"Até quando, Senhor?"

O sangue dos mártires ao longo dos séculos

“Jeremias Lamentando a Destruição de Jerusalém”, Rembrandt (1630)

 

O Cristianismo tem sofrido perseguições ao longo dos tempos, nos mais diversos contextos religiosos, políticos e culturais. Muitos crentes foram martirizados, muitas vezes às dezenas, centenas ou mesmo milhares. Aqui exploramos a história desses martírios, buscando encorajamento no fiel testemunho de nossos irmãos e irmãs e nas maravilhosas promessas de nosso Senhor Deus.

“Quando ele abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas daqueles que haviam sido mortos por causa da palavra de Deus e do testemunho que deram. Eles clamavam em alta voz: “Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue?” Então cada um deles recebeu uma veste branca, e foi-lhes dito que esperassem um pouco mais, até que se completasse o nome dos seus conservos e irmãos, que deveriam ser mortos como eles.” (Apocalipse 6.9-11)

Os meninos e meninas da Escola Secundária Lhubirira, no distrito de Kasese, em Uganda, estavam terminando o dia como de costume, cantando hinos juntos e se preparando para dormir. Ninguém esperava que, em uma hora, dois terços dos 60 alunos da escola residencial estariam mortos, massacrados por jihadistas afiliados ao Estado Islâmico (EI - também conhecido como ISIS, ISIL, Daesh).

Cerca de 40 alunos foram baleados, mortos a golpes de facão ou queimados vivos em seus dormitórios nesse ataque cruel em 16 de junho de 2023. Um segurança da escola também esta entre as vítimas. Os sons dos hinos Cristãos foram substituídos pela declaração Islâmica de “Allahu Akbar!”.

A perseguição anticristã assume muitas formas, geralmente de discriminação e marginalização. Os crentes podem se ver privados de oportunidades educacionais ou de emprego. Eles podem ser forçados a deixar suas terras ou ter acesso negado a vitais fontes de água. Eles podem ser excluídos da distribuição de ajuda.

No entanto, há uma linha de violência anticristã que persiste em quase toda a história da Igreja. Os Cristãos não sofreram apenas discriminação, mas massacres em massa. Há inúmeros exemplos de Cristãos sendo brutalmente mortos às dezenas, centenas ou até milhares. As crianças mortas de Kasese se juntaram a uma grande multidão de mortos de toda a história da Igreja e de muitas terras diferentes.

Um sobrevivente do terrível ataque a meninos e meninas Cristãos em uma escola de Uganda ficou com terríveis queimaduras 

PERSEGUIÇÃO E ASSASSINATOS EM MASSA NO INÍCIO

Não é de se admirar, portanto, que as almas daqueles que foram mortos por sua fé Cristã clamem ao Senhor - até quando isso continuará? A única resposta registrada é que essas mortes ocorrerão por “um pouco mais”, até que “o número total” de crentes tenha sido martirizado. Somente o Senhor conhece esse número total, mas sabemos que os Cristãos têm sofrido morte violenta desde as primeiras décadas após a morte e ressurreição do próprio Cristo, e continuarão a sofrer até o Seu retorno (Apocalipse 6.12-17).

Os primeiros assassinatos em massa de Cristãos ocorreram no Império Romano, principalmente sob os imperadores Nero (governou de 54 a 64 d.C.) e Domiciano (81 a 96 d.C.). Os massacres continuaram sob o Imperador Marco Aurélio (161-180), e muitos foram torturados e mortos no período de 250-312, um período de 62 anos antes da tolerância oficial do Cristianismo por Constantino, que incluiu as perseguições sob o Imperador Diocleciano (284-305).

Quando o Imperador Romano Diocleciano começou a reprimir o Cristianismo, ele exigiu que todos fizessem sacrifícios aos deuses Romanos. Entre os que se recusaram estava uma jovem Cristã chamada Demiana, que vivia em uma comunidade Cristã de cerca de 40 mulheres que se dedicavam à oração, ao jejum e à leitura da Bíblia. O imperador ordenou que seus soldados fossem até a casa no deserto onde essas mulheres viviam sua vida de devoção. Demiana, a líder do grupo, disse aos soldados: “Quanto a mim, adoro meu Senhor e Salvador Jesus Cristo, Seu Bom Pai e o Espírito Santo... em Seu nome morrerei e por Ele viverei para sempre”. Ela foi torturada de muitas formas agonizantes antes de ser decapitada com suas amigas.

Em um assassinato em massa ocorrido em 286, todos os membros de uma legião Romana de cerca de 6.600 Cristãos de Tebas, no Alto Egito, foram executados perto da cidade de Agauno (hoje Saint-Maurice, na atual Suíça). Os soldados haviam se recusado a cumprir a ordem do Imperador Maximiano de matar alguns Cristãos como um ato de celebração de uma vitória militar.

Não foi apenas o Império Romano que realizou esses massacres nos primeiros séculos da Igreja. A partir de 339, os crentes do Império Persa sofreram severa perseguição - em um único incidente, mais de 100 foram executados. No Iêmen, muitos Cristãos foram mortos por soldados do Rei Dhu Nuwas (também chamado Masruq), que era zeloso na propagação do Judaísmo e na perseguição aos Cristãos. Entre eles havia dezenas de homens Cristãos que foram mortos depois que a cidade de Najran foi forçada a se render ao exército do Rei Nuwas. Suas viúvas foram reunidas e ordenadas a se converter. Quando se recusaram, elas e seus filhos morreram em uma saraivada de flechas. Os soldados receberam ordens de atacar com espadas para acabar com qualquer possível sobrevivente. Pelo menos 177 mulheres e crianças morreram.

A ascensão do Islã

A ascensão do Islã no século VII foi o surgimento de uma fonte totalmente nova de perseguição feroz contra os Cristãos. No início, Maomé, o profeta do Islã, tolerava Judeus e Cristãos como companheiros monoteístas, mas isso mudou quando nem Judeus nem Cristãos aceitaram as crenças e práticas Islâmicas.

Uma doutrina Islâmica fundamental que ainda molda a forma como os Muçulmanos veem os Cristãos é a dos dhimmi. Os Cristãos e os Judeus tinham permissão para continuar vivendo no território conquistado pelos Muçulmanos sem mudar sua fé, mas somente se aceitassem o status de dhimmi – ou seja, um status de segunda classe como não cidadãos. Os dhimmi estavam sujeitos a regras e restrições humilhantes, incluindo o pagamento de um imposto jizya aos seus conquistadores Muçulmanos. Em teoria, apesar da humilhação, isso significava que os Cristãos poderiam viver com segurança em um Estado Islâmico. Na prática, porém, os Cristãos eram frequentemente mortos, às vezes aos milhares.

Em um exemplo, quando o Califa Berbere Abd al-Mumin conquistou a Tunísia em 1159, os habitantes Muçulmanos foram poupados, mas os Cristãos e Judeus foram obrigados a se converter ao Islã. Quando se recusaram, não foram subjugados como dhimmi - foram simplesmente massacrados.

A Geórgia, país da Europa Oriental, ainda se lembra da noite de 9 de março de 1226, quando 100.000 Cristãos Georgianos foram massacrados pelo exército Turcomano do Sultão Jalal al-Din de Corásmia. Recusando-se a renunciar sua fé, muitos foram decapitados. Os meninos foram castrados e as mulheres estupradas. Os bebês, arrancados dos braços de suas mães, tiveram suas cabeças esmagadas contra a ponte sobre o rio Kura. O rio corria com sangue.

Em outro exemplo, em 1342, o fanático rei Muçulmano de Ili (na atual província de Xinjiang, na China) ordenou que todos os Cristãos se convertessem ao Islã. Quando eles se recusaram, ele ordenou que sete missionários fossem torturados e decapitados. Depois disso, muitos outros fiéis - entre eles Chineses Han, Uigures, Cazaques, Mongóis e Russos - foram torturados até a morte.   

Hyder Ali, o Sultão de Mysore, no sul da Índia, foi outro governante Muçulmano que perseguiu cruelmente a Igreja. Em 1748, ele ordenou que cerca de 60.000 Cristãos Indianos derrotados fizessem uma marcha da morte de 325 quilômetros. Apenas um terço chegou ao seu destino - pelo menos 20.000 morreram e outros 20.000 não foram encontrados. O sucessor de Hyder como sultão, seu filho Tipu, seguiu os passos de seu pai massacrando 25.000 Cristãos e 25.000 Hindus na cidade de Mangaluru, na costa oeste da Índia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A execução de 55 Cristãos - incluindo Japoneses, Coreanos e Europeus - em Nagasaki em 1622, pintada por um Cristão Japonês desconhecido 

A difusão da fé Cristã e a morte de muitos

Muitas religiões, culturas e filosofias têm sido a fonte de perseguição anticristã e, especificamente, de atos de violência contra nossos irmãos e irmãs. O Evangelho é um anátema em muitos contextos diferentes.

O crescimento do Cristianismo no Japão, a partir de meados do século XVI, foi recebido com uma resposta feroz. Um poderoso daimyo (um governante proprietário de terras, semelhante a um senhor feudal) reprimiu os crentes em Nagasaki, que havia se tornado um centro da fé. Em fevereiro de 1597, 26 fiéis – 20 Japoneses e seis estrangeiros – foram crucificados na cidade. Estima-se que entre 4.000 e 40.000 crentes tinham sido mortos quando a proibição do Cristianismo foi suspensa em 1873.

A história foi semelhante na Coreia, onde os fiéis sofreram a primeira perseguição severa e generalizada em 1801 – 156 Cristãos foram decapitados e muitos outros morreram na prisão. Seguiram-se outras ondas de perseguição. A quarta, que começou em 1839, teve pelo menos 254 Cristãos mortos, seja por execução, tortura ou morte na prisão. Foi registrado que famílias inteiras morreram juntas. Estima-se que 8.000 crentes morreram na Grande Perseguição de 1866 a 1871. Cerca de 800 foram executados, mas a maioria foi assassinada por seus vizinhos ou morreu de fome em um exílio interno.

Um dos maiores assassinatos em massa de Cristãos em um único momento ocorreu na “Rebelião dos Boxers” de 1900 na China. Os Boxers – oficialmente chamados de Punhos Justos e Harmoniosos – se levantaram com o objetivo de retornar a China aos seus valores Confucionistas tradicionais, livrando seu país das influências Ocidentais. Cerca de 32.000 Cristãos Chineses foram massacrados, juntamente com 188 missionários estrangeiros. 

O genocídio esquecido

Até mesmo o número de Cristãos mortos na China na virada do século XX é tênue em comparação com o genocídio de 3,75 milhões de Cristãos Armênios, Assírios, Siríacos e Gregos que foram sistematicamente exterminados em uma campanha de 30 anos realizada pelos governantes do Império Otomano de 1893 a 1923. Esse genocídio foi corretamente chamado de genocídio esquecido – o mundo sabe pouco sobre os horrores que ocorreram na Turquia e em outras áreas controladas pelos Turcos Otomanos.

Os massacres de Cristãos começaram nas décadas anteriores à adoção pelo império do genocídio em massa como solução para “a questão Armênia”. Em 1843, pelo menos 10.000 Cristãos foram mortos no sudeste da Anatólia (atual Turquia), onde os crentes, tendo sido encorajados pelos cônsules Britânicos em Van e Mosul, pararam de pagar a jizya aos seus governantes Muçulmanos. Não houve ajuda militar por parte dos Britânicos depois que seu conselho de parar de pagar o imposto levou a esse massacre. Outros 10.000 Cristãos foram mortos no Líbano em 1860, e até 25.000 na Bulgária em 1876.

Cristãos em um acampamento da Cruz Vermelha perto de Jerusalém, por volta de 1917-19. Eles haviam fugido do genocídio Otomano dos Cristãos Armênios, Assírios, Siríacos e Gregos [Crédito da imagem: Biblioteca do Congresso]   

Entre 1894 e 1896, ocorreram massacres organizados de Cristãos, durante os quais cerca de 300.000 Armênios foram mortos. Os agentes do Sultão Abdul Hamid incitavam os Muçulmanos Turcos a se revoltarem contra seus vizinhos Cristãos Armênios, alegando que os Armênios estavam conspirando para os atacar. Esse procedimento foi repetido em 13 grandes cidades. Quando 8.000 Armênios foram mortos em Urfa, em dezembro de 1895, os jovens foram mortos pelo método Islâmico tradicional de abater animais para comer: eles foram jogados de costas, segurados pelas mãos e pés e, em seguida, suas gargantas foram cortadas enquanto uma oração era recitada.

“Fomos levados para outro vilarejo... Eles começaram a nos matar, um por um. Derrubaram meu irmão primeiro. Bateram em sua nuca. Minha irmã de seis meses foi atingida e caiu no chão. Eu estava com medo... me escondi…

“Quando acordamos, o sol estava brilhando. Vi um menino... ‘Como é que eles não mataram você?’ Ele disse: ‘Não sei’. Havia sangue por toda parte.”

– Depoimento de Nectar Vanetzian, um Cristão Armênio que foi um dos poucos sobreviventes de um ataque Otomano ao vilarejo de Tadem (atual Tadim, na Turquia) em 1915, o pior ano do Genocídio Armênio

Essa violenta perseguição foi retomada durante a Primeira Guerra Mundial. Somente em 1915, aproximadamente 800.000 Cristãos Armênios foram mortos, muitas vezes das formas mais brutais e desumanas. A mesma brutalidade foi aplicada contra os Cristãos Assírios, Siríacos e Gregos. Em 1900, os Cristãos representavam quase um terço da população da Turquia. Em 1927, eles eram menos de 2%.

O século XX

Não se sabe quantos Cristãos foram mortos pelos vários regimes totalitários comunistas e de extrema-direita do século XX. Segundo algumas estimativas, entre 12 e 20 milhões de Cristãos morreram na URSS, embora não possamos ter certeza de que essas vítimas da brutalidade Soviética foram todas mortas como mártires por sua fé. Mais de 100.000 líderes de igrejas foram mortos entre 1937 e 1941, no auge da campanha de Stalin contra a Igreja.

A repressão ao Cristianismo foi, no mínimo, ainda mais severa na China de Mao Tsé-Tung. Uma das diferenças entre o Marxismo-Leninismo da União Soviética e o comunismo de Mao era o foco Maoista na revolução por mudança de corações e mentes, e não por meio da ação de um pequeno grupo revolucionário (conhecido como vanguarda). Isso se prestava ainda mais claramente a práticas totalitárias  – o Maoismo não podia se contentar apenas com a conformidade externa, mas exigia uma concordância sincera com seu dogma. O totalitarismo foi mais severo durante a “Revolução Cultural” de 1966-76.

Nesse período, as autoridades Comunistas tentaram, por meio de métodos extremos e brutais, reafirmar o Maoismo. Mao exortou os partidários do comunismo a destruir os “quatro velhos”: velhas ideias, velhos costumes, velhos hábitos e velha cultura. Muitos fiéis Cristãos enfrentaram censura e prisão, enquanto os prédios das igrejas e as Bíblias foram destruídos. No caos geral e na tentativa subsequente de restaurar a ordem, entre 500.000 e dois milhões de pessoas perderam suas vidas, entre elas milhares de crentes. A Coreia do Norte de hoje tem semelhanças impressionantes com a China Maoista em sua insistência totalitária nos corações e mentes das pessoas e em sua denúncia feroz de qualquer religião, filosofia ou ideologia que desafie seu domínio.

Na última parte do século XX, o número de assassinatos em massa de Cristãos era menor. A perseguição ainda era intensa em muitas partes do mundo, mas geralmente estava mais relacionada à discriminação e à marginalização, muitas vezes resultando em pobreza desesperadora. Entretanto, o século XX viu o surgimento de ideologias religiosas extremistas, muitas vezes violentas, que estão por trás da matança em massa de fiéis ocorrida nos primeiros anos do século XXI.

A demolição da Igreja de Cristo Salvador em Moscou, 1931  

Nacionalismo Budista no Myanmar (Birmânia)

Pode ser uma surpresa para alguns leitores saber que o Budismo é responsável por alguns dos piores assassinatos em massa de Cristãos dos últimos tempos. Embora o nacionalismo Budista e as formas nacionalistas e extremistas de outras religiões do Sul e Sudeste Asiático tenham causado muitos problemas para nossos irmãos e irmãs, foi no Myanmar (Birmânia), em particular, que os extremistas Budistas se envolveram em massacres de Cristãos.

Durante seis décadas, o exército do Myanmar (Tatmadaw) – que, durante grande parte desse tempo, também foi o governo do país – tem praticado uma violenta perseguição contra os Cristãos. O Tatmadaw representa a identidade nacional dominante da etnia Birmanesa (ou Bamar) e da religião Budista. Esses dois elementos estão intrinsecamente ligados: “Ser Birmanês é ser Budista”, diz um ditado popular. Embora existam Budistas entre os grupos étnicos  minoritários não Bamar do Myanmar, muitos deles adotaram outras religiões. Os grupos Chin, Kachin e Karen são predominantemente Cristãos, e também há um número significativo de Cristãos entre os povos Kayah (Karenni), Shan e Naga.

O genocídio brutal perpetrado pelo Tatmadaw contra o povo Rohingya, de maioria Muçulmana, do Myanmar, foi corretamente condenado internacionalmente, mas pouco foi feito a respeito. Em junho de 2018, uma reportagem da Sky News concluiu que, como essa perseguição antimuçulmana ficou impune, o Tatmadaw se sentiu encorajado a voltar sua atenção para os Cristãos Kachin. Os relatórios descreveram “evidências de uma segunda campanha genocida”.

Essa campanha foi intensificada após o golpe de fevereiro de 2021, no qual os militares reafirmaram seu controle total sobre o governo do Myanmar. Os líderes do Tatmadaw emitiram instruções para “punir e destruir” os Cristãos de minorias étnicas. Centenas de pessoas morreram em bombardeios aéreos, ataques de artilharia e outros ataques militares a vilarejos Cristãos, escolas e edifícios de igrejas. Em apenas um incidente no dia de Natal de 2021, pelo menos 35 pessoas em uma área Cristã do estado de Kayah foram baleadas e queimadas. “Todos nós tínhamos lágrimas nos olhos”, disse um líder de igreja. “Não podíamos mais dizer Feliz Natal. O Natal foi muito sombrio para nós... A presença dos corpos queimados estava ao nosso redor.”

Uma menina forçada a fugir do bombardeio militar contra comunidades Cristãs no estado de Karen, no Myanmar, em 2021 [Crédito da imagem: Karen Women Organisation]  

A ascensão do Estado Islâmico    

O Estado Islâmico (EI - também conhecido como ISIS, ISIL, Daesh) surgiu em 2002, aproveitando o caos que se seguiu à invasão do Iraque liderada pelos EUA no ano seguinte para estabelecer sua posição na região. Foi a partir de 2010 que o EI ganhou destaque, capturando Raqqa na Síria em março de 2013 e a declarando a capital do EI. Em junho de 2014, o EI realizou um ataque relâmpago no norte e no oeste do Iraque, conquistando as cidades de Mosul e Tikrit, entre outras áreas. Em seu auge, o EI governou uma área que incorporava um terço do Iraque e um quarto da Síria, governando mais de oito milhões de pessoas. O EI declarou o estabelecimento de um califado, com seu líder Abu Bakr al-Baghdadi como o califa a quem todos os Muçulmanos devem fidelidade.

Os Cristãos no Iraque e na Síria controlados pelo EI estavam entre os muitos milhares que sofreram o tipo de brutalidade que nem mesmo outros grupos jihadistas haviam praticado. Os combatentes do EI chegaram a cortar e comer os corações de algumas de suas vítimas. Em 2016, primeiro a União Europeia, depois a Câmara dos Deputados dos EUA e, em seguida, o Parlamento do Reino Unido declararam genocídio o tratamento dado pelo EI aos Cristãos e a outras minorias religiosas (como os Yazidis).

O assassinato de 21 Cristãos pelo Estado Islâmico na Líbia, 2015

Em um massacre infame, o EI decapitou 21 Cristãos –  20 Egípcios e um Ganense –  em uma praia na Líbia em fevereiro de 2015. Cada uma das vítimas havia se recusado a se converter ao Islã. Os Cristãos Egípcios sussurraram o nome “Jesus” em Árabe enquanto morriam. Os terroristas então se voltaram para o crente Ganense, que declarou: “O Deus deles é o meu Deus”. Em um incidente semelhante, um ano depois, 34 Cristãos Etíopes foram decapitados por terroristas do EI.

Em julho de 2017, as forças Iraquianas libertaram Mosul do domínio do EI e retomaram o controle de todo o território Iraquiano anteriormente controlado pelo EI até o final daquele ano. Os combatentes das Forças Democráticas da Síria (SDF, da sigla em Inglês) libertaram Raqqa, a antiga capital do EI, em outubro de 2017, e, em março de 2019, o EI havia perdido todo o seu território Sírio, com as SDF anunciando a derrota do califado.

“Quantos de vocês estão dispostos a morrer por Cristo?”, perguntaram os professores da Escola Dominical às crianças da Igreja Evangélica Zion, em Batticaloa, Sri Lanka, na manhã da Páscoa de 2019. Todas as crianças levantaram a mão. Momentos depois, um homem-bomba se detonou na igreja, matando 15 adultos e 14 das crianças que haviam acabado de se comprometer a morrer pelo Nome de seu Senhor e Salvador. Esse atentado foi parte de um ataque coordenado por militantes do EI contra igrejas do Sri Lanka e outros locais onde se esperava que os Cristãos estivessem naquela Páscoa. O número final de mortos foi de 253.

O EI, no entanto, nunca foi totalmente erradicado. Ele continua sendo uma ameaça à segurança no Oriente Médio e em outros lugares, enquanto a África Subsaariana se tornou o local de contínuas atrocidades violentas cometidas contra Cristãos por terroristas Islâmicos, entre eles grupos afiliados ao EI. Em maio de 2022, por exemplo, o EI publicou um vídeo mostrando o assassinato de cerca de 20 Cristãos Nigerianos – uma vingança, segundo eles, pela morte do líder do EI Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurashi pelas forças especiais dos EUA na Síria no início daquele ano.

Tal é o escopo da atividade Islâmica nessa vasta região do mundo que, em novembro de 2020, o Índice Global de Terrorismo relatou “um aumento no terrorismo” que provou que a África havia se tornado o “centro de gravidade” do EI. Mais recentemente, especialistas, observaram que pelo menos 20 países Africanos sofreram atividades Islâmicas, fizeram previsões de um califado Islâmico que se estende do Atlântico ao Oceano Índico. 

República Democrática do Congo e Moçambique

Os jihadistas que realizaram a atrocidade de julho de 2023 em Uganda eram combatentes das Forças Democráticas Aliadas (ADF, da sigla em Inglês), um grupo que faz parte do Estado Islâmico na Província da África Central (ISCAP, da sigla em Inglês). O ADF foi formado em Uganda em meados da década de 1990 como um grupo rebelde que se opunha ao governo Ugandense. A tendência Islâmica dentro da ADF veio à tona em 2017, quando o grupo – agora baseado na República Democrática do Congo (RDC) – jurou lealdade ao EI.

O massacre em Uganda – resultado de um ataque através da fronteira porosa entre o oeste de Uganda e a fortaleza do ADF no nordeste da RDC – foi amplamente divulgado e condenado. No entanto, os Islâmicoss do ADF estão envolvidos há anos na matança em massa de Cristãos nas províncias de Quivu do Norte e Ituri, na RDC. 

Pelo menos 64 pessoas em áreas de maioria Cristã foram mortas em ataques do ADF em Quivu do Norte somente no início de março de 2023. Dezenove pessoas foram mortas em um ataque na manhã de domingo, no qual os Islâmicos também incendiaram um hospital. Alguns dias antes, 45 pessoas haviam sido mortas em um vilarejo vizinho. Em um único incidente, 17 fiéis foram mortos e 39 ficaram feridos quando uma bomba improvisada explodiu durante um culto da igreja na manhã de domingo na cidade de Kasindi, também em Quivu do Norte.

“Estou traumatizada por ver pessoas morrendo ao meu redor”, disse Masika, de 25 anos, cuja cunhada, sentada a poucos metros dela, morreu instantaneamente no ataque a bomba. Outro Cristão no nordeste da RDC declarou: “Nossa força só veio no amor e no conhecimento de nosso Salvador Jesus Cristo, que sabemos que nos deu esperança e estamos perseverando.”

Desde 2017, militantes Islâmicos têm realizado uma campanha brutal no norte de Moçambique contra Cristãos e Muçulmanos moderados que se recusam a se juntar à sua causa. O Estado Islâmico de Moçambique (ISM, da sigla em Inglês) - conhecido localmente como Al Shabaab (mas não vinculado ao grupo homônimo baseado na Somália) - matou quase 6.000 pessoas e deslocou 950.000 entre outubro de 2017 e o final de 2022. O ISM é a outra metade do Estado Islâmico na Província da África Central.

Em um massacre notável em novembro de 2020, o ISM decapitou 50 pessoas, a maioria delas Cristãs, em um campo de futebol na província de Cabo Delgado. A violência em Cabo Delgado tem persistido. Em apenas dois exemplos, o ISM anunciou a morte de mais de 20 Cristãos em outubro de 2022, e em fevereiro deste ano declarou que “os soldados do Califado (...) capturaram cinco Cristãos e os massacraram, louvado seja Deus”.

Nigéria

O Norte e o Cinturão Médio da Nigéria são atualmente o lugar mais mortal do mundo para os Cristãos, com crentes frequentemente massacrados por vários jihadistas, incluindo o Estado Islâmico, a Província da África Ocidental e o Boko Haram, juntamente com Islâmicos Fulani radicalizados. O número de mortos continua aumentando. De fevereiro de 2022 a janeiro de 2023, foram registradas 1.350 mortes de Cristãos nas mãos de Islamistas. Esse número é apenas uma estimativa conservadora - os contatos do Ajuda Barnabas na Nigéria acreditam que menos a metade dos assassinatos são relatados, o que significa que o número anual de Cristãos mortos pela violência extremista é de cerca de 3.000 ou mais.

Em setembro de 2021, 34 pessoas - a maioria mulheres e crianças - foram mortas na Área de Governo Local (LGA, da sigla em Inglês) de Kaura, uma área de maioria Cristã do estado de Kaduna. “Pretendemos fazer um enterro em massa para chamar a atenção do mundo para o que está acontecendo com nosso povo”, disse um líder da igreja local, mas o mundo não percebeu.

Em março de 2022, pelo menos mais 34 pessoas foram mortas por Islamistas na LGA de Kaura, e pelo menos outros 50 crentes foram assassinados em outras áreas de Kaduna no mesmo mês. O Pastor John Joseph Hayab, presidente da Associação Cristã da Nigéria em Kaduna, pediu “ação substancial do governo e das forças de segurança” - mas não houve ação. Dois meses depois, militantes Islâmicos mataram outros 32 Cristãos de Kaduna. Um enterro coletivo teve que ser interrompido porque os terroristas foram novamente avistados.

Os exemplos podem ser multiplicados, e Kaduna não é a única área afetada, mas isso dá apenas uma amostra dos horrores que estão sendo cometidos contra nossos irmãos e irmãs Nigerianos pelos inimigos implacáveis de Cristo e de Seu povo.

Espernça em meio à tristeza

Assassinatos em massa, massacres e até mesmo genocídio são uma parte intrínseca da história da Igreja. Eles ainda continuam. Continuarão por “um pouco mais” - até o retorno triunfal de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A passagem com a qual começamos este relato nos incentiva a olhar para frente com esperança, pois os mártires sob o altar de Deus recebem um manto branco e são abençoados com a paz eterna. Na plenitude dos tempos, eles - e todos os que amam o Senhor Jesus - serão reunidos com Ele.

Então um dos anciãos me perguntou: “Quem são estes que estão vestidos de branco, e de onde vieram?” Respondi: “Senhor, tu o sabes”. E ele disse: “Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro. Por isso, eles estão diante do trono de Deus e o servem dia e noite em seu santuário; e aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede. Não cairá sobre eles sol, e nenhum calor abrasador,
pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima”. (Apocalipse 7.13-17)

More stories