Identidade Cristã, Genocídio Cristão

Há algum tempo, eu estava com um grupo de Cristãos altamente comprometidos do sul da Ásia, todos eles profissionais. Estávamos discutindo a questão da identidade Cristã. Um deles disse que, apesar de ser de um país do sul da Ásia, não consegue se identificar como cidadão daquele país porque os Cristãos de lá são perseguidos e ele sente que não pertence a ele. Da mesma forma, continuou ele, embora tenha morado no Reino Unido por cerca de 20 anos, sofreu racismo e abuso repetidos e agora considera que também não consegue se identificar com o Reino Unido. O restante do grupo concordou. Ele e os outros concluíram que tudo o que tinham era sua identidade Cristã, e isso era fundamental. O que importava para eles era sua lealdade a Cristo, não sua nacionalidade terrena. De fato, é isso que a Bíblia ensina. “A nossa cidadania, porém, está nos céus”, escreveu o apóstolo Paulo (Filipenses 3.20).

Por volta do ano 200, os habitantes pagãos da cidade Romana de Cartago (na atual Tunísia) também reconheceram isso, chamando os Cristãos de “terceira raça” de seres humanos.1  Eles queriam dizer que os Cristãos não eram considerados como pertencentes a nenhuma das duas categorias em que sua sociedade estava dividida: Judeus e Gentios. (Mal sabiam eles, mas estavam refletindo as palavras de Paulo em Gálatas 3.28 - “Não há Judeu nem Grego... pois todos são um em Cristo Jesus”). Isso ocorreu em uma época em que ser Cristão era se expor a uma imensa perseguição por parte das autoridades Romanas. Muitos Cristãos foram martirizados em Roma, Cartago e  Gália (França) sob o comando do Imperador Marco Aurélio (governou de 161 a 180). Em Lyon, houve massacres em massa de Cristãos no anfiteatro, enquanto outros foram martirizados individualmente por métodos cruelmente engenhosos, como serem assados até a morte em uma cadeira de ferro. Outro período de perseguição logo se seguiu, sob o imperador Septímio Severo (governou de 193 a 211), e depois vieram muitos outros.

A história da Igreja é uma história de perseguição, de sofrimento por Cristo. Houve muitos assassinatos  em massa de nossos irmãos e irmãs (consulte as páginas 8-14), como em Lyon, infelizmente desconhecidos e não reconhecidos nem mesmo pela maioria dos Cristãos. Se os Cristãos são considerados outra raça, o termo “genocídio” é particularmente apropriado. Jesus sofreu por nós e nos chama a sofrer por Ele. Não há como escapar disso, pois “todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2 Timóteo 3.12). Jesus teve o cuidado de alertar Seus seguidores sobre isso (João 15.18 - 16.4). Em nossa identificação com nosso Senhor, devemos estar prontos para esse sofrimento e prontos, se necessário, para pagar o preço final morrendo por Ele.

Grande parte dos escritos e pregações Cristãs que circulam em nosso mundo vem de contextos ocidentais, onde, por séculos, os Cristãos têm desfrutado de liberdade e, até recentemente, de aprovação geral da sociedade. Mas essa é uma situação anormal para os Cristãos em todo o mundo e ao longo da história. Além disso, as coisas estão mudando e cada vez mais todos nós nos deparamos com a questão: qual é a minha identidade? Se for uma identidade Cristã, fundamentada em Cristo e em Sua cruz, somos chamados a trilhar o caminho da cruz, o que trará consigo o opróbrio. Mas podemos aprender lições do passado, da fidelidade dos que nos antecederam (Hebreus 11), e aplicar essas lições à nossa própria época, à medida que procuramos ser fiéis a Cristo em um mundo ímpio que está nas mãos do maligno.

A Bíblia vê apenas duas categorias de pessoas: ou pertencemos a Cristo ou não pertencemos. “Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida”  (1 João 5.12). O mundo inevitavelmente perseguirá aqueles que pertencem a Cristo. Portanto, regozijemo-nos em todos os nossos sofrimentos, especialmente se nos for concedido o privilégio de sofrer por Cristo, e unamos nossas orações a todos os nossos concidadãos do céu. 

Dr Patrick Sookhdeo

Diretor Internacional, Ajuda Barnabas

"

 Tertuliano (155-220) relatou isso com indignação em Ad Nationes, livro 1, capítulo 8

More stories