Daily Prayer - January 2024


Monday 1 January 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 1º O Ano Novo ocidental pode ser uma época de maior perigo de ataques violentos para as minorias Cristãs em partes do mundo onde esta época é considerada uma celebração Cristã. Ore pela proteção de nossos irmãos e irmãs vulneráveis. Peça também que eles sejam preservados do medo, cheios do conhecimento de que habitam no abrigo do Altíssimo e descansam à sombra do Todo-poderoso (Salmo 91.1). Ore para que eles possam encarar os próximos 12 meses com alegria e esperança, que provêm de sua fé no Senhor Jesus Cristo.

Tuesday 2 January 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 2 “Estamos gradualmente perdendo nossas vidas, nossas casas, terras e direitos sem ajuda, pois o ataque continua. As forças estatais tomaram à força algumas cidades e vilas tribais e estão planejando tomar outras em um futuro próximo... Há algumas instituições de caridade [incluindo o Ajuda Barnabas] fornecendo materiais de ajuda, mas nunca o suficiente para alimentar as 41.000 pessoas deslocadas. Pessoalmente, não vejo nenhum sinal de melhora e esperança para o futuro próximo... Por favor, continue a orar por nós.” Essa mensagem foi enviada ao Ajuda Barnabas por um líder de igreja no estado de Manipur, no nordeste da Índia, em novembro de 2023, onde o povo Kuki, de maioria Cristã, vinha sofrendo ataques violentos nos seis meses anteriores. As temperaturas em janeiro podem cair até 8°C, causando grande sofrimento para as pessoas deslocadas sem cobertores ou roupas quentes.

Wednesday 3 January 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 3 Centenas de Cristãos foram afetados por um terremoto de magnitude 5,6 que atingiu o Nepal em 3 de novembro de 2023. Eles estão entre as milhares de famílias Nepalesas que ficaram desabrigadas pelo desastre, muitos ficaram feridos e enlutados pela perda de entes queridos. Um pastor perdeu sua filha e quatro netos. Os parceiros de projeto do Ajuda Barnabas estimaram que 18.000 casas foram destruídas, juntamente com pelo menos 20 edifícios de igrejas. Enviamos fundos para alimentos, cobertores e abrigos temporários para os Cristãos afetados pelo terremoto. Ore para que o Senhor continue a suprir suas necessidades e a confortá-los em sua dor.

Thursday 4 January 2024

QUINTA-FEIRA, DIA 4 Por favor, ore por Mae A-neng, uma viúva Cristã no Laos, e seus cinco filhos, com idades entre 13 e 26 anos. A família se tornou Cristã em 2018 e se recusou a ceder às exigências das autoridades de seu vilarejo para que renunciassem à sua fé Cristã. Em 23 de setembro de 2023, os moradores do vilarejo desmontaram o celeiro de arroz da família, usado para armazenar alimentos durante todo o ano. No dia seguinte, demoliram a casa da família e, em seguida, expulsaram a família do vilarejo e a entregaram às autoridades do distrito de Toumlane, que a colocaram sob detenção policial. Até o momento da redação desta publicação, acredita-se que eles ainda estejam detidos. A Constituição do Laos afirma a liberdade dos cidadãos do Laos de “acreditar ou não em religiões” (Artigo 30). Ore para que esse direito seja reconhecido nas áreas rurais do país, assim como é nas cidades.

Friday 5 January 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 5 Entre 2019 e 2021, muitas pessoas se tornaram Cristãos no vilarejo de Khampou, distrito de Assaphone, no Laos. Isso desencadeou dois anos de perseguição (2022-23) pelas autoridades do vilarejo. Sob essa pressão, alguns renunciaram a Cristo, mas outros permaneceram fiéis. No domingo, 1º de outubro de 2023, os Cristãos remanescentes estavam adorando juntos quando o administrador-chefe e as autoridades de segurança do vilarejo interromperam a reunião e ordenaram que eles “parassem de manifestar sua religião ou crença em cultos”. Os Cristãos foram ameaçados com prisão e multas enormes caso desobedecessem. Eles também foram ameaçados com uma multa enorme se alguém do vilarejo ficasse doente ou morresse. Ore pelo remanescente crente em Khampou para que sua fé não falhe.

Saturday 6 January 2024

SÁBADO, DIA 6 Em Bangladesh, haverá eleições gerais amanhã, 7 de janeiro. A atual primeira-ministra, Sheikh Hasina, está buscando um quarto mandato consecutivo no cargo e houve protestos violentos e muitas prisões, pois os apoiadores do principal partido de oposição exigem sua renúncia. Sheikh Hasina fez muito para proteger os direitos dos Cristãos e de outras minorias não Muçulmanas em Bangladesh. Ela afirmou a igualdade de todos os cidadãos de Bangladesh e seu governo pagou pela restauração de 65 igrejas importantes e outras propriedades Cristãs em todo o país. Ore por eleições pacíficas e justas, e para que o Senhor realize Seus propósitos para Bangladesh por meio delas.

Sunday 7 January 2024

DOMINGO, DIA 7 Senhor Jesus Cristo, vimos muita morte e destruição no final de 2023. Por favor, dá-nos a Tua paz que transcende todo o entendimento e ajuda-nos a confiar em Ti enquanto o mundo se afunda em desconfiança e ansiedade. Pedimos que Tu guardes os corações e as mentes daqueles que são perseguidos por causa de sua crença em Ti. Oramos para que eles transbordem de esperança apesar de suas circunstâncias. Pedimos isso em Teu precioso Nome. (Filipenses 4.7)

Monday 8 January 2024

SEFUNDA-FEIRA, DIA 8 “Agradecemos a Deus pela vida de cada um de vocês e pelo privilégio que temos de poder contar com o povo de Deus.” Essas palavras de um Cristão Cubano empobrecido refletem a gratidão por uma entrega vital de alimentos. O Barnabas financiou os custos de transporte de mais de 139 toneladas de alimentos para cerca de 35.000 fiéis de Cuba espalhados por toda a ilha. Um dos sete contêineres transportados serviu como resposta emergencial à temporada de furacões, que obrigou 8.000 pessoas a fugirem de suas casas. Agradeça por essa ajuda vital e ore para que a Igreja em Cuba cresça em força neste Estado dominado pelo comunismo.

Tuesday 9 January 2024

TERÃ-FEIRA, DIA 9 Quando o conflito na Terra Santa eclodiu em outubro, Belém foi rapidamente isolada. Nenhum turista podia visitá-la, mesmo que quisesse, em meio à violência. Muitas famílias Cristãs em Belém ganham a vida por meio de empregos ligados ao turismo, portanto, essa mudança repentina nas circunstâncias afetou drasticamente seus meios de subsistência. Em novembro, o diretor da escola Cristã em Belém apoiada pelo Ajuda Barnabas nos escreveu sobre a “grande turbulência” de Belém, pois muitos dos pais das crianças e outros membros da comunidade Cristã perderam suas rendas. Ore para que Jeová Jireh, o Senhor nosso Provedor, ajude a todos em Belém, especialmente nossos irmãos Cristãos.

Wednesday 10 January 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 10 “Oro para que todas as guerras, especialmente entre Judeus e Árabes, acabem e sei que o mundo realmente precisa do meu Príncipe da Paz universal”, disse S.H. Ele é um Iraquiano de origem Muçulmana Xiita, que agora se descreve como um “seguidor de Jesus, Emanuel, o Príncipe da Paz celestial”. Embora S.H. tenha escrito sua oração em 2006, quando a guerra eclodiu no Líbano entre Israel e o grupo Hezbollah, predominantemente Muçulmano Xiita, ela é igualmente relevante hoje. Acrescente seu “Amém” à oração de nosso irmão Cristão.

Thursday 11 January 2024

QUINTA-FEIRA, DIA 11 Geralmente os Cristãos marginalizados têm dificuldade para encontrar trabalho no Egito, especialmente nas áreas rurais. No ano passado, o Barnabas ajudou mais de 310 mulheres (principalmente viúvas) e homens jovens entre esses crentes empobrecidos a ganhar a vida, criando 289 pequenos negócios que variam de empreendimentos de transporte a bancas de mercado e marcenaria. “Ruth” disse que o seu pequeno negócio de venda de chinelos e sapatos deu à sua família “esperança e um novo começo” depois que seu marido construtor ficou paralisado após uma queda, deixando-os sem renda. Dê graças a Deus por esses novos começos. Peça que as empresas iniciantes prosperem.

Friday 12 January 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 12 O sofrimento dos Cristãos com doenças crônicas no Líbano foi agravado pela longa crise econômica do país. Muitos crentes não podem mais arcar com os custos crescentes dos medicamentos e alguns recorreram a tomar seus remédios em dias alternados para prolongar os suprimentos. A viúva Cristã Samira, de 71 anos, que tem problemas cardíacos e diabetes, está entre os 200 Cristãos com doenças crônicas cujas necessidades médicas estão sendo supridas pelo Barnabas. Ela é grata pela assistência e pela alegria que nossos parceiros de projeto proporcionam quando oram com ela ao entregarem seus medicamentos vitais. Apresente em oração nossos irmãos e irmãs doentes e peça que eles obtenham força de Deus (Salmo 73.26).

Saturday 13 January 2024

SÁBADO, DIA 13 “Embora eu seja muitas outras coisas - um filho, um marido, um pai, um contador - todas as outras pessoas parecem me ver como um deslocado interno. Enquanto eu for um deslocado interno, sinto que não posso abraçar a beleza de ser qualquer outra coisa.” Essas foram as palavras de um Cristão no Curdistão Iraquiano, um dos milhares de crentes Iraquianos que fugiram para a região autônoma, principalmente em 2014, quando os terroristas do Estado Islâmico (IS, ISIS, ISIL Daesh) tomaram as áreas onde vivia um grande número de Cristãos Iraquianos. Um estudo recente sobre os deslocados internos Cristãos no Curdistão Iraquiano mostrou que muitos sofrem profundamente com a perda de suas casas e com o trauma que sofreram. No entanto, eles também disseram que sua fé Cristã é uma ajuda e um conforto. Ore para que o Senhor Jesus continue a fortalecer os Cristãos deslocados e que eles encontrem sua identidade e esperança Nele.

Sunday 14 January 2024

DOMINGO, DIA 14 Deus Pai, oramos por nossos irmãos e irmãs na Arábia Saudita, que não podem mostrar ou falar publicamente sobre sua crença em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Por favor, sustente especialmente os convertidos Sauditas que precisam manter em segredo sua fé em Teu Filho ou enfrentarão punição severa, talvez até a morte. Por favor, mantenha a salvo da perseguição todos os Cristãos nesta terra, se esta for a Tua vontade. Aconteça o que acontecer com eles, que cresçam em fé, conhecimento e amor. Pedimos isso em nome de Jesus.

Monday 15 January 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 15 Agradeça pelo sucesso da polícia de Uganda em frustrar outro plano terrorista com bomba. Extremistas planejavam explodir bombas em duas igrejas em Kibibi, distrito de Butambala, no domingo, 15 de outubro. Os dispositivos, enviados disfarçados de presentes para os pastores, foram descobertos e desativados. Ore para que quaisquer outros planos anticristãos em Uganda, muitas vezes perpetrados por militantes baseados na vizinha República Democrática do Congo, também não tenham êxito.

Tuesday 16 January 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 16 Os Cristãos na Somália são como cordeiros no meio de lobos (Lucas 10.3). Seu país é praticamente 100% Muçulmano e dominado por uma interpretação rigorosa da lei Islâmica. Como convertidos do Islã, a minúscula comunidade Cristã é severamente perseguida a ponto de ser caçada e morta. A pregação ou propagação de qualquer religião que não seja o Islã é ilegal, e não há nenhuma igreja em funcionamento. Ore para que o Senhor Jesus Cristo encha os crentes Somalis de esperança, paz, alegria e amor.

Wednesday 17 January 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 17 Seis Cristãos foram mortos a tiros em um ataque na Área do Governo Local de Zangon Kataf, no estado de Kaduna, na Nigéria, e outros seis ficaram feridos. A comunidade visada faz parte da chefatura de Atyap, de maioria Cristã. Ore por aqueles que choram por Sarah Adamu, Rejoice Adamu, Enoch Adamu, Juan Aminu, Salomi Aminu e Meshak Aminu, pedindo que o Deus de todo conforto os sustente com Sua paz. Ore pela cura completa dos feridos. Ore também por muitos Cristãos Nigerianos que foram feridos ou enlutados, ou que perderam seus empregos e meios de subsistência em outros ataques semelhantes que ocorrem com frequência. Nos últimos anos, estima-se que, em média, 500 pessoas tenham sido mortas por mês.

Thursday 18 January 2024

QUINTA-FEIRA, DIA 18 O Ajuda Barnabas está organizando uma petição pedindo “Fim ao Genocídio dos Cristãos Africanos”. Cerca de 45.000 fiéis foram mortos por extremistas violentos na Nigéria desde 2009, cerca de 5.500 na República Democrática do Congo desde outubro de 2014 e cerca de 1.800 no norte de Moçambique desde outubro de 2017. Isso atinge um total estimado de 52.300. Ore para que recebamos pelo menos 52.300 assinaturas na petição e para que ela resulte em mais ajuda da comunidade internacional para os governos Africanos que lutam para combater essa violência. Veja em barnabasaid.org/resources/africa-petition

Friday 19 January 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 19 Crianças no Zimbábue estão apresentando uma melhora significativa em sua saúde desde que começaram a receber porções diárias do nutritivo mingau ePap, financiado pelo Barnabas. Mais de 2.000 crianças com menos de 6 anos estão entre as quase 12.000 pessoas que estão tendo sua saúde transformada pelas vitaminas, minerais e proteínas extras contidas no ePap. Problemas como micose, manchas na pele e cabelos descoloridos e ralos estão sendo revertidos. Louve a Deus por essas conquistas e ore para que muitos outros Cristãos necessitados do Zimbábue recebam esse alimento vivificante.

Saturday 20 January 2024

SÁBADO, DIA 20 Em meio a um intenso bombardeio, todas as crianças foram evacuadas em segurança do vilarejo em uma operação organizada pelo prefeito, exceto Michael (10) e Nver (8), os próprios filhos do prefeito, que ainda não haviam deixado o vilarejo. Poucos dias após o início do ataque, os dois meninos foram encontrados mortos. Essa tragédia familiar ocorreu no vilarejo de Sarnakbyoor, em Alto Carabaque, quando a população Cristã Armênia do enclave fugiu em massa após o ataque do Azerbaijão em 19 de setembro de 2023. Quase toda a população de Alto Carabaque (120.000 pessoas) está agora na Armênia. Eles chegaram desnutridos após um bloqueio de nove meses. Estão traumatizados e sofrendo com a perda de suas casas e de sua terra natal, agora sob o controle do Azerbaijão. A maioria não tem trabalho e não tem onde morar a longo prazo. Ore para que o Deus da perseverança e do encorajamento (Romanos 15.5 BKJ) supra suas necessidades.

Sunday 21 January 2024

DOMINGO, DIA 21 Querido Senhor Jesus, oramos hoje por nossos irmãos e irmãs Cristãos no Sri Lanka. Nos alegramos porque eles vêm de todas as origens étnicas e religiosas, bem como de famílias que seguem a Ti fielmente há gerações, e oramos para que isso seja um poderoso testemunho de Ti e do Teu amor. Pedimos que os proteja do assédio e da perseguição e que supras as necessidades dos muitos que são desesperadamente pobres. Dá a eles coragem, esperança e alegria diárias enquanto seguem a Ti.

Monday 22 January 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 22 Um culto de domingo de manhã no distrito de Puttalam, no Sri Lanka, foi interrompido pela polícia após uma reclamação feita por um morador por meio de uma linha direta de emergência. Dois policiais foram até a casa do pastor, onde sua igreja estava se reunindo. Os policiais ordenaram que a congregação saísse, interrogaram o pastor e o advertiram de que ele poderia ser preso se fossem acionados novamente. Esse incidente ocorreu após reclamações anteriores feitas à polícia sobre a igreja. Ore para que seja encontrada uma maneira de permitir que o pastor e outros Cristãos vivam em paz com seus vizinhos (Romanos 12.18).

Tuesday 23 January 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 23 Um líder Cristão no Paquistão escreveu para o Ajuda Barnabas sobre a angústia mental que a comunidade Cristã suporta devido à maneira como os Cristãos são vistos por muitos outros Paquistaneses como “cidadãos de segunda classe”, de pouco valor, adequados apenas para os trabalhos de limpeza mais baixos e braçais. Mesmo que sejam altamente qualificados, os não Muçulmanos nunca recebem os cargos mais altos do governo, da polícia ou do exército. Ore para que os crentes Paquistaneses não fiquem desanimados com essa atitude em relação a eles, mas que se alegrem sabendo que, como Cristãos, são “geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus” (1 Pedro 2.9).

Wednesday 24 January 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 24 O assassino de uma mulher Cristã Paquistanesa foi condenado a 25 anos de prisão por seu crime pelo Tribunal de Sessões de Islamabade. O homem atirou em Sonia Bibi em novembro de 2020 depois que ela se recusou a se tornar Muçulmana e se casar com ele. “Somos Cristãos de gerações, e Sonia era uma verdadeira Cristã e firme em sua fé”, disse o pai da jovem. No Paquistão, mulheres e meninas Cristãs e Hindus continuam correndo risco de sequestro, casamento e conversão forçadas. Ore para que essa sentença de prisão funcione como um impedimento e, assim, proteja essas mulheres e meninas vulneráveis.

Thursday 25 January 2024

QUINTA-FEIRA, DIA 25 No final do ano passado, o Paquistão começou a reprimir os imigrantes supostamente ilegais do Afeganistão. Alguns Afegãos foram deportados, enquanto outros fizeram seu próprio caminho de volta em resposta à pressão exercida sobre eles pelas autoridades Paquistanesas. Todos estão retornando a um país de forte repressão (especialmente para mulheres e meninas) e muita fome. Todos os Cristãos Afegãos deportados para o Afeganistão também enfrentam a possibilidade de morte se sua fé for descoberta. Ore por todos os que estão sofrendo no Afeganistão, especialmente nossos irmãos e irmãs. Talvez você queira basear sua oração nas palavras de Davi, cuja vida esteve frequentemente em perigo: “Mas eu confio em ti, Senhor, e digo: ‘Tu és o meu Deus’. O meu futuro está nas tuas mãos; livra-me dos meus inimigos e daqueles que me perseguem” (Salmo 31.14-15).

Friday 26 January 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 26 Um novo prédio de igreja, com capacidade para 750 pessoas, foi inaugurado no domingo, 8 de outubro, no bairro de Yeşilköy, em Istambul, na Turquia, e o presidente Turco Recep Tayyip Erdoğan participou da cerimônia de inauguração. Isso é notável, dado o histórico do Estado Turco de expropriar injustamente igrejas e outras propriedades da igreja, aumentando muito as dificuldades das comunidades Cristãs na Turquia desde a formação da República Turca em 1923. Ore para que esse evento sem precedentes seja o início de uma nova e mais positiva atitude das autoridades Turcas em relação às minorias Cristãs de seu país.

Saturday 27 January 2024

SÁBADO, DIA 27 Um Cristão de 91 anos na província de Mardin, no sudeste da Turquia, foi morto em 6 de novembro de 2023. Gevriye Ego foi vítima de uma emboscada em frente à sua casa no vilarejo Cristão de Enhil e levou vários tiros na cabeça. Ele morreu no hospital. Os Cristãos têm vivido no sudeste da Turquia por muitos séculos, mas agora são uma pequena minoria. Ore por conforto e proteção para esses crentes, especialmente para a família e os amigos de Gevriye.

Sunday 28 January 2024

DOMINGO, DIA 28 Senhor Jesus, oramos por Teus seguidores em países onde enfrentam perseguição de “governantes e autoridades”. Conceda a eles a graça de não se preocuparem antecipadamente em como falar e se defender caso sejam presos. Que eles encarem o futuro com paz no coração, sabendo que Tu darás a eles as palavras e a sabedoria de que precisarão quando chegar a hora. Dá a eles a certeza de que o Senhor os fortalecerá para enfrentar a prisão ou a tortura, se essa for a Tua vontade para eles. Que eles sejam testemunhas eficazes, para que até mesmo seus perseguidores venham a conhecer e amar a Ti. (Lucas 12.11; 21.12-15)

Monday 29 January 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 29 “As liberdades religiosas em nosso país estão sendo cada vez mais corroídas”, escreveu um líder Cristão de um país da Ásia Central em novembro de 2023. “A situação na [Cidade X] também está se intensificando, e já faz oito anos que as autoridades locais estão tentando proibir que irmãos e irmãs se reúnam para adoração, comunhão e oração.” O incidente mais recente foi o fechamento forçado do prédio de uma igreja, de modo que os fiéis agora se reúnem em pequenos grupos nas casas. Os líderes religiosos Muçulmanos em X também estão “inventando uma variedade de obstáculos para impedir que os crentes se reúnam”, acrescenta o líder Cristão. Ore para que nossos irmãos e irmãs possam continuar se reunindo para orar juntos e edificar uns aos outros na fé, independentemente das pressões e dos problemas que enfrentam.

Tuesday 30 January 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 30 Cristãos no Uzbequistão agradeceram ao Senhor pelas orações respondidas depois que as doações dos apoiadores do Barnabas financiaram os reparos em uma igreja registrada (ou seja, um edifício no qual é legal reunir-se para orar). Substituímos o telhado e consertamos as paredes e o piso. Três congregações de igrejas compartilham o prédio, permitindo que se reúnam legalmente. Ele também é usado pela igreja anfitriã para estudos bíblicos duas vezes por semana, para seus ministérios de jovens e crianças, reuniões regulares de oração e para cursos de treinamento. Agradeça por essa vibrante comunidade Cristã. Ore para que a alegria deles no Senhor seja uma luz para os outros (Mateus 5.14).

Wednesday 31 January 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 31 Cristãos em um país da Ásia Central nos pedem que oremos para que “os irmãos e irmãs que estão sofrendo perseguição não se intimidem com as ameaças, mas continuem frequentando os cultos e testemunhando. Independentemente da oposição do inimigo das almas dos homens, ainda temos amplas oportunidades de evangelizar e testemunhar para as pessoas ao nosso redor.” Louve a Deus pela coragem de nossos irmãos Cristãos naquele país e peça ao Senhor que continue a aumentar o número deles à medida que mais pessoas depositam sua fé em Jesus como seu Senhor e Salvador. Ore também para que o Senhor os encoraje e ajude enquanto enfrentam as dificuldades do inverno neste momento.