Daily Prayer - April 2024


Monday 1 April 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 1º Os Cristãos Africanos foram mobilizados para orações urgentes depois que pelo menos 15 crentes foram presos no final de novembro de 2023 na Mauritânia, um país que tem pena de morte por abandonar o Islã. Um vídeo de uma cerimônia de batismo se tornou público. Louvado seja Deus pelo fato de que, em 18 de dezembro, todos os Cristãos Mauritanos (convertidos do Islã) foram libertados sem acusação. Os Cristãos em oração em outros países alegraram-se com essa resposta às suas intercessões e alguns pediram que a oração continuasse para que as leis e estruturas da Mauritânia que “criminalizam ser Cristão” sejam revogadas. Junte-se a eles em oração para que chegue o dia em que os Mauritanos possam adorar abertamente o Senhor Jesus e falar publicamente sobre sua fé sem medo de punição.

Tuesday 2 April 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 2 Por favor, ore hoje pelos Cristãos no Marrocos, que em sua maioria são convertidos do Islã e seus filhos ou netos. O mês de jejum Muçulmano o Ramadã está em andamento, durante o qual é ilegal para os cidadãos ou habitantes do Marrocos comer ou beber em público durante o dia. Um dia típico do Ramadã começa com tambores ou com o arauto da cidade tocando uma trombeta para acordar as famílias para a refeição antes do amanhecer. Um canhão é disparado para marcar o início do jejum do dia e uma sirene de ataque aéreo à noite marca o fim do jejum. As pessoas vão à mesquita com mais frequência do que o normal durante o Ramadã. Nessa situação, os Cristãos Marroquinos devem ser ainda mais discretos do que o normal. Ore principalmente por aqueles que seguem a Cristo em segredo, sem que suas famílias saibam, nessa época em que se espera que os Muçulmanos sejam mais devotos em suas observâncias religiosas.

Wednesday 3 April 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 3 O líder de uma igreja Argelina, Pastor Youssef Ourahmane, ganhou parcialmente um recurso contra uma sentença de dois anos de prisão, que agora foi reduzida para um ano. Ele havia sido acusado de realizar uma reunião religiosa não autorizada em um prédio que não tinha permissão para ser usado para culto religioso. A alegação surgiu porque algumas famílias Cristãs estavam hospedadas em um complexo de igrejas com uma capela que havia sido lacrada pelas autoridades Argelinas. (Na última contagem, 49 edifícios de igrejas na Argélia foram forçados a fechar pelas autoridades, deixando apenas cerca de sete abertos). Youssef está recorrendo a um tribunal superior na esperança de obter uma decisão ainda mais favorável para que não tenha que ir para a prisão. Ore por ele, pelos Cristãos Argelinos que estão atualmente na prisão e por todo o povo do Senhor na Argélia, para que as dificuldades que enfrentam continuem a aproximá-los uns dos outros e de Deus.

Thursday 4 April 2024

QUINTA-FEIRA, DIA 4 No momento em que esta publicação é escrita, o conflito armado na Terra Santa continua. Ao orar sobre essa situação, lembre-se de todos os que estão sofrendo terrivelmente lá, inclusive os Cristãos de Gaza, que são menos de mil. Em meados de dezembro, 20 deles haviam sido mortos e a maioria dos demais estava abrigada em dois prédios de igrejas na área da Cidade Velha de Gaza. Naquele momento, eles ainda tinham algum estoque de alimentos, mas precisavam de medicamentos. Ore para que eles sintam a presença do Senhor com eles e ouçam Suas palavras em seus corações: “Não tenham medo, pequeno rebanho” (Lucas 12.32).

Friday 5 April 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 5 Mina Khajavi (de 60 anos), uma Cristã Iraniana convertida do Islã, foi intimada em 3 de janeiro a se apresentar dentro de cinco dias na notória Prisão Evin, em Teerã para iniciar sua sentença de seis anos de prisão. Ela foi presa em 2020 e condenada em 2022, mas foi considerada incapaz de ir para a prisão na época porque um carro a atropelou e quebrou seu tornozelo. Ela agora tem placas de metal em seu tornozelo e caminha mancando. Dois outros Cristãos presos com ela já estiveram na prisão e ambos foram libertados mais cedo. Ore para que Mina também seja libertada mais cedo.

Saturday 6 April 2024

SÁBADO, DIA 6 Esmail Narimanpour foi preso no Irã em 24 de dezembro, sua casa foi revistada e livros Cristãos confiscados. Esmail estava entre os vários Cristãos Iranianos de origem Muçulmana que foram inocentados das acusações de “propaganda” em 2021, mas que posteriormente foram obrigados a frequentar aulas sobre o Islã. Ore para que Esmail seja forte no Senhor e que, assim como os apóstolos, ele se alegre por ser “considerado digno de ser humilhado por causa do Nome” (Atos 5.41).

Sunday 7 April 2024

DOMINGO, DIA 7 Senhor Jesus Cristo, nós Te louvamos pelo crescimento da Igreja no Irã, apesar da perseguição e da pressão das autoridades Iranianas. Por favor, esteja com os Cristãos Iranianos na prisão hoje. Esteja com aqueles que foram libertados da custódia, mas proibidos de se reunir com outros crentes. Esteja com aqueles cuja punição é serem enviados a lugares remotos para o exílio interno. Dê a cada um deles uma consciência especial de Tua presença amorosa com eles. Permita que eles se regozijem em Ti. Edifique-os na fé e no entendimento para que continuem firmes e glorifiquem a Ti em tudo o que fizerem.

Monday 8 April 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 8 Muitos Cristãos Iranianos fugiram da pressão e da perseguição em sua terra natal e acabaram sendo detidos em prisões e campos na Turquia. Ore para que eles não fiquem abatidos, amargurados ou com medo e que seu tempo na prisão seja proveitoso para o Senhor. Peça que, no tempo certo, eles sejam libertados e, se for da vontade Dele, não sejam deportados de volta para o Irã, com todos os seus perigos para os Cristãos de origem Muçulmana e para os Cristãos envolvidos no ministério com Muçulmanos.

Tuesday 9 April 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 9 Hoje é o último dia do mês Islâmico do Ramadã, quando os Muçulmanos jejuam entre o amanhecer e o anoitecer, abstendo-se até mesmo de água. Muitos fazem isso não apenas para manter as regras de sua religião, mas também porque esperam se aproximar de Deus. Ore para que aqueles que anseiam por um relacionamento amoroso com seu Criador e a certeza de que seus pecados foram perdoados possam conhecer a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.

Wednesday 10 April 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 10 De acordo com a constituição das Maldivas, se um Maldivo deixar o Islã para seguir a Cristo, ele perderá sua cidadania. Louve a Deus por alguns indícios de uma atitude mais branda nas Maldivas com relação a esse ponto, embora a constituição permaneça inalterada. Ore para que isso continue progredindo e para que haja também um relaxamento de algumas das outras restrições, que proíbem qualquer culto público não Muçulmano, proíbem a construção de igrejas e restringem severamente a importação de Bíblias. Peça que o Senhor Jesus sustente a fé de Seu povo nas Maldivas, sejam cidadãos Maldivos ou trabalhadores migrantes da Índia e do Sri Lanka.

Thursday 11 April 2024

QUINTA-FEIRA, DIA 11 O nordeste da Índia tem uma porcentagem maior de Cristãos do que o resto do país, com os estados de Mizoram e Nagaland tendo grandes maiorias Cristãs. Essa região da Índia também apresenta níveis de pobreza mais elevados do que as demais. A população está crescendo, mas o número de empregos disponíveis não está acompanhando. A agricultura não é muito produtiva, devido à falta de capital para investir, problemas de armazenamento e falta de conhecimento de novas tecnologias agrícolas. Muitos jovens, em busca de emprego, migram para outras partes da Índia, onde são frequentemente discriminados e explorados. Peça as bênçãos de Deus sobre os esforços para aliviar a pobreza de nossos irmãos e irmãs no nordeste da Índia e ore para que, ao mesmo tempo, eles sejam sempre “ricos para com Deus” (Lucas 12.21).

Friday 12 April 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 12 Suas orações por Musarrat Bibi, uma viúva Cristã no Paquistão, e seu colega Muçulmano Mohammad Sarmad foram respondidas. Ambos foram absolvidos em 8 de dezembro de 2023 das acusações de “blasfêmia” feitas contra eles em abril daquele ano. Eles estavam limpando um depósito na escola onde trabalhavam e queimaram alguns papéis descartados, que seus acusadores disseram ser páginas do Alcorão. Por serem analfabetos, nenhum deles sabia o que estava queimando. Louvado seja Deus pelo fato de o juiz do tribunal de Arifwala, distrito de Pakpattan, tê-los declarado inocentes. Um veredicto de culpa teria resultado em penas de prisão perpétua.

Saturday 13 April 2024

SÁBADO, DIA 13 O Barnabas apoia 121 escolas Cristãs no Paquistão, das quais 45 são para os filhos de Cristãos pobres que trabalham em olarias. No momento em que esta publicação é escrita, estas 45 escolas estão ajudando 2.719 crianças a romper com o ciclo de analfabetismo e pobreza que prendeu as gerações anteriores - crianças como Yashua. Até recentemente, esperava-se que Yashua fosse trabalhar nas olarias, onde seu pai trabalha desde a infância. No entanto, agora Yashua está recebendo educação gratuita em uma escola financiada pelo Barnabas, o que o ajuda a se aproximar de seu sonho de se tornar um médico. Agradeça pelas oportunidades que essas escolas dão às crianças Cristãs de crescerem em sua fé e conhecimento. Ore para que, como resultado, as comunidades Cristãs pobres sejam fortalecidas.

Sunday 14 April 2024

DOMINGO, DIA 14 Pai Celestial, pedimos que proteja os Cristãos do Paquistão, que são desprezados pela sociedade em geral. Que eles saibam que são o tesouro do Senhor Todo-Poderoso. Embora, como uma minoria pequena e pobre, eles sejam fracos e impotentes, que eles saibam que o Senhor está segurando a mão deles e os ajudará. Apesar das dificuldades da vida cotidiana e da constante possibilidade de serem violentamente atacados ou falsamente acusados, que eles continuem crescendo na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, em cujo nome oramos. (Isaías 41.13-14; Malaquias 3.17; 2 Pedro 3.18)

Monday 15 April 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 15 Bangladesh reelegeu sua primeira-ministra, Sheikh Hasina Wazed (de 76 anos). É seu quarto mandato consecutivo no cargo e o quinto no total. O principal partido de oposição boicotou as eleições de 7 de janeiro e se recusou a aceitar o resultado. Sheikh Hasina fez muito para proteger os direitos dos Cristãos e de outras minorias não Muçulmanas em Bangladesh. Ela afirmou a igualdade de todos os cidadãos de Bangladesh e seu governo pagou pela restauração de 84 igrejas e financiou parcialmente outros 643 projetos de construção de igrejas. Ore para que tais políticas sejam mantidas durante seu novo mandato e pelo fim da agitação política e da violência que assolaram o país no período que antecedeu a eleição.

Tuesday 16 April 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 16 Até o final de 2024, mais de 50 países, que juntos abrigam metade da população do planeta, terão realizado eleições nacionais. Em muitas nações, o tratamento dado aos Cristãos e a outras minorias depende muito da atitude do indivíduo no topo da hierarquia política. Lembrando-se de que, em última análise, é Deus quem “destrona reis e os estabelece” (Daniel 2.21), ore para que Ele realize Seus propósitos por meio dessas eleições.

Wednesday 17 April 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 17 Louvado seja Deus pela libertação do cativeiro de Treasure Ayuba (agora com 15 anos). Ele havia sido sequestrado da Escola Batista Bethel de Ensino Médio, no estado de Kaduna, na Nigéria, junto com outros 120 alunos em 5 de julho de 2021, quando tinha 12 anos. Todos os outros alunos foram libertados, em grupos ou individualmente, nos seis meses seguintes, deixando Treasure sozinho com os terroristas por mais quase dois anos. Ore pelo toque de cura do Senhor Jesus em Seu filho Treasure, enquanto ele se recupera de sua provação em corpo, mente e espírito.

Thursday 18 April 2024

QUINTA-FEIRA, DIA 18 Os pastores continuam a ser o principal alvo dos terroristas na Nigéria. Em 11 de outubro de 2023, o Pastor David Musa foi sequestrado a caminho de sua propriedade rural no estado de Kogi e morto a tiros três dias depois. Em 17 de novembro, o Pastor Amako Maraya, no estado de Kaduna, foi morto a tiros e sua esposa Grace foi sequestrada quando militantes invadiram sua casa. Grace foi libertada em 20 de novembro. Ore por suas famílias enlutadas e por suas congregações, deixadas como ovelhas sem pastor. Que eles sejam encorajados por saberem que David e Amako são honrados no céu como aqueles que foram mortos a serviço de Cristo (Apocalipse 6.11).

Friday 19 April 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 19 Terroristas do Boko Haram atacaram o vilarejo Nigeriano de Geidam, no estado de Yobe, por volta das 2 horas da manhã do dia 5 de janeiro. Pelo menos seis pessoas foram mortas, incluindo o Pastor Luka Levong e o tesoureiro da igreja, Maina Abdullahi. Várias casas e um prédio da igreja foram incendiados. Muitos outros ataques como esse estão acontecendo o tempo todo no norte e no Cinturão Médio da Nigéria, onde cerca de 45.000 Cristãos foram mortos desde 2009. Ore para que esse ataque constante não “desgaste os santos do Altíssimo” (Daniel 7.25 ESV versão em Inglês) e que Deus dê a Seus filhos na Nigéria a força e a perseverança necessárias para resistir.

Saturday 20 April 2024

SÁBADO, DIA 20 Por favor, ore pelos Cristãos em toda a África, enquanto eles continuam enfrentando a violência anticristã em todo o continente. Desde 2009, mais de 50.000 Cristãos foram mortos por extremistas em toda a África Subsariana - 45.000 apenas na Nigéria. Peça ao Senhor que os governos e as forças de segurança sejam capazes de proteger os inocentes e que a paz e a estabilidade substituam a violência que tantos têm de suportar.

Sunday 21 April 2024

DOMINGO, DIA 21 Ó Jesus, nosso querido Senhor e Salvador, nós Te louvamos pela presença contínua de seus seguidores no Egito nos últimos 2.000 anos. Obrigado pela fidelidade deles, apesar dos séculos de perseguição. Agradecemos também pela forma como as pressões diminuíram nos últimos anos, dando a eles algum alívio. Obrigado pelo número crescente de igrejas que receberam registro e pelo número cada vez menor de ataques violentos contra os Cristãos. Por favor, mantenha nossos irmãos e irmãs fortes em Ti, seja qual for o futuro terreno deles.

Monday 22 April 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 22 Mais de 900 Cristãos Iraquianos se reuniram para celebrar sua fé em uma conferência de três dias parcialmente financiada pelo Barnabas em Erbil. Outros 450 fiéis assistiram pelo Facebook. A maioria dos participantes, com idades entre 17 e 40 anos, havia sido deslocada à força em 2014 de Mossul e das Planícies de Nínive pelo Estado Islâmico (EI, também chamado de ISIS, ISIL, Daesh). A conferência encorajou os crentes e os ajudou a crescer em sua fé. Louvado seja Deus pela firmeza de nossos irmãos e irmãs que suportaram tanto por causa de seu amor ao Senhor.

Tuesday 23 April 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 23 Quatro pessoas morreram e cerca de 50 ficaram feridas quando uma bomba foi detonada durante um culto em uma igreja no sul das Filipinas no domingo, 3 de dezembro. Militantes do Estado Islâmico (EI, ISIS, ISIL, Daesh) reivindicaram a responsabilidade pelo ataque ao culto, que foi realizado em um ginásio universitário em Marawi, na ilha de Mindanao. Embora os Muçulmanos sejam uma minoria nas Filipinas em geral, eles são dominantes no sul. Peça ao Senhor que conforte os que choram e proteja Seu povo no sul das Filipinas.

Wednesday 24 April 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 24 Papua, a parte mais oriental da Indonésia, é rica em minerais, biodiversidade e produtos marinhos. No entanto, os povos indígenas, que são principalmente Cristãos, são pobres. Seu padrão de vida é um dos mais baixos da Indonésia, e eles são frequentemente atacados pelo exército Indonésio. Muçulmanos de outras partes da Indonésia (o país Muçulmano mais populoso do mundo) estão se estabelecendo em Papua, enfraquecendo ainda mais a voz dos Cristãos de Papua, que estão se tornando uma minoria em suas próprias províncias. Agradeça ao Senhor que Ele tem um plano e um propósito para Papua e para o Seu povo lá e que ninguém pode frustrá-Lo (Isaías 14.27). Peça que as necessidades dos Cristãos Papuásios sejam atendidas, especialmente no que se refere à assistência médica, que é muito difícil para muitos deles.

Thursday 25 April 2024

QUINTA-FEIRA, DIA 25 “Esta é uma resposta às orações”, declararam nossos parceiros da igreja quando o food.gives transportava uma mistura de sopa seca enriquecida com vitaminas dos EUA para o Haiti, que sofre com a pobreza. Depois de reidratada, a mistura forneceu pelo menos 40.000 porções de sopa para Cristãos famintos em centros comunitários, escolas e outros programas de ajuda. O Barnabas também financiou quatro voos que transportaram suprimentos médicos muito necessários em pistas de pouso remotas na ilha, evitando portos marítimos controlados por gangues criminosas. Agradeça pela chegada segura da sopa e dos medicamentos. Ore por uma liderança forte para restaurar a lei e a ordem no Haiti.

Friday 26 April 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 26 Por favor, continue orando pelos quase 120.000 refugiados Cristãos Armênios, incluindo 30.000 crianças, que fugiram de sua antiga terra natal, Alto Carabaque, quando ela foi tomada pelo Azerbaijão. A maioria deles está agora na Armênia, um país pobre lutando para atender às necessidades dos recém-chegados, que estão lotando as casas de parentes distantes ou ficando em salões de igrejas. O Barnabas está ajudando-os por meio das igrejas Armênias. Os refugiados chegaram exaustos, desnutridos e traumatizados, tendo suportado um bloqueio de nove meses que levou a uma grave escassez de alimentos. “Vivemos pela graça de Deus, dando glória a cada noite e manhã. Isso nos dá forças para enfrentar a situação”, disse a avó Anahit, uma das refugiadas. Peça a Deus que os guie enquanto eles procuram se estabelecer e encontrar lares permanentes e novas maneiras de ganhar a vida.

Saturday 27 April 2024

SÁBADO, DIA 27 Apesar de uma lei que garante a liberdade de religião, há partes da Bielorrússia em que os Cristãos de certas denominações são alvo de desconfiança e enfrentam uma série de regulamentos restritivos. Os crentes Bielorrussos, sofrendo de muitas maneiras eles mesmo, ficam muito comovidos ao ouvir sobre a situação de outros Cristãos. Após um sermão de um palestrante do Barnabas, uma mulher esvaziou sua carteira e ofereceu o conteúdo ao palestrante. “Mas é seu último dinheiro”, protestou ele, ciente de que Belarus é um país pobre. Ela respondeu: “Hoje eu entendi que há pessoas que estão em uma situação muito pior do que a nossa. Por favor, pegue isso e dê àqueles que não têm nada”. O orador do Barnabas mal conseguia conter as lágrimas. Ore para que os Cristãos generosos e compassivos de Belarus conheçam a bênção e a provisão de Deus em suas próprias vidas (Lucas 6.38)

Sunday 28 April 2024

DOMINGO, DIA 28 Senhor Deus, que tudo sabe e tudo vê, oramos pelos Cristãos que estão na prisão na Eritreia, sofrendo de calor e frio, fome e sede, espancamentos e tortura. Embora sejam proibidos de cantar ou orar em voz alta, permita que eles cantem e orem ao Senhor em seus corações. Embora não tenham permissão para ler livros religiosos, que o Espírito Santo os faça lembrar de tudo o que Jesus disse. Oramos especialmente pelos pastores e estudantes de teologia, muitas vezes escolhidos para receberem punição extra ou ficarem mais tempo na prisão. Que o amor, a alegria e a paciência deles glorifiquem o Senhor Jesus, em cujo nome oramos.

Monday 29 April 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 29 No momento em que esta publicação é escrita, centenas de pessoas já morreram de fome em uma nova crise alimentar na região de Tigré, no norte da Etiópia. As previsões indicam que até meados de 2024 haverá uma emergência quase nacional que poderá resultar em meio milhão de mortes. A causa básica é a seca, mas Tigré ainda não se recuperou de uma guerra de dois anos (2020-2022) que devastou sua infraestrutura, tornando-a particularmente vulnerável. “As pessoas aceitaram o luto e os funerais diários, e compreenderam que estão destinadas a morrer”, disse um médico Etíope na cidade de Shire, lamentando que muitos em Tigré já tivessem perdido a esperança. O povo de Tigré é quase todo Cristão. Clame ao Senhor em favor deles, para que a ajuda alimentar seja entregue e a chuva caia, na quantidade certa, onde quer que seja necessária na Etiópia.

Tuesday 30 April 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 30 Por favor, peça a bênção de Deus para a nova iniciativa do Ajuda Barnabas, “Oportunidade África”. O objetivo é ajudar as comunidades Cristãs na África a se tornarem resilientes e autossuficientes diante da violência anticristã e dos desastres naturais cada vez mais frequentes causados por condições climáticas extremas. Se Deus quiser, o Oportunidade África incluirá infraestrutura como água e energia solar, custos iniciais para agricultura sustentável e outros meios de subsistência, projetos médicos locais e capacitação humana por meio de treinamento de vários tipos. Ore para que Ele nos guie em tudo.