Alimentos para convertidos Cristãos perseguidos no Quirguistão

“Bem-aventurados serão vocês, quando os odiarem, expulsarem e insultarem, e eliminarem o nome de vocês, como sendo mau, por causa do Filho do homem. Regozijem-se nesse dia e saltem de alegria, porque grande é a sua recompensa no céu."  (Lucas 6.22-23)

”Marat”,  um Cristão convertido do Islã no Quirguistão, não esquecerá o dia em que seu melhor amigo, um Muçulmano, descobriu que ele havia se tornado um seguidor de Jesus Cristo.

O amigo ameaçou Marat declarando: “Se eu tivesse uma arma, seria o primeiro a atirar em você porque você acredita em Jesus Cristo. Eu colocaria uma arma em sua cabeça.”

Marat e outros entre o pequeno, mas crescente, número de convertidos na Ásia Central enfrentam diariamente a hostilidade e a rejeição da sociedade majoritariamente Muçulmana em que vivem.

Os crentes são condenados ao ostracismo por seus familiares mais próximos, vizinhos e comunidades devido à sua decisão de deixar o Islã. A hostilidade anticristã pode custar aos convertidos suas casas, empregos e o sustento.

No entanto, longe de ficar abatido, Marat é fortalecido e estimulado em sua fé, consolando-se na oração e na Palavra de Deus, em especial em Lucas 6.22-23, citado no início deste artigo.

“Nesses momentos, quando oramos para superar essas adversidades, o Senhor Deus ouve, responde, orienta e protege nossas orações”, disse Marat.

Ele e sua família estão entre as 150 famílias de convertidos Cristãos pobres (cerca de 700 pessoas) que vivem em uma região montanhosa remota e hostil do Quirguistão e 
que agradecem a Deus e ao Barnabas por fornecerem a eles pacotes de alimentos durante o inverno rigoroso.

Os pacotes continham alimentos básicos, como arroz, macarrão, trigo sarraceno, farinha, óleo vegetal e chá, que os sustentaram por três meses, quando as temperaturas caíram para -20°C. Sem precisar comprar esses alimentos básicos, as famílias tinham dinheiro para comprar carvão para aquecimento, roupas de inverno e outros itens essenciais.

Os pacotes de alimentos foram distribuídos através das igrejas para as famílias mais necessitadas. Muitos dos beneficiários não conseguem trabalho porque os Muçulmanos se recusam a empregar Cristãos. Outros estavam enfrentando dificuldades devido à perda de um dos pais e do sustento da família, ou devido à idade ou deficiência. Todos sofreram hostilidade e discriminação por causa de sua decisão de deixar o Islã.

Os donativos fortaleceram as igrejas e deram esperança à comunidade Cristã, que se confortou com o fato de saber que estava sendo apoiada pela ampla família de crentes.

“Quando oramos para superar essas adversidades, o Senhor Deus ouve”

Os crentes devem adorar em casas particulares

“No momento em que os moradores descobrem que você é Cristão, eles se afastam e se recusam a aceitar seus cumprimentos quando você os encontra”, explicou um pastor. “É muito difícil quando sua família, amigos, vizinhos e colegas mais próximos se afastam de você e param de conversar.”

As congregações das igrejas convertidas são pequenas, normalmente compostas por cerca de 20 a 40 Cristãos adultos. É impossível para elas atender ao critério legal para o registro oficial da igreja, que exige que as igrejas tenham pelo menos 200 membros.

Como resultado, não há prédios de igrejas registrados nesta região, e as congregações precisam se reunir ilegalmente em casas particulares para cultuar.

Além disso, os Muçulmanos têm se recusado a permitir que os Cristãos enterrem seus entes queridos nos cemitérios locais, apesar da exigência de alocação de espaço para todos os grupos religiosos. O Quirguistão tem alguns cemitérios Cristãos, mas eles não são de fácil acesso. Em algumas ocasiões, os Cristãos tiveram que recorrer a enterrar seus entes queridos em campos.

A graça supera o sofrimento

“Nurbek” reconhece que a perseguição implacável às vezes o deixa irritado. Sua família tinha uma pequena loja, mas era impossível comercializar porque os líderes Muçulmanos voltaram a comunidade contra eles.

Mesmo assim, ele permanece firme em sua fé. “Deus ouviu nossas orações muitas vezes”, disse Nurbek. “Superamos com muita paciência o sofrimento de tanta perseguição por meio de Sua graça e da ajuda fornecida.”

Os pais de Zhumashbek cortaram todo o contato quando ele, sua esposa e seus filhos se tornaram seguidores do Senhor. Assim como Nurbek, Zhumashbek se acostumou com o abuso verbal e a ameaça de violência física contra ele.

“Dez homens da comunidade Muçulmana vieram até mim e ameaçaram que, se eu não parasse de falar sobre Deus, eles me jogariam no rio”, lembrou ele. “Isso aconteceu quatro ou cinco vezes. De todas as formas possíveis, essas pessoas me ameaçaram.”

No entanto, Zhumashbek não estava desanimado. “Deus nos disse: ‘Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma’”, disse ele, referindo-se a Mateus 10.28.

”Deus nos disse: ‘Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma”

Vidas transformadas por meio de Cristo

O agricultor de subsistência Rahat e sua família aceitaram a Cristo em 2000. “A presença de Jesus mudou nossa vida”, afirma ele, “e a paz de Deus veio para nossa família. Jesus perdoou meus pecados””

No entanto, Rahat e sua família foram rejeitados por sua comunidade. “O vilarejo inteiro tentou me expulsar”, disse ele, “não me dando água para minha horta, não me deixando pastar meu gado”.

“Naquela época, os líderes da minha igreja e nossos irmãos em Jesus estavam orando e motivando a comunidade. Por fim, a perseguição diminuiu. O Senhor Jesus me deu forças... mas ainda há oponentes.”

A hostilidade que esses fiéis servos de Cristo suportam é reproduzida em muitas comunidades ao redor do mundo onde nossos irmãos e irmãs perseguidos vivem como minoria. No entanto, sua confiança no Senhor lhes permite perseverar.

A missão do Ajuda Barnabas é realizar o que nos é instruído em Gálatas 6.10: “façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.”

O lojista Nurbek, do Quirguistão, ecoou o mesmo versículo quando agradeceu aos apoiadores do Barnabas por financiar os pacotes de alimentos que ajudaram sua família e seus irmãos e irmãs em Cristo.

“Há muitas pessoas em todo o mundo que, como nós, sofrem em nome de Jesus”, disse ele. “Elas sofrem perseguição e perdem a vida, a família, a moradia e a terra.

“O Ajuda Barnabas oferece apoio e assistência abrangentes àqueles que sofrem dessa forma. Eles ajudaram os crentes em nosso vilarejo, inclusive nossa família, com os alimentos de que precisam todos os dias. Graças também ao nosso Deus. Que Seu nome seja glorificado em todos os lugares."

“Agradecemos sinceramente ao Ajuda Barnabas. Que suas recompensas venham do céu. Deus abençoe seus serviços.”

Referência do projeto: PR1506 (Alimentos de inverno e combustível para Cristãos necessitados na Ásia Central)

Novo projeto de lei propõe 
restrições mais rígidas às 
igrejas do Quirguistão

O governo do Quirguistão está tentando aumentar ainda mais as restrições 
às igrejas.

A proposta de uma nova lei sobre “Liberdade de Religião e Associações Religiosas” está, no momento em que este artigo é escrito, sendo considerada pelo parlamento do país, tendo passado por um período de um mês de discussão pública.

Se a lei for aprovada sem nenhuma alteração, as organizações religiosas ainda precisariam ser registradas, e isso seria apenas por um período máximo de cinco anos. Quando esse período expirasse, as organizações teriam que se candidatar novamente para o registro.

De acordo com a nova lei, as organizações precisariam ter pelo menos 100 membros fundadores adultos vivendo no mesmo distrito, 500 membros adultos no mesmo oblast (região) e 3.000 membros adultos vivendo “proporcionalmente” em pelo menos cinco das nove regiões do país.

A atual Lei de Religião exige que as organizações tenham apenas 200 membros fundadores adultos que morem em qualquer lugar do Quirguistão.

More stories