Daily Prayer - November 2023


Wednesday 1 November 2023

QUARTA-FEIRA, DIA 1º Agradeça pelo fato de os crentes de todas as partes do mundo estarem unidos em um só corpo por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Ore para que qualquer pessoa do povo do Senhor que esteja enfrentando sofrimento e perseguição seja um exemplo e um incentivo para aqueles que vivem em partes mais seguras do mundo. Que eles sejam um testemunho poderoso para todos os que os cercam. Peça que Ele os sustente em sua fé Cristã, até o dia em que os do oriente e os do ocidente “se sentarão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos céus” (Mateus 8.11).

Thursday 2 November 2023

QUINTA-FEIRA, DIA 2 A comunidade Cristã na cidade Paquistanesa de Jaranwala, em Punjab, foi devastada por tumultos anticristãos em 16 de agosto. Multidões armadas, incitadas por líderes de mesquitas locais, atacaram 27 edifícios de igrejas, queimando cinco. Mais de 100 casas pertencentes a Cristãos foram saqueadas e muitas foram incendiadas. Bíblias e hinários também foram queimados. A violência ocorreu após uma falsa acusação de “blasfêmia” contra dois homens Cristãos. Apresente ao Senhor esses dois homens e suas famílias, nossos irmãos e irmãs em Jaranwala e os crentes de todo o Paquistão, pedindo que Ele continue a mantê-los seguros neste dia de adversidade (Salmo 27.5).

Friday 3 November 2023

SEXTA-FEIRA, DIA 3 “Parecia que todos nós seríamos mortos como animais”, disse Martha, que agradece ao Senhor por proteger sua família quando extremistas Muçulmanos invadiram a área Cristã de Jaranwala no Paquistão em agosto. Vinte e sete igrejas, bem como as casas dos pastores, foram saqueadas, Bíblias foram queimadas e as casas de mais de 100 Cristãos foram atacadas. Martha agradece ao Barnabas por fornecer alimentos e ajuda prática a mais de 170 famílias. “O Barnabas esteve ao nosso lado... e nos deu esperança”. Ore para que as famílias Cristãs consigam reconstruir suas vidas após essa provação. Peça para que as comunidades Muçulmanas e Cristãs vivam juntas em paz.

Saturday 4 November 2023

SÁBADO, DIA 4 De acordo com os contatos do Ajuda Barnabas, mais de dez novos casos de “blasfêmia” foram registrados na polícia do Paquistão nas semanas seguintes aos tumultos anticristãos que varreram a cidade de Jaranwala. A maioria dessas acusações foi feita contra Cristãos. Nossos irmãos e irmãs no Paquistão são vulneráveis a falsas acusações de “blasfêmia”, pois a simples declaração de certas crenças Cristãs pode ser interpretada como “blasfêmia” por Muçulmanos zelosos. Frequentemente as acusações são resultado da hostilidade contra Cristãos individuais ou a comunidade Cristã em geral. Ore para que o Senhor proteja Seu povo contra aqueles que planejam falsas acusações (Salmo 35.19-20).

Sunday 5 November 2023

DOMINGO, DIA 5 Senhor Jesus Cristo, colocamos diante de Ti a angústia que frequentemente sentimos quando lemos sobre o sofrimento suportado por nossa família Cristã perseguida, marginalizada e empobrecida em todo o mundo. Também apresentamos a Ti o sofrimento que todos nós experimentamos em maior ou menor grau. Reconhecemos que ninguém neste mundo está totalmente livre da pobreza, da saúde precária ou da solidão. Oramos para que nos encoraje, mesmo em meio à “aflição (...) amargura e pesar”, que, por mais que sejamos afligidos, nunca é tanto quanto o Senhor sofreu quando carregou nossos pecados. (Lamentações 3.1, 5; Isaías 53.7; Mateus 27.46)

Monday 6 November 2023

SEGUNDA-FEIRA, DIA 6 “Há relatos de massacres, estupros e torturas de pessoas. Uma cena de crimes de guerra está se desenrolando”. Essas foram as palavras do Bispo Hovakim Manukyan, Primaz da Igreja Armênia do Reino Unido e da Irlanda, nos dias que se seguiram à invasão do enclave Cristão Armênio de Alto Carabaque pelo Azerbaijão, de maioria Muçulmana, em 19 de setembro. No momento em que este texto foi escrito, mais de 100.000 pessoas - quase toda a população de Carabaque - tinham fugido para a própria Armênia para escapar da violência. O primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, disse que isso ocorreu porque eles temem “o perigo de uma limpeza étnica”. Ore pelos Cristãos sofredores de Alto Carabaque, pedindo que o Senhor seja a força e o escudo deles (Salmo 28.7) durante essa experiência traumática.

Tuesday 7 November 2023

TERÇA-FEIRA, DIA 7 Antes da invasão pelo Azerbaijão em Alto Carabaque, líderes Cristãos experientes já haviam solicitado ao primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, e ao presidente dos EUA, Joe Biden, que interviessem com urgência para evitar um novo genocídio armênio em Alto Carabaque. Alertas sobre um novo genocídio também foram feitos pelo Lemkin Institute for Genocide Prevention (Instituto Lemkin para Prevenção de Genocídio) no início de setembro. O enclave Cristão Armênio de Alto Carabaque estava sob bloqueio do Azerbaijão desde dezembro de 2022, causando escassez generalizada de alimentos, remédios e combustível. Ore para que a invasão faça com que a comunidade internacional leve esses avisos a sério, pois os Cristãos na própria Armênia permanecem vulneráveis a futuros ataques.

Wednesday 8 November 2023

QUARTA-FEIRA, DIA 8 Louvado seja o Senhor pelo fato de mais de 700 Cristãos afetados pelo colapso da represa de Kakhovka, na Ucrânia, terem recebido ajuda financiada pelo Barnabas, incluindo água potável, pão, roupas, sacos de dormir e produtos de higiene pessoal. A represa, na região de Kherson, na Ucrânia afetada pelo conflito, entrou em colapso em 6 de junho de 2023. O aumento das águas atingiu centenas de cidades e vilarejos da região, destruindo casas e deslocando milhares de pessoas. Agradeça a Deus por permitir essa resposta rápida. Ore para que as pessoas afetadas pelas enchentes recebam orientação e coragem para poderem reconstruir suas vidas (Salmo 71.20-21).

Thursday 9 November 2023

QUINTA-FEIRA, DIA 9 Agradeça pelo fato de uma funcionária de uma organização Cristã de caridade e sua filha, que foram sequestradas em Porto Príncipe, no Haiti, em 27 de julho, terem sido libertadas, seguras e ilesas, 13 dias depois. Alix Dorsainvil, uma enfermeira de New Hampshire, nos Estados Unidos, é membro da equipe de uma organização humanitária Cristã Haitiana. Ela e sua filha foram levadas da sede da organização. Em uma declaração, a instituição de caridade anunciou: “É com o coração cheio de gratidão e imensa alegria que nós da El Roi Haiti confirmamos a libertação segura”, acrescentando: “Hoje estamos louvando a Deus pela oração respondida!” Alegrem-se com nossos irmãos e irmãs enquanto eles se alegram (Romanos 12.15).

Friday 10 November 2023

SEXTA-FEIRA, DIA 10 Uma Cristã. motorista de aplicativo no estado de Minas Gerais, no Brasil, foi atacada por seus passageiros por ouvir uma música Cristã enquanto dirigia. Mariana Domingues Fidelis, de 27 anos, pediu a dois passageiros que saíssem de seu veículo depois que eles começaram a xingá-la e ameaçá-la. Depois de sair do carro, o casal começou a dar socos em Mariana e a puxar seu cabelo. Um funcionário de um estacionamento próximo interveio e o casal foi preso. Ore por Mariana, pedindo que ela se recupere de seus ferimentos e do choque de sua experiência. Peça que o Senhor fortaleça os crentes nas regiões do mundo onde a hostilidade contra os Cristãos está aumentando.

Saturday 11 November 2023

SÁBADO, DIA 11 Jovens Cristãos no Ocidente têm menos probabilidade de enfrentar o tipo de pressão e perseguição que são enfrentadas por aqueles em muitas outras partes do mundo. No entanto, muitos que começaram recentemente a faculdade ou universidade podem ter encontrado mais hostilidade e oposição às suas crenças Cristãs do que esperavam. Peça que esses jovens sejam dotados de um coração sábio (Provérbios 2.10) para saber como devem responder se essa for a experiência deles. Ore para que eles sejam sustentados por sua comunhão com Cristo e com seus irmãos e irmãs Cristãos.

Sunday 12 November 2023

DOMINGO, DIA 12 Senhor Deus e Pai Celestial, agradecemos por não sermos consumidos, pois Tua compaixão nunca falha. No entanto, oramos para que o Senhor nos ajude a examinar a nós mesmos quando sofrermos, nos humilhando e confessando nosso pecado e nossa rebelião perante o Senhor. Pedimos essa graça também para nossos irmãos e irmãs perseguidos, para que permaneçam humildes diante do Senhor, mesmo quando suportarem o ódio deste mundo. Obrigado, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, porque se confessarmos nossos pecados, Tu és fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. (Lamentações 3.22; 1 João 1.9)

Monday 13 November 2023

SEGUNDA-FEIRA, DIA 13 A terrível escala da violência anticristã na África Subsaariana é apresentada em um novo relatório do Ajuda Barnabas. O relatório mostra que, nos últimos 20 anos, dezenas de milhares de crentes foram massacrados por extremistas Islâmicos, sendo a Nigéria a mais afetada, seguida por Moçambique e pela República Democrática do Congo. Ore para que os governos Africanos, ajudados pela comunidade internacional, sejam capazes de responder à ameaça terrorista e proteger as comunidades Cristãs vulneráveis. Peça que nossos irmãos e irmãs Africanos sejam confortados sabendo que o Senhor é uma torre forte e um lugar de refúgio para o Seu povo (Provérbios 18.10).

Tuesday 14 November 2023

TERÇA-FEIRA, DIA 14 Vinte e uma pessoas foram mortas em dois vilarejos Cristãos no estado de Plateau, na Nigéria, na madrugada de 9 de agosto. Um grande número de extremistas Islâmicos Fulani atacou primeiro o vilarejo de Batin, matando 17 pessoas. Os homens armados assassinaram outras quatro pessoas na comunidade vizinha de Rayogot. Doze dos mortos eram pessoas deslocadas internamente que haviam fugido para a área para escapar de violência extremista anterior. Os Cristãos locais dizem que avisaram os serviços de segurança que os últimos ataques estavam planejados, mas afirmam que as autoridades não tomaram providências. Peça ao Senhor que conforte os enlutados com a certeza de que seus entes queridos foram “habitar com o Senhor” (2 Coríntios 5.8). Ore pelo fim da persistente violência anticristã que aflige o Cinturão Médio da Nigéria.

Wednesday 15 November 2023

QUARTA-FEIRA, DIA 15 Os jihadistas da República Democrática do Congo (RDC) reivindicaram no início de julho a morte de 17 Cristãos em ataques separados. No primeiro, combatentes das Forças Democráticas Aliadas (ADF da sigla em Inglês) - que são afiliadas ao Estado Islâmico (EI, ISIS, ISIL, Daesh) - massacraram 13 Cristãos na área de Beni, na província de Kivu do Norte. Outros quatro Cristãos foram mortos em ataques subsequentes na província de Ituri. Peça ao Senhor que dê fim a essa violência contínua no nordeste da RDC. Ore para que Ele continue a ser um refúgio para Seu povo, livrando-o de todos os que o perseguem (Salmo 7.1).

Thursday 16 November 2023

QUINTA-FEIRA, DIA 16 Em um incidente chocante no norte de Moçambique no início de julho, um Cristão foi sequestrado e decapitado por jihadistas afiliados ao Estado Islâmico (EI, ISIS, ISIL, Daesh). O Cristão era um dos dois pescadores sequestrados pelos extremistas - o outro homem foi libertado por ser Muçulmano. Embora os Islamistas em Moçambique tenham dito claramente que matarão os Muçulmanos moderados que não se juntarem à causa Islâmica, esse incidente ressalta a ameaça específica enfrentada pelos Cristãos da África. Ore para que o Senhor controle a mão dos extremistas, levando paz a todas as pessoas no conturbado norte de Moçambique, especialmente aos nossos irmãos e irmãs.

Friday 17 November 2023

SEXTA-FEIRA, DIA 17 “Deus, Tu vês e ouves os clamores do Teu povo”, disse um Cristão Nigeriano enquanto cantava e dançava de alegria, louvando a Deus pela chegada da ajuda financiada pelo Barnabas para seis vilarejos de maioria Cristã no estado de Kaduna que têm sofrido ataques incessantes de terroristas Islâmicos. O estado de Kaduna sofre altos níveis de violência jihadista. Pelo menos 23 pastores foram assassinados e mais de 200 igrejas foram forçadas a fechar em todo o estado nos últimos quatro anos. Ore pela proteção de Deus sobre Seu povo e Sua Igreja na Nigéria. Peça que os Cristãos permaneçam firmes em sua fé, apesar da ameaça sempre presente de violência contra eles.

Saturday 18 November 2023

SÁBADO, DIA 18 Milhares de pessoas foram forçadas a fugir de suas casas com a intensificação dos combates no estado Sudanês de Kordofan do Sul. Kordofan do Sul é o lar de muitos Cristãos, a maioria dos quais vive na região dos Montes Nuba, no norte do estado. Os observadores previram que o estado poderia entrar em uma guerra civil em grande escala, já que o conflito continua a se alastrar por todo o país. Apresente ao Senhor o Seu povo em Kordofan do Sul e em todo o Sudão, bem como aqueles que fugiram para se proteger nos países vizinhos. Ore para que haja paz para todo o povo do Sudão.

Sunday 19 November 2023

DOMINGO, DIA 19 Pai Celestial, intercedemos por Tua igreja na Eritreia e pedimos que fortaleça nossos irmãos e irmãs em meio a muita perseguição. Em especial, apresentamos a Ti aqueles que estão presos sob condições adversas por seu amor e devoção a Ti. Por favor, capacite-os a suportar e liberte-os do cativeiro. Agradecemos porque a Palavra de Deus nunca está acorrentada e porque Tua verdade pode alcançar os cantos mais escuros da sociedade. Oramos por um fortalecimento poderoso de Teu povo em toda a Eritreia, pois pedimos em nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. (2 Timóteo 2.9)

Monday 20 November 2023

SEGUNDA-FEIRA, DIA 20 Milhares de pessoas foram desalojadas de suas casas devido às inundações devastadoras que atingiram partes de Oromia, na Etiópia, durante a estação chuvosa de junho a setembro. A Etiópia e alguns países vizinhos sofreram com a seca por vários anos, deixando o solo tão ressecado que não conseguiu absorver as chuvas repentinas. Há cerca de 20 milhões de Cristãos Oromo. Ore por nossos irmãos e irmãs e por todas as pessoas afetadas, pedindo que recebam a ajuda de que precisam. Peça ao Senhor, que “concede chuvas à terra” (Salmo 147.8), que acabe com as inundações e a seca no Chifre da África.

Tuesday 21 November 2023

TERÇA-FEIRA, DIA 21 Mais de 30 Islâmicos fortemente armados incendiaram o prédio de uma igreja e pelo menos dez casas em Lamu West, na costa do Quênia, em 21 de agosto. Membros do al-Shabaab atacaram o vilarejo de Salama, saqueando casas e roubando cabras. A gangue fez uma emboscada e matou um motorista de caminhão e seu ajudante nas proximidades. O vilarejo de Salama também foi atacado em junho por supostos militantes que mataram cinco pessoas e destruíram seis casas. Peça conforto para os moradores que perderam sua igreja e suas casas no ataque e peça que eles recebam forças para a reconstrução. Ore pelos enlutados e peça que os ataques do al-Shabaab cessem.

Wednesday 22 November 2023

QUARTA-FEIRA, DIA 22 Provavelmente centenas de vidas foram poupadas quando a polícia de Uganda frustrou um ataque à bomba do Estado Islâmico (EI - também conhecido como ISIS, ISIL, Daesh) que tinha como alvo uma igreja em Kampala, capital do país, no domingo, 3 de setembro. Um homem-bomba jihadista foi preso quando estava prestes a entrar na igreja com um dispositivo explosivo improvisado. Mais cinco supostos combatentes do EI foram presos nos dias que se seguiram, e outras cinco bombas foram descobertas em Kampala. Louvado seja o Senhor por proteger a vida de Seu povo contra seus inimigos (Salmo 64.1). Ore para que quaisquer outros ataques planejados sejam frustrados.

Thursday 23 November 2023

QUINTA-FEIRA, DIA 23 “Seu apoio e suas orações nos fazem sentir curados e nossas lágrimas são enxugadas”, disse Alganyira, sobrevivente de um massacre em um internato Cristão no distrito de Kasese, no Uganda, no qual 42 fiéis - a maioria alunos - foram mortos por Islamistas. O Barnabas pagou as despesas médicas dos sobreviventes e forneceu aconselhamento para eles e para os enlutados. Também apoiamos os membros da comunidade traumatizada, inclusive fornecendo alimentos para 700 famílias vulneráveis. Ore para que Deus, que dá fim às guerras, leve paz a essa comunidade e a ajude a se reconstruir (Salmo 46.9-11). Peça que eles permaneçam fortes durante esses tempos difíceis.

Friday 24 November 2023

SEXTA-FEIRA, DIA 24 Quatrocentos Cristãos Camaroneses - a maioria mulheres e crianças - agradeceram a Deus por “esse testemunho de amor” depois que o Barnabas forneceu água limpa em um campo de refugiados no Chade. Eles haviam escapado da violência Islâmica em sua terra natal, mas ao chegar ao campo começaram a adoecer com problemas estomacais porque a água fornecida era contaminada. Dois poços financiados pelo Barnabas, perfurados em um terreno da igreja nos arredores do campo, garantiram água limpa e os refugiados não estão mais adoecendo. O espaço no terreno também foi reservado para que os refugiados pudessem adorar. Louve ao Senhor pelo sucesso do projeto e agradeça a Ele por Sua bondade amorosa (Salmo 103.1-4).

Saturday 25 November 2023

SÁBADO, DIA 25 O pastor Camaronês Godwill Nkese tem encontrado oposição ao seu ministério por parte dos seguidores da Religião Tradicional Africana, que veem o Cristianismo como nada mais do que “a tradição do homem branco” e uma forma de colonialismo ocidental. “Houve ocasiões em que fui verbalmente agredido e expulso”, diz o Pastor Godwill. Ele é um dos mais de 800 líderes de ministério do Sul Global de mais de 30 países que estão recebendo treinamento ministerial com a Academia de Pastores do Ajuda Barnabas. Ore para que o Senhor proteja a ele e a outros crentes de qualquer dano. Peça que o Espírito Santo use o treinamento dado pela TSA (da sigla em Inglês) para equipar ainda mais esses líderes de igreja para seu ministério Cristão.

Sunday 26 November 2023

DOMINGO, DIA 26 Soberano Senhor, oramos pela pequena minoria Cristã na Arábia Saudita. Agradecemos pelas reformas recentemente introduzidas que atenuaram algumas das leis mais severas no local de nascimento do Islã. Pedimos que incentive e fortaleça nossos irmãos e irmãs Sauditas, quase todos convertidos do Islã e que são crentes secretos. Pedimos que eles recebam sabedoria divina para saber como construir sobre o alicerce de sua fé, que é nosso Senhor Jesus Cristo, em cujo poderoso Nome oramos. (1 Coríntios 3.10)

Monday 27 November 2023

SEGUNDA-FEIRA, DIA 27 Mais de 4.000 pessoas morreram (e, no momento em que este texto foi escrito, outras 8.540 ainda estavam desaparecidas) nas inundações devastadoras que atingiram a Líbia em setembro. As inundações também deixaram mais de 43.000 pessoas desabrigadas. A Líbia, de maioria Muçulmana, viveu o caos e a guerra civil desde a derrubada do Coronel Muammar Gaddafi em 2011. A pequena comunidade Cristã consiste principalmente de trabalhadores migrantes e refugiados, mas há um pequeno número de crentes nativos de origem Muçulmana. Ore pelo esforço contínuo de socorro na Líbia enquanto se recuperam desse terrível desastre.

Tuesday 28 November 2023

TERÇA-FEIRA, DIA 28 Muitas mulheres e homens jovens Cristãos pobres e marginalizados lutam para encontrar trabalho nas áreas rurais do Egito. As mulheres Cristãs são especialmente vulneráveis, principalmente se forem viúvas. O Barnabas está ajudando nossos irmãos e irmãs a se tornarem autossuficientes, ajudando-os a abrir um negócio. “Mary”, uma das 51 mulheres Cristãs que ajudamos a iniciar um negócio de costura, agora pode pagar as mensalidades escolares de suas filhas. “Sinto que (...) proporcionei a elas um futuro seguro”, disse ela. Agradeça a Deus pelas oportunidades que Ele está abrindo para Mary e outros fiéis. Ore para que possamos ajudar muitos outros Cristãos a se tornarem independentes financeiramente.

Wednesday 29 November 2023

QUARTA-FEIRA, DIA 29 “O apoio que estamos recebendo do Barnabas é uma grande resposta à oração, e nosso ministério está revigorado”, disse o Pastor Ahmed, da Argélia. O Barnabas está ajudando a cobrir os custos de vida do Pastor Ahmed e de outros ministros cujas igrejas foram fechadas pelas autoridades Argelinas, deixando-os sem renda para sustentar suas famílias. Nossa provisão permite que os pastores sejam liberados da preocupação de alimentar suas famílias e possam se concentrar em ministrar aos membros de suas igrejas, que passam por dificuldades, por meio de grupos e visitas domiciliares. Agradeça pela provisão do Senhor. Peça que os Cristãos Argelinos se fortaleçam na alegria do Senhor (Neemias 8.10).

Thursday 30 November 2023

QUINTA-FEIRA, DIA 30 Louvado seja Deus por ter permitido que o Ajuda Barnabas respondesse rapidamente ao terremoto no Marrocos, que atingiu o país no dia 8 de setembro, matando cerca de 3.000 pessoas e deslocando milhares de outras. Em poucos dias, enviamos fundos para cobertores, alimentos, medicamentos e tendas, que foram distribuídos aos mais necessitados por uma equipe do ministério local. “Sua dedicação e compromisso com as pessoas afetadas pelo terremoto são evidentes”, disse um pastor Marroquino. “Por favor, nos mantenha em suas orações.”