Editorial: por que você me persegue?

5 September 2023

Share on

O relato da conversão de Saulo de Tarso - mais tarde Apóstolo Paulo - é muito apreciado por muitos crentes.

É um lembrete de que não há ninguém vivo que esteja fora do alcance da graça de Deus. Mais tarde, Paulo descreveu a sua indignidade porque "porque persegui a igreja de Deus" (1 Coríntios 15.9) e descreveu a si mesmo como "o pior" dos pecadores (1 Timóteo 1.15). No entanto, nem mesmo ele seria tão grande pecador a ponto de não ser salvo pelo Senhor.

Contudo, há outro conforto neste relato, que tem uma ressonância especial para os nossos irmãos e irmãs perseguidos em todo o mundo.

Os Cristãos perseguidos na Nigéria estão entre aqueles que mantêm a sua fé no Senhor que compartilha o seu sofrimento

Neste momento, os Cristãos estão morrendo de fome em Alto Carabaque. Estão sendo ameaçados no Paquistão - e o atentado contra um pastor em Faisalabad, no domingo, mostra que não se trata de ameaças vãs. Às dezenas de milhares, os Cristãos estão sendo massacrados na África Subsaariana.

Esses são apenas três exemplos da perseguição anticristã que cobre grande parte do mundo.

Saulo havia decidido destruir a Igreja - já havia arrastado Cristãos para a prisão (Atos 8.3). Ele continuou "ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor" (Atos 9.1) e partiu para Damasco para prender mais seguidores de Cristo.

Mas as palavras de Cristo, quando confrontou Saulo na estrada para Damasco, são intrigantes. Ele poderia ter perguntado, com razão, "Saulo, Saulo, por que persegue os Meus filhos?", ou "Saulo, Saulo, por que você persegue a minha Igreja?". Em vez disso, pergunta: "Saulo, Saulo, por que me persegue?" (Atos 9.4)

Cristo está tão intimamente identificado com a Sua Igreja no seu sofrimento, que aqueles que a perseguem O perseguem. O Senhor e a Igreja estão em tal comunhão um com o outro que, de certa forma, é Ele que está sendo baleado, passando fome, sendo ameaçado, preso, torturado, deslocado, marginalizado e caluniado.

O nosso Deus não é um observador passivo, deixando o Seu povo enfrentar a tribulação sozinho.

Este conhecimento pode ser um conforto para nós no nosso sofrimento. Devemos também orar para que seja um conforto para os nossos irmãos e irmãs perseguidos, onde quer que estejam e independentemente do que enfrentem.

Países Relacionados

Global