para agir como um impedimento contra o assédio de meninas e mulheres Cristãs no Paquistão.

Sunday 11 June 2023

DOMINGO, DIA 11 Pai Celestial, nos alegramos que a ajuda financiada pelo Barnabas tenha se tornado uma “luz de esperança” para 2.000 famílias Cristãs que lutam para sobreviver após as inundações sem precedentes no Paquistão. Além de agradecermos por ter atendido graciosamente às suas necessidades práticas, somos gratos porque o Senhor os fortaleceu em sua fé. Por favor, continue a estar com eles enquanto reconstroem as suas vidas, atendendo todas as suas necessidades de acordo com as riquezas da Sua glória em Cristo Jesus, em cujo Nome oramos. (Filipenses 4.19)

Monday 12 June 2023

SEGUNDA-FEIRA, DIA 12 Louvado seja Deus porque Sua Palavra está sendo ouvida por mais pessoas ao redor do mundo, incluindo os Cristãos convertidos da maioria Muçulmana que fala Flame* da África Ocidental. Um número crescente de pessoas de língua Flame escolheu seguir a Cristo e agora estão sendo abençoados por uma nova tradução do Novo Testamento em seu próprio idioma, disponível tanto na versão escrita como em transmissões de rádio. Ore para que estes novos crentes cresçam na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pedro 3.18). *Nome do grupo de pessoas e idioma alterados por motivos de segurança

Tuesday 13 June 2023

TERÇA-FEIRA, DIA 13 Cinco pessoas foram mortas quando os militares do Myanmar (Tatmadaw) bombardearam uma igreja na vila de Lay Wah, no estado de Karen, de maioria Cristã. Entre os mortos estão dois líderes da igreja, junto com um menino, de três anos de idade, e a sua mãe. Em um incidente separado, pouco depois, soldados do Tatmadaw incendiaram um edifício da igreja e atearam fogo em casas na região de Chan Thar, de maioria Cristã, na região de Sagaing. Peça que o Senhor continue a sustentar e a prover aos Seus filhos, e que a violência contra os Cristãos acabe.

Wednesday 14 June 2023

QUARTA-FEIRA, DIA 14 As autoridades militares do estado de Chin, no Myanmar, impuseram restrições à reunião de Cristãos para culto. De acordo com um anúncio recente, as igrejas devem obter permissão das autoridades com sete dias de antecedência para realizar um culto ou qualquer outra reunião, enquanto que os nomes daqueles que planejam participar também devem ser apresentados. O estado de Chin é uma área de maioria Cristã dentro do Myanmar que é de maioria Budista, e as autoridades militares representam uma ideologia nacionalista Budista Birmanesa. Peça ao Senhor que sustente os Seus filhos no estado de Chin e em todo o território de Myanmar. Ore para que este novo requisito não se torne uma ferramenta de mais perseguição.

Thursday 15 June 2023

QUINTA-FEIRA, DIA 15 Centenas de milhares de Cristãos estão entre os cerca de 1.4 milhões de pessoas deslocadas desde o golpe militar no Myanmar em fevereiro de 2021. Em 2022, o Barnabas forneceu ajuda a cerca de 3.500 famílias Cristãs, fornecendo produtos básicos como arroz, macarrão, alimentos secos, sal e óleo de cozinha, bem como material médico, lonas e material de cobertura para os necessitados. Ore para que Deus continue a proteger os nossos parceiros de projeto locais, à medida que enfrentam perigos ao tentar alcançar os deslocados, e que nossos irmãos e irmãs sejam grandemente encorajados quando a ajuda chegar até eles.

Friday 16 June 2023

SEXTA-FEIRA, DIA 16 “Jai”, uma jovem Cristã no Laos, muitas vezes tem que ficar sem comer para que seu filho e sua mãe idosa possam comer. Geralmente os Cristãos estão entre as pessoas mais pobres do Laos, e sofrem muito com o aumento dos preços dos alimentos - a inflação nos alimentos atingiu um recorde de 49% no início de 2023. Agradeça que o Barnabas financiou a compra de um moinho de arroz e 260 toneladas de arroz que podem ser armazenados por mais de 12 meses. Com isto o nosso parceiro de projeto pode fornecer arroz com desconto aos crentes que estão em dificuldades, e um fornecimento constante de arroz gratuito aos que se encontram em situação de pobreza desesperada como a nossa irmã Jai, que agora receberá 20kg de arroz por mês para ela e sua família.

Saturday 17 June 2023

SÁBADO, DIA 17 Quinze famílias Cristãs foram expulsas de sua vila natal, no noroeste rural do Laos, pelos seus vizinhos. As famílias foram expulsas pela sua decisão de seguir a Cristo. No momento em que esta publicação foi escrita, as autoridades não conseguiram chegar a um acordo com os moradores da vila para que as famílias regressem às suas casas. Houve pelo menos dois incidentes semelhantes no Laos nos últimos anos, nos quais os Cristãos foram forçados a abandonar as suas casas. Ore por uma solução que permita que os nossos irmãos e irmãs tenham casas estabelecidas onde possam cultuar em paz. Peça que as autoridades locais e nacionais apliquem uma lei nacional protegendo os direitos da minoria Cristã.

Sunday 18 June 2023

DOMINGO, DIA 18 Deus Pai, oramos por aqueles entre nossa família Cristã que foram forçados a abandonar suas casas por perseguição ou desastre. O bombardeio militar deslocou milhares no Myanmar, enquanto famílias Cristãs foram expulsas das suas vilas no Laos e no Vietnã. A violência Islâmica destruiu as casas dos Cristãos na Nigéria e nos países vizinhos da África Ocidental. As catástrofes naturais deixaram muitos dos Seus filhos sem casa, incluindo no Malawi, no Paquistão, na Síria e na Turquia. Obrigado por ter empatia com o sofrimento deles, pois na terra o Teu Filho não tinha onde reclinar a cabeça. Pedimos em Teu Nome que o Senhor continue a prover para nossos irmãos e irmãs desalojados e sem abrigo. (Mateus 8.20)

Monday 19 June 2023

SEGUNDA-FEIRA, DIA 19 “Ainda estamos tentando obter licenças para construir nossa igreja, mas o processo leva muito tempo. Será que isso significa que não podemos cultuar durante esse tempo?” Estas foram as palavras de um Cristão da Indonésia depois de uma multidão de extremistas ter tentado impedir um culto em uma grande casa alugada no norte de Sumatra. Um vídeo mostra um dos atacantes declarando: “Protestamos contra a adoração aqui”. “Não sei por que razão, de repente, fomos proibidos de realizar cultos”, disse o Cristão, acrescentando: “Isso nos magoou muito”. Ore para que o Senhor, que cuida dos Seus filhos (1 Pedro 5.7), crie uma maneira para que eles adorem em paz e segurança.

Tuesday 20 June 2023

TERÇA-FEIRA, DIA 20 Frequentemente os Cristãos na Indonésia encontram obstáculos do governo local quando solicitam licenças para construir edifícios de igrejas. No entanto, foi encorajador que o presidente da maior nação de maioria Muçulmana do mundo tenha lembrado as autoridades locais as suas obrigações de defender a liberdade religiosa. Ao dirigir-se aos chefes das províncias e distritos, o Presidente Joko Widodo disse que os Cristãos e outros não-Muçulmanos “têm os mesmos direitos em termos de liberdade religiosa e de culto”. Dê graças pelo empenho do Presidente Joko na liberdade de culto e ore para que sua mensagem seja seguida a nível local, permitindo aos Cristãos exercerem livremente a sua fé

Wednesday 21 June 2023

QUARTA-FEIRA, DIA 21 A violência que tem afligido a Líbia nos últimos anos fez com que muitos Cristãos expatriados dos EUA, Europa, Índia e Paquistão deixassem o país. Mas há Cristãos de vários países da África Subsaariana que ainda se encontram na Líbia e que frequentam a igreja quando podem. Ao mesmo tempo, muitos cidadãos Líbios estão perdendo o interesse no Islã. Uma pesquisa mostrou que 36% dos Líbios na faixa etária 18-29 anos são não-religiosos. Alguns Líbios estão se voltando para Cristo. Ore por eles à medida que crescem na fé, principalmente através do discipulado online e dos serviços eclesiásticos online.

Thursday 22 June 2023

QUINTA-FEIRA, DIA 22 O dialeto mais falado em Marrocos é o Darija (Árabe Marroquino). O Novo Testamento em Darija foi publicado em 2012 e agora em 2023, após vários atrasos, espera-se que toda a Bíblia seja publicada. Ore para que nada impeça a distribuição da Bíblia aos ávidos Cristãos Marroquinos, para que eles possam ler a Palavra de Deus na língua do seu coração. Ore para que a Palavra os fortaleça e os encoraje a permanecerem firmes apesar das muitas pressões e dificuldades que enfrentam.

Friday 23 June 2023

SEXTA-FEIRA, DIA 23 No momento em que esta publicação foi escrita, 41 edifícios religiosos na Argélia haviam sido fechados pelas autoridades, deixando apenas 13 ainda abertos. Mesmo alguns edifícios da igreja construídos antes da Argélia se ter tornado uma nação independente em 1962 correm o risco de fechar. Os Cristãos continuam a se reunir secretamente em pequenos grupos nas casas e os batismos acontecem nas casas ou (principalmente agora no Verão, quando o tempo está quente) em rios. Ore por sabedoria, força e proteção para os pastores enquanto visitam as casas para orar, ensinar e encorajar pequenos grupos, e pedir que os Cristãos cresçam na sua fé.

Saturday 24 June 2023

SÁBADO, DIA 24 Segundo algumas estimativas, existem agora 160.000 Cristãos indígenas na Argélia. Desde 2018 tem havido muita pressão sobre eles por parte das autoridades. No momento em que esta publicação foi escrita, alguns Cristãos estavam na prisão enquanto vários outros estavam sob investigação. Mas a perseguição está aproximando os crentes do Senhor. Um grupo de congregações comprometeu-se a orar e jejuar continuamente, com as congregações revezando-se para orar e jejuar durante um dia, e todas elas o fazem aos sábados. Una-se as suas orações para que o Reino do Senhor venha e a Sua vontade seja feita na Argélia.

Sunday 25 June 2023

DOMINGO, DIA 25 Senhor Deus e Pai Celestial, apresentamos diante de Ti os nossos irmãos e irmãs na Eritreia, sofrendo repressão e perseguição pela sua fé no Teu Filho. Aproxima-te dos que estão na prisão, fortalecendo-os mesmo quando enfrentam torturas e abusos, tal como o nosso Salvador estava com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na fornalha ardente. Fortaleça aqueles que vivem com a constante realidade de que eles também podem ser atirados na prisão, como Daniel foi fortalecido apesar da ameaça da cova dos leões. Pedimos estas coisas no precioso Nome do nosso Salvador. (Daniel 3.25; 6.10)

Monday 26 June 2023

SEGUNDA-FEIRA, DIA 26 A Igreja no Sudão, de maioria Muçulmana não é mais perseguida pelas autoridades. Centros culturais Cristãos e bibliotecas que haviam sido fechadas à força durante muitos anos foram reabertas. Foi suspensa uma lei que proíbe a conversão. Mas os Cristãos ainda enfrentam uma forte oposição de setores da sociedade Sudanesa. Alguns Cristãos são muito ousados em seu testemunho público e alguns Muçulmanos se opõem veementemente e lançam maldições sobre os Cristãos. Ore pela proteção de nossos irmãos e irmãs enquanto eles pregam e distribuem as Escrituras. Os Cristãos Sudaneses também pedem a oração pela unidade e pela libertação dos espiões que se infiltram em algumas congregações.

Tuesday 27 June 2023

TERÇA-FEIRA, DIA 27 Moçambique enfrenta uma crescente insurgência Islâmica no norte do país. Regularmente os crentes são alvo do Estado Islâmico de Moçambique (ISM, da sigla em Inglês), que anuncia nas redes sociais o assassinato de Cristãos. Em um ataque recente, o grupo jihadista emitiu um comunicado informando que “os soldados do Califado ... capturaram cinco Cristãos e os massacraram, louvado seja Allah”. Ore pela segurança de todos aqueles que são vulneráveis à violência e ao desastre no norte de Moçambique, principalmente os nossos irmãos e irmãs.

Wednesday 28 June 2023

QUARTA-FEIRA, DIA 28 Islâmicos são suspeitos de matar 15 pessoas em ataques simultâneos a três vilas na província de Ituri, República Democrática do Congo (RDC). A RDC, de maioria Cristã, continua sendo assolada pela violência, principalmente no nordeste, onde vários grupos armados e extremistas Muçulmanos lutam pelo controle do território. Milhares de civis foram mortos e centenas de milhares deslocados de suas casas. Ore pela paz e segurança nesta região conturbada, e especialmente para que o Senhor continue a prover ao Seu povo apesar da violência e do extremismo Islâmico (Salmo 23.5).

Thursday 29 June 2023

QUINTA-FEIRA, DIA 29 Os Cristãos no Norte e no Cinturão Médio da Nigéria permanecem sob ameaça constante de serem sequestrados por extremistas Islâmicos. Em um incidente recente, 25 pessoas foram sequestradas enquanto participavam de um culto dominical em uma igreja no estado de Katsina, no norte do país. O ministro, Pastor Haruna, foi baleado na mão e levado para o hospital. Peça ao Senhor para consolar os seus filhos Nigerianos, que tanto sofreram durante tanto tempo. Ore para que os fiéis sequestrados sejam libertados sem danos, e que o Pastor Haruna se recupere totalmente.

Friday 30 June 2023

SEXTA-FEIRA, DIA 30 O pastor Musa Hyok e os seus dois filhos foram mortos quando Islâmicos armados atacaram uma comunidade Cristã no estado de Plateau, parte do sitiado Cinturão Médio da Nigéria. Felizmente a esposa do Pastor Musa escapou da violência sem danos físicos, mas ela e a comunidade Cristã em geral ainda sofrem o trauma do ataque. Ore para que o Senhor lhes conceda uma paz que excede todo o entendimento (Filipenses 4.7), e que mesmo em meio à dor e tristeza eles encontrem descanso nas promessas do Todo-Poderoso de que todos os que pertencem a Cristo ganharão a vida eterna (João 3.15).