Editorial: O ministério do hospedeiro

18 July 2023

Share on

A história do Bom Samaritano é talvez a mais conhecida de todas as parábolas do Senhor. Ela tem sido amplamente contada como um guia de como as pessoas devem mostrar cuidado e compaixão para com os outros.

Lembre-se também que Cristo contou a parábola em resposta a uma indagação de "um perito na lei", que perguntou "o que preciso fazer para herdar a vida eterna" (Lucas 10.25). Cristo ensinava que podemos cumprir a lei de Deus, que nos convida a amar o próximo como a nós mesmos (v. 27), imitando as ações do Samaritano.

Mas também devemos ver o Bom Samaritano como uma imagem de Cristo. Só Ele pode cumprir verdadeiramente a lei de Deus, e já o fez em favor de pecadores como nós.

Assim como o hospedeiro da Parábola do Bom Samaritano, foi confiado ao Ajuda Barnabas um ministério de assistência aos que sofrem, que cumprimos dando ajuda e apoio prático aos Cristãos marginalizados e perseguidos em todo o mundo. [Crédito da Imagem: Sweet Publishing / Free Bible Images]

Há uma outra figura na história, muitas vezes esquecida: o hospedeiro, a quem o Bom Samaritano confia o bem-estar do homem ferido.

O ministério do Ajuda Barnabas é semelhante ao do hospedeiro. O Senhor - metaforicamente - traz até nós os feridos, os magoados, os sofredores e os perseguidos, confiando-os aos nossos cuidados. Nós cumprimos a responsabilidade que Ele nos deu ao dar ajuda e apoio prático aos crentes Cristãos, independentemente da distância ou diferença cultural.

O Senhor também suporta os custos - através dos nossos fiéis apoiadores - e, tal como o Samaritano (v.35), promete suprir as despesas decorrentes do nosso ministério de cuidados e apoio prático àqueles que, entre o Seu povo, precisam da nossa ajuda.

Isto significa a provisão não apenas dos custos financeiros, mas também da infinidade de outros meios espirituais e práticos necessários no trabalho quotidiano do Barnabas.

O Senhor tem providenciado tudo isso, e confiamos que continuará a fazê-lo enquanto Ele quiser que continuemos no nosso ministério de misericórdia para com o Seu povo sofredor e perseguido.

Países Relacionados

Global