"Bençãos e graça":
Equipando “Mei” em seu ministério de serviço

Um casal posa para uma foto de casamento fora de uma igreja em Pequim. OCRPL está apoiando “Mei” em seu ministério para casais que se encontram em dificuldades [Crédito de imagem: Matthew Stinson]

“Mei” tem servido à Igreja na China por mais de 20 anos, apoiando e liderando as atividades de sua congregação e alcançando não-Cristãos com o Evangelho. Ela é apenas uma entre os líderes da igreja Chinesa que estudam no Centro para Religião e Vida Pública de Oxford (OCRPL da sigla em Inglês), o ramo acadêmico do Ajuda Barnabas. Mei está cursando seu doutorado em Ministério (DMin).

Uma grande parte do ministério de serviço da Mei é o aconselhamento de casais. Sua abordagem junto aos casais é procurar restaurar seu relacionamento com Deus e depois um com o outro. Os casais Cristãos são fortalecidos e encorajados, enquanto muitos maridos não-Cristãos se tornam crentes. 

O coração de Mei para os casais decorre a partir de sua própria experiência de tensão conjugal. Tanto ela quanto seu marido eram jovens e não sabiam como se adaptar à sua vida conjugal. 

Um dia, uma Cristã compartilhou o Evangelho com Mei, revelando a ela a promessa de Deus: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” (Mateus 11.28). Mei clamou ao Senhor pedindo ajuda, começou a orar regularmente e experimentou a compaixão e a graça de Deus. Sua transformação de vida primeiro levou seu marido a tornar-se Cristão, e depois seus sete irmãos e irmãs, seus pais e seus sogros.  

Agora servindo sua igreja local, Mei frequentou a faculdade Bíblica por dois anos. Ela trabalhou em vários empregos de meio período para poder financiar seus estudos. Durante as épocas de plantio e colheita, ela tinha que viajar entre a escola e a casa para ajudar seu marido no trabalho agrícola e no cuidado de seus dois filhos pequenos.

No entanto, embora Mei tenha estudado aconselhamento matrimonial em uma universidade secular, ela não teve anteriormente a oportunidade de realizar em um ambiente Cristão a formação adicional necessária para apoiar seu trabalho vital. Agora, graças à OCRPL, essa oportunidade está sendo proporcionada.

Um dos objetivos da OCRPL é equipar líderes que possam então transmitir suas habilidades e conhecimentos a outros. Mei já está vivendo essa visão, treinando 70 jovens Cristãos que planejam passar no exame nacional para obter uma licença de aconselhamento para que possam apoiar aqueles que estão tendo dificuldades em seus  relacionamentos conjugais e compartilhar o Evangelho com eles.

“A vida e o ministério da Mei estão cheios das bênçãos e da graça de Deus”, diz outro líder da igreja Chinesa. “Embora ela sempre se sinta apenas uma mulher sem uma boa educação, Deus nunca a desprezou e, em vez disso, considerou a humildade de sua serva” (Lucas 1.48).

Na China, como em muitas outras regiões, há poucas oportunidades para realizar estudos pastorais e teológicos. As oportunidades que existem podem ser proibitivamente caras, às vezes chegando a milhares de reais por ano. Até mesmo livros teológicos e comentários Bíblicos são difíceis de serem encontrados.

A OCRPL oferece treinamento formal a baixo custo, graças às generosas doações de nossos apoiadores e ao uso do ensino online. Existem atualmente dez líderes de igrejas da China entre o corpo discente da OCRPL - três cursando um Doutorado em Ministério (DMin) e sete um Mestrado em Ministério (MMin). Se Deus quiser, 30 estudantes de graduação serão incluídos em outubro  de 2022.


 

Referência do projeto  PR1579 Estudantes Chineses OCRPL

More stories