Editorial: Confiando em Cristo durante as tempestades de incerteza

14 June 2023

Share on

Vários dos discípulos do Senhor eram pescadores experientes, mas quando vemos sua reação à "um forte vendaval" (Marcos 4.37, NVI) que os apanhou no Mar da Galileia, nos vem à mente uma palavra: pânico.

A resposta inquieta dos discípulos é vista mais claramente nas suas palavras a Jesus: "Mestre, não te importas que morramos".

A tempestade foi inesperada. Se a tivessem previsto, não teriam partido naquela noite. Quando aconteceu, ficaram aterrorizados. Mas tinham-se esquecido do que o Senhor lhes dissera antes mesmo de entrarem no barco - que iriam "para o outro lado" (Marcos 4.35).

Se, a esta altura, os discípulos tivessem olhos para ver quem é Jesus e fé para acreditar nas Suas palavras, eles teriam lembrado que o Senhor já tinha afirmado que eles chegariam ao outro lado, com tempestade ou sem tempestade.

Na época em que o Ajuda Barnabas (então conhecido como Fundo Barnabas) foi fundado, há 30 anos, muitos acreditavam que o mundo estava entrando em uma época de paz e tranquilidade contínuas. A União Soviética havia caído e a Guerra Fria havia terminado. Todo o mundo estaria agora empenhado na democracia, na prosperidade e nos direitos humanos. Um teórico político apelidou-o de "O Fim da História".

No entanto, os 30 anos que se seguiram são suficientes para provar que a história não acabou. Surgiram muitas tempestades - conflitos armados e terrorismo, uma pandemia, uma crise alimentar cada vez mais grave, catástrofes naturais de intensidade e regularidade crescentes. Como discípulos, poderíamos muito bem gritar ao nosso Senhor Jesus Cristo: "Mestre, não te importas que morramos" 

No entanto, Cristo já disse que chegaremos ao outro lado e que aqueles que são Seus seguidores herdarão o Reino que lhes está preparado desde a fundação do mundo (Mateus 25.34). Como diz o compositor de um hino sobre a Igreja de Cristo:

Em meio a luta e tribulação, e do tumulto da sua guerra,
ela espera a consumação da paz eterna.
Até que, com a visão gloriosa, os seus olhos ansiosos sejam abençoados;
e a grande Igreja vencedora será a Igreja em repouso.

Além do mais, não só devemos confiar em Cristo e recusar-nos a entrar em pânico, como também, durante a nossa viagem pela vida, devemos ter uma compaixão ativa por aqueles que sofrem com as incertezas deste mundo, especialmente os nossos irmãos e irmãs Cristãos (Gálatas 6.10).

Lembre-se de que a promessa de chegar ao outro lado é para os crentes que servem os que sofrem e são perseguidos, pois o Senhor diz:

Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.
Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;
necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’. Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’
 (Mateus 25.34-6, 40)

Países Relacionados

Global