Daily Prayer - March 2024


Friday 1 March 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 1º Vários dos dez edifícios de igreja na cidade Cristã de Qaraqosh, no Iraque, já foram reparados e reconstruídos após a destruição causada por militantes do Estado Islâmico (EI, ISIS, ISIL, Daesh). Foi há quase dez anos, em agosto de 2014, que o EI tomou Qaraqosh e seus 45.000 habitantes Cristãos fugiram. A maioria dos deslocados ainda vive a apenas 66 km de distância, em Erbil, a capital do Curdistão Iraquiano. Ore para que mais pessoas possam retornar à sua cidade natal e para que aqueles que já retornaram encontrem emprego. Qaraqosh fica nas Planícies de Nínive, o antigo coração do Cristianismo Iraquiano.

Saturday 2 March 2024

SÁBADO, DIA 2 A hostilidade em relação aos Cristãos está aumentando no Cazaquistão à medida que a maioria Muçulmana vincula cada vez mais o nacionalismo à identidade Islâmica. A antipatia e a desconfiança de longa data em relação aos Cristãos convertidos do Islã estão, assim, começando a ser dirigidas contra todos os crentes, não apenas os convertidos do Cazaquistão, mas também os de origem Russa e Ucraniana. O Cazaquistão tem leis rígidas que restringem o ensino, as atividades e o registro religioso. As igrejas só podem se registrar se tiverem 50 membros localmente, 500 regionalmente e 5.000 nacionalmente - uma impossibilidade para igrejas menores. Peça para que os Cristãos do Cazaquistão recebam força e paciência para perseverar. Ore para que a hostilidade contra eles cesse e que as restrições sejam reduzidas, permitindo que os crentes cultuem livremente.

Sunday 3 March 2024

DOMINGO, DIA 3 Pai amoroso, oramos por todos os Cristãos que foram expulsos de suas casas por causa de sua crença em Ti. Quer estejam buscando refúgio em seu próprio país ou no exterior, depois de terem perdido suas posses e meios de subsistência, oramos para que se lembrem de que Tu és sua rocha, sua fortaleza e seu libertador. Por favor, dê a eles orientação e força para suportar perseguição, guerra, desastres naturais ou qualquer que seja a razão que os tenha deixado desabrigados. Ajuda-os a reconstruir suas vidas mais uma vez em segurança. Em nome de Cristo, oramos. (Salmo 18.2)

Monday 4 March 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 4 “Nesses momentos, quando oramos para superar essas adversidades, o Senhor Deus ouve, responde, orienta e protege”, disse “Marat”, um Cristão DO Quirguistão. Ele estava descrevendo como seu melhor amigo, um Muçulmano, ao saber que Marat havia decidido deixar o Islã e seguir Jesus, disse que daria um tiro na cabeça dele se tivesse uma arma. Zhumashbek disse que homens de seu vilarejo ameaçaram repetidamente jogá-lo no rio se ele não parasse de falar sobre sua nova fé Cristã. Rahat disse que todo o vilarejo tentou expulsar ele e sua família quando se tornaram Cristãos. Também negaram a ele água para suas plantações e não permitiram que ele pastoreasse seu gado. Ore por todos os Cristãos convertidos do Islã no Quirguistão, para que o Senhor os ajude a suportar a perseguição e a não ter medo.

Tuesday 5 March 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 5 O Cristianismo no Laos é visto como uma religião ocidental e os fiéis são tratados com suspeita e hostilidade. A situação é melhor para os Cristãos nas áreas urbanas, mas os crentes nas áreas rurais enfrentam perseguição frequente das autoridades locais e de suas próprias comunidades. Dez famílias Cristãs, que foram despejadas de três vilarejos no distrito de Samoey, na província de Saravan, em setembro de 2023, agora receberam novas terras em outro lugar pelas autoridades Laosianas. Ore para que elas possam reconstruir suas casas e meios de subsistência em paz. Ore para que a coragem desses fiéis crentes e de muitos outros Cristãos no Laos inspire outros a permanecerem firmes em Seu Nome.

Wednesday 6 March 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 6 A guerra regional que começou em outubro de 2023 está, no momento em que esta publicação é escrita, causando grande ansiedade às pessoas no Líbano, cerca de um terço das quais são Cristãs. A insegurança é especialmente grave entre as pessoas do sul, de onde muitos estão fugindo. O Líbano já está abrigando cerca de 1,5 milhão de refugiados, principalmente da Síria, incluindo Cristãos. A situação está colocando pressão adicional na economia atingida pela crise do país. Ore pela paz na região. Peça por orientação aos líderes do Líbano em controlar a economia. Ore para que nossos irmãos e irmãs busquem refúgio no Senhor (Salmo 34.4).

Thursday 7 March 2024

QUINTA-FEIRA, DIA 7 A maioria dos Cristãos na Líbia chegou de outros países Africanos, seja para trabalhar ou para tentar atravessar para a Europa e buscar asilo lá. Um pequeno número de Cristãos são Líbios convertidos do Islã. Em meio ao caos e à violência de uma Líbia fortemente Islâmica, com dois governos rivais e inúmeros grupos armados, até mesmo os Cristãos com emprego têm uma vida muito difícil. Eles são pobres e vulneráveis. Ninguém quer alugar instalações para inquilinos que as usariam para cultos Cristãos. Ore para que esta comunidade Cristã em constante mudança seja capaz de confortar, encorajar e edificar uns aos outros, encontrando força e esperança no Senhor.

Friday 8 March 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 8 Lembrando-se de que “Deus não é um Deus de desordem, mas de paz” (1 Coríntios 14.33), ore pelo Mali, que os observadores temem que possa se tornar um Estado falido. Houve quatro golpes de Estado desde 1991. Vários grupos separatistas armados e jihadistas se opõem ao governo, mas as últimas tropas de paz da ONU se retiraram no final de 2023. Em meio a isso, a pequena comunidade Cristã (2% da população) está tentando sobreviver. Os líderes da igreja são sequestrados de tempos em tempos por supostos Islâmicos. Louvado seja Deus pela libertação do ministro da igreja Alemã, Hans-Joachim Lohre, que viveu no Mali por mais de 30 anos. Ele foi libertado em novembro de 2023 depois de um ano em cativeiro.

Saturday 9 March 2024

SÁBADO, DIA 9 Aproximadamente um milhão de pessoas em Moçambique, de maioria Cristã, estão deslocadas, forçadas a fugir de ataques de Islâmicos no norte ou de desastres naturais. Os ataques jihadistas tiraram a vida de cerca de 1.800 Cristãos desde 2017. Não é de se admirar que Cabo Delgado, a província do norte mais afetada, seja conhecida como a “terra do medo”. Os militantes Islâmicos se vangloriam de matar Cristãos. Peça para que os enlutados sejam confortados, sabendo que seus entes queridos estão com o Senhor. Ore para que os homens violentos tenham um encontro transformador com o Príncipe da Paz. Peça para que as muitas necessidades dos desabrigados sejam supridas.

Sunday 10 March 2024

DOMINGO, DIA 10 Senhor Jesus, apresentamos a Ti os líderes da Igreja, os pastores e aqueles que compartilham a Tua Palavra em todo o mundo. Em muitos países, pode ser solitário e até perigoso ser alguém que Tu chamaste para propagar o Evangelho ou fortalecer o Teu povo. Oramos por proteção para esses líderes enquanto eles enfrentam dificuldades e hostilidade pelo Teu Reino. Se eles ou suas famílias tiverem que sofrer por Teu Nome, oramos para que Tu os ajude a se manterem firmes em meio a toda perseguição movida contra eles. Por favor, encha-os com Tua sabedoria e visão. Em Teu Santíssimo Nome, pedimos.

Monday 11 March 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 11 Dois prédios de igrejas no Myanmar foram alvo de ataques aéreos do Tatmadaw (exército do Myanmar) por volta das 10h15 do domingo, 7 de janeiro, no município de Khampat, na região de Sagaing. De acordo com relatos, pelo menos 15 pessoas foram mortas, incluindo cerca de oito crianças. Peça ao Príncipe da Paz para acabar com os ataques às minorias étnicas não Budistas do Myanmar. Ore para que os Cristãos, que têm suportado a violência das forças armadas de seu país por cerca de seis décadas, recebam a graça de continuar amando seus inimigos e orando por seus perseguidores (Mateus 5.44).

Tuesday 12 March 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 12 A Igreja está crescendo rapidamente no Nepal e os Cristãos são muito ativos no evangelismo. Isso muitas vezes causa ressentimento na maioria Hindu, bem como nos Budistas e nos seguidores da religião animista Kirat. Eles acusam os Cristãos de serem muito agressivos em sua divulgação e de oferecerem ajuda material em troca da conversão ao Cristianismo, especialmente após desastres naturais. Ore para que os Cristãos sejam sábios e ousados ao compartilharem sua fé e para que o Espírito Santo continue a trabalhar entre o povo do Nepal, levando-os ao arrependimento e à fé em Jesus como seu Senhor e Salvador.

Wednesday 13 March 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 13 O Níger, que já foi um dos países politicamente mais estáveis e religiosamente tolerantes do Sahel, foi engolido pelo terrorismo Islâmico que se espalhou pela região. A situação tornou-se mais incerta após um golpe militar em julho de 2023. Muitas agências de ajuda humanitária foram impedidas de operar no país, aumentando as dificuldades da população, inclusive de sua pequena minoria Cristã. Ore por força e proteção para os Cristãos (Provérbios 18.10). Peça orientação, sabedoria e compaixão para os líderes do Níger.

Thursday 14 March 2024

QUINTA-FEIRA, DIA 14 Na véspera de Natal, pelo menos 295 Cristãos Nigerianos foram mortos em ataques coordenados a 25 vilarejos isolados no estado de Plateau. Avisos foram enviados pelos agressores anteriormente, indicando que os moradores não comemorariam o Natal. No dia de Ano Novo (geralmente considerado por outras religiões como uma celebração Cristã), dois vilarejos no estado de Borno foram atacados simultaneamente, de modo que não puderam se ajudar mutuamente. “Os mercadores da morte vieram novamente e agora temos 17 pessoas para enterrar”, disse um pastor mais tarde. Agora, com a aproximação da Sexta-Feira Santa e do Domingo de Páscoa, ore para que o Senhor interrompa os planos daqueles que buscam matar os Cristãos nos dias em que eles se lembrarão especialmente a morte e a ressurreição do Senhor Jesus.

Friday 15 March 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 15 O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, anunciou que a unificação de seu país com a Coreia do Sul não é mais possível. Todas as organizações Norte-coreanas encarregadas da reunificação serão desmanteladas. A península Coreana está dividida desde 1953, quando terminou a Guerra da Coreia. Como nenhum tratado de paz foi assinado, as duas Coreias permaneceram tecnicamente em guerra desde então. Agora parece que a guerra pode se tornar uma realidade sombria novamente, com o Sr. Kim ameaçando um ataque nuclear à Coreia do Sul e a Coreia do Sul afirmando que responderá “várias vezes mais forte” a qualquer provocação do Norte. Em meio a essa situação, estão os Cristãos da Coreia do Sul, que oram muito, e os Cristãos da Coreia do Norte, que são extremamente perseguidos. Peça ao Senhor que dê paz aos corações de nossos irmãos e irmãs e que evite a guerra entre seus países.

Saturday 16 March 2024

SÁBADO, DIA 16 De acordo com estatísticas recentes, o Paquistão ultrapassou a Índia como o país com a segunda maior população Muçulmana do mundo. A minoria Cristã não está crescendo tão rápido quanto a maioria Muçulmana no Paquistão e, portanto, a porcentagem de Cristãos caiu, agora estimada entre 2% e 3%. Por favor, ore hoje especialmente pelas mulheres Cristãs no Paquistão, que são duplamente vulneráveis na sociedade Paquistanesa, por serem mulheres e não Muçulmanas. Ore para que elas sejam protegidas de sequestros e casamentos forçados com Muçulmanos (que envolvem conversão forçada ao Islã).

Sunday 17 March 2024

DOMINGO, DIA 17 Soberano Senhor, oramos pelas mulheres e meninas Cristãs que muitas vezes são extremamente vulneráveis em lugares de perseguição. Oramos por aquelas que são marginalizadas não apenas por seguirem a Cristo, mas também por causa de seu gênero. Oramos pelas viúvas e por aquelas cujos maridos estão na prisão, que ficam com pouco ou nenhum apoio para si mesmas e para seus filhos. Por favor, ajude-as a se amparar em Ti e a reconhecer a Tua graciosa provisão. Que elas cresçam em seu relacionamento Contigo em primeiro lugar e acima de tudo - seu protetor e força - para que possam continuar a proclamar o Teu Nome e ser uma bênção e testemunha para aqueles que as cercam. No precioso Nome de Jesus, oramos.

Monday 18 March 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 18 Parece haver um movimento nas mídias sociais da Arábia Saudita para promover as antigas deusas pagãs que eram adoradas na Península Arábica antes do nascimento do Islã no país. O objetivo parece ser o de dar ao país uma identidade mais nacionalista e menos religiosa. Um escritor afirmou que, na cultura Árabe pré-Islâmica, as mulheres “eram a entidade ideal e integrada”, sugerindo um contraste com o status inferior das mulheres no Islã. No Islã clássico, os tempos pré-Islâmicos são desprezados como jahiliyya (a era da ignorância) e a ideia de secularizar a Arábia Saudita parece quase inconcebível. De onde quer que esse debate online tenha surgido, ore para que ele leve a maiores liberdades para os Cristãos, para as mulheres e para todos os que lutam na sociedade Saudita estritamente Islâmica de hoje.

Tuesday 19 March 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 19 A Somália, o estado separatista Somalilândia e o vizinho que compartilham, a Etiópia, parecem estar prestes a entrar em guerra. A questão é a oposição da Somália ao fato de a Somalilândia ser reconhecida como um país independente. Tanto a Somália caótica quanto a Somalilândia estável são lugares extremamente perigosos para os Cristãos, principalmente os convertidos do Islã. Peça ao Senhor que cerque nossos irmãos e irmãs com Seus anjos e os proteja com o sangue de Cristo nas próximas semanas e meses.

Wednesday 20 March 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 20 Enquanto o Sri Lanka continua a enfrentar turbulências econômicas e políticas, a situação dos mais pobres se agrava, com inflação, falta de empregos e recursos limitados causando imenso sofrimento. Os membros da minoria Cristã (cerca de 8% da população) estão entre os mais pobres e também enfrentam a hostilidade de Budistas, Hindus e Muçulmanos extremistas. Peça para que nossos irmãos e irmãs permaneçam fortes e saibam que o Senhor está com eles onde quer que estejam (Josué 1.9).

Thursday 21 March 2024

QUINTA-FEIRA, DIA 21 Muitos Cristãos estão entre os milhões que fugiram de suas casas na República do Sudão para escapar da guerra civil que eclodiu em 2023. Há relatos de vários ataques contra líderes e edifícios de igrejas, alguns dos quais foram saqueados, queimados ou usados como bases militares. A pequena minoria Cristã do país já havia suportado décadas de severa perseguição sob o governo Islâmico de Omar al-Bashir antes de ser deposto em 2019. Louvado seja o Senhor pela fé inabalável de nossos irmãos e irmãs Sudaneses. Peça a Deus que proteja Seu povo e leve paz ao país.

Friday 22 March 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 22 Os militantes do Estado Islâmico (EI, ISIS, ISIL, Daesh) estão se tornando mais ativos novamente no nordeste da Síria. O noroeste é o último reduto remanescente dos rebeldes da guerra civil. No final do ano passado, várias partes do país foram bombardeadas por vários motivos diferentes pela Turquia, Israel, Rússia e EUA. Ore pela segurança e estabilidade na Síria, bem como pelo retorno às boas relações que existiam entre Muçulmanos e Cristãos antes do início da guerra civil em 2011. Peça que nossos irmãos e irmãs Cristãos tenham paz no Senhor, lembrando-se de Suas palavras: “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João 16.33).

Saturday 23 March 2024

SÁBADO, DIA 23 As crianças no Tajiquistão são proibidas de participar de atividades religiosas, exceto em funerais. A simples presença de crianças Cristãs nas dependências da igreja pode ser punida severamente. Por lei, as crianças só podem receber instrução religiosa de seus pais em casa. Esse é apenas um exemplo das severas restrições que os Cristãos enfrentam no Tajiquistão, onde nenhuma nova igreja foi registrada por mais de uma década. Ore por sabedoria e orientação para que os pais Cristãos ensinem a fé a seus filhos em casa. Peça que as famílias se alegrem sempre no Senhor (Filipenses 4.4) e que a Palavra de Deus não seja sufocada.

Sunday 24 March 2024

DOMINGO, DIA 24 Senhor Jesus Cristo, é uma ocasião muito alegre quando as pessoas decidem seguir a Ti como seu Salvador e Senhor. Agradecemos por haver tantas pessoas que vêm de outras religiões para Ti, muitas vezes com muito custo. Agradecemos por sua coragem e fé recém-descoberta, e oramos para que nossos irmãos e irmãs sejam abençoados além da medida em seu conhecimento e paixão ao buscarem mais de Ti. Sabemos que eles provavelmente encontrarão provações e sofrimento em sua caminhada Contigo. Oramos para que eles sejam fortalecidos pelo conhecimento de que Tu também estás caminhando com eles e lhes darás tudo o que precisam para suportar o que quer que enfrentem.

Monday 25 March 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 25 As congregações locais na Turquia estão enfrentando muitos desafios, inclusive obstáculos legais e administrativos que podem levá-las a serem fechadas por causa de documentação inadequada ou impostos acidentalmente não pagos. Ore pela orientação de Deus para aqueles que lidam com essa administração em nome de seus irmãos Cristãos, para que Ele mostre a eles todos os detalhes que devem ser observados, para que nada seja negligenciado. Ore também para que eles sejam agraciados com favor aos olhos das autoridades Turcas.

Tuesday 26 March 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 26 A comunidade Cristã no Turcomenistão está diminuindo à medida que mais e mais Cristãos de origem Russa deixam o país. Ore pelos Cristãos que permanecem, principalmente aqueles que são convertidos de origem Muçulmana. Neste país rigoroso e autoritário, eles têm pouco contato com o mundo fora do Turcomenistão. Peça que, em seu isolamento, eles possam estar ainda mais conscientes da presença do Senhor e da realidade de Sua promessa: “estarei sempre com vocês” (Mateus 28.20). Ore para que eles sejam abençoados com uma profunda percepção espiritual para ver Deus em todas as circunstâncias de suas vidas enquanto esperam para vê-Lo face a face na glória (Mateus 5.8).

Wednesday 27 March 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 27 As comunidades Cristãs na fronteira oeste de Uganda são vulneráveis a ataques de Islamistas da vizinha República Democrática do Congo. Um dos piores foi o massacre de 42 fiéis em um internato Cristão em junho de 2023. A maioria dos mortos eram alunos. Os jihadistas também assassinaram um casal de turistas brancos e seu guia local em outubro de 2023, vangloriando-se de terem matado “três Cristãos”. Felizmente, os planos para bombardear igrejas em Kampala e no distrito de Butambala em setembro e outubro de 2023 foram frustrados pela polícia. Peça que os Cristãos permaneçam fortes e corajosos, sabendo que o Senhor nunca os abandonará (Deuteronômio 31.6). À medida que a minoria Muçulmana busca avançar na implantação da sharia (lei Islâmica) na sociedade Ugandense, ore para que os Cristãos tenham sabedoria sobre como responder.

Thursday 28 March 2024

QUINTA-FEIRA, DIA 28 Dê graças pelo fato de as autoridades do Uzbequistão terem se tornado mais tolerantes com os Cristãos. Nas primeiras décadas desde sua criação em 1991, o país era um lugar repressivo para os seguidores do Príncipe da Paz. No entanto, desde a eleição do presidente Mirziyoyev em 2016, a hostilidade do Estado em relação aos Cristãos convertidos do Islã diminuiu e suas reuniões em casas não são mais alvo da polícia. O número de convertidos e o número de igrejas com registro oficial estão aumentando lentamente. Ore para que as restrições restantes sejam suspensas. Peça para que os convertidos sejam inabaláveis em sua fé, apesar da hostilidade que enfrentam da comunidade Muçulmana (1 Coríntios 15.58).

Friday 29 March 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 29 Deus Pai, somos impactados pela incrível graça que o Senhor nos mostrou na Cruz. O Senhor deu o Seu único Filho, o Senhor Jesus Cristo, que voluntariamente se ofereceu como sacrifício para tirar os nossos pecados. Ajude-nos a nunca esquecer que Jesus pagou o preço máximo por nós porque nos amava. Ajude-nos também a lembrar que há dezenas de milhares de crentes fiéis que pagaram esse preço por sua fidelidade a Ele em nosso mundo atual. Oramos para que, assim como a morte de Jesus abriu um caminho de volta ao Senhor, as mortes dos mártires Cristãos sejam um incentivo para nós e para as pessoas que ainda não O conhecem. Pedimos isso em nome de Cristo.

Saturday 30 March 2024

SÁBADO, DIA 30 Ore por uma “equipe Bíblica” de seis Cristãos que ministram entre os perseguidos Cristãos Hmong em áreas montanhosas isoladas do Vietnã. Eles visitam cerca de 60 comunidades de famílias de agricultores pobres. Na estação chuvosa (junho a novembro), a viagem é difícil e perigosa por causa dos frequentes deslizamentos de terra. A equipe ensina a Bíblia, ora com as famílias, visita os doentes, discipula os líderes da igreja local e incentiva os crentes a permanecerem firmes na fé, apesar das pressões que enfrentam. O Ajuda Barnabas contribui para sustentá-los.

Sunday 31 March 2024

DOMINGO, DIA 31 Senhor Jesus, agradecemos porque Tu és o caminho, a verdade e a vida e porque podemos chegar ao Pai por meio de Ti e somente de Ti. Temos a vida eterna por causa do que fizeste por nós quando morreste e ressuscitaste. Tu foste vitorioso sobre o pecado e a morte, e nós Te louvamos por compartilhares conosco esse glorioso poder da ressurreição. Obrigado por Tua promessa de que no céu todo Cristão terá cada lágrima enxugada de seus olhos. Que essa realidade de hoje e a maravilhosa esperança para o futuro nos fortaleçam e, especialmente, aos nossos irmãos e irmãs Cristãos que vivem agora com a pobreza e a perseguição, conflitos e desastres, tristeza e deslocamento. Obrigado porque, mesmo em meio ao sofrimento, podemos nos alegrar em nosso Salvador ressuscitado. (João 14.6; Apocalipse 21.4)