Daily Prayer - May 2024


Wednesday 1 May 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 1º “Eles estão queimando os prédios da igreja, atacando os pastores e sequestrando os membros da igreja. Membros do coral e grupos foram atacados e outros foram sequestrados tanto durante os ensaios do coral quanto durante as orações noturnas”, escreveu um líder de igreja Nigeriano para o Ajuda Barnabas. Ações como essa estão forçando o fechamento de igrejas em algumas partes da Nigéria. No estado de Kaduna, mais de 200 igrejas tiveram que fechar em um período recente de quatro anos. Muitos Cristãos agora se reúnem para cultos em casas ou debaixo de árvores em seus vilarejos. Esses ataques a edifícios de igrejas se somam a um número estimado de 45.000 Cristãos mortos na Nigéria desde 2009. Ore para que o Senhor tenha misericórdia de Seu povo na Nigéria e acabe com seu sofrimento.

Thursday 2 May 2024

QUINTA-FEIRA, DIA 2 Trinta pessoas foram mortas por supostos extremistas Fulani, armados com pistolas, que atacaram um grupo de vilarejos Cristãos na Área do Governo Local de Mangu, estado de Plateau, na Nigéria, pouco depois da meia-noite de 24 de janeiro. Muitos outros ataques ocorrem e nunca são relatados ao mundo em geral. Ore para que os crentes Nigerianos enlutados sejam fortalecidos ao se lembrarem de que a tristeza e o lamento deles são conhecidos por Deus, que vê e valoriza cada lágrima que eles derramam (Salmo 56.8).

Friday 3 May 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 3 O marido de Nambam, cujo nome era Barnabas (Barnabé), foi morto em um ataque anticristão na Nigéria em 2023. O Ajuda Barnabas forneceu uma casa simples de três cômodos para ela e seus filhos, com um terreno ao redor onde ela pode cultivar alimentos. Ela diz: “Depois que meu marido foi morto, perdi a esperança. Eu não sabia que Deus traria conforto e esperança da nossa família Cristã por meio do Ajuda Barnabas”. Ore para que o Senhor guie o Ajuda Barnabas enquanto buscamos fornecer casas para outras famílias que ficaram desabrigadas pela violência anticristã na Nigéria.

Saturday 4 May 2024

SÁBADO, DIA 4 As eleições presidenciais no Chade estão programadas para depois de amanhã, 6 de maio. A votação foi colocada em dúvida depois que o principal candidato da oposição, Yaya Dillo Djérou, foi morto a tiros em um confronto com as forças do governo em 28 de fevereiro. Ore para que a eleição seja conduzida em paz e segurança e para que quem quer que seja eleito governe de forma sábia e justa para todos os cidadãos. Os Cristãos no Chade, pouco mais de um terço da população, frequentemente sofrem discriminação por parte da maioria Muçulmana, que domina a política, o serviço público, as forças armadas e os negócios no Chade. Ore por proteção para os Cristãos neste país desesperadamente pobre.

Sunday 5 May 2024

DOMINGO, DIA 5 Apresentamos a Ti hoje, querido Pai, nossos irmãos e irmãs Cristãos no Vietnã. Sabemos que alguns enfrentam dificuldades por serem Teus filhos, enquanto outros não, mas oramos para que todos sejam edificados em sua fé. Oramos por aqueles a quem são negados documentos básicos e que, portanto, não podem obter assistência médica ou escolar. Oramos por aqueles que são mantidos sob vigilância, intimidados, espancados ou presos. Oramos por aqueles que são convocados para “sessões de crítica”, onde são criticados publicamente para tentar fazer com que neguem a Cristo. Em Teu Nome, pedimos que dê a eles resistência, coragem e perseverança em abundância.

Monday 6 May 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 6 “Esta é uma área verde”, disseram os líderes do governo local a Y, que estava plantando igrejas em Java, na Indonésia. Verde é a cor do Islã, portanto, essa declaração significava que eles não queriam nenhum Cristão ou atividades Cristãs em sua área. Y reduziu suas atividades ministeriais, mas não parou. Ela chegou a um ponto em que era necessário um prédio para os Cristãos se reunirem, mas a lei Indonésia exige a aprovação de 60 famílias locais não Cristãs para a construção de uma nova igreja. Os Cristãos oraram e jejuaram e, reunindo coragem, Y começou a tentar coletar as assinaturas necessárias, até mesmo dos líderes do governo local que pareciam odiá-la. Para sua surpresa, todos eles assinaram a concordância com a proposta da “casa de oração” Cristã. Louve a Deus por isso e peça Sua bênção e orientação contínuas para a crescente congregação.

Tuesday 7 May 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 7 O vasto país da Indonésia elegeu um novo presidente em fevereiro, depois que Joko Widodo completou os dois mandatos permitidos pela constituição. Ele foi sucedido por Prabowo Subianto, um ex-general e ex-ministro da Defesa de 72 anos. O caminho de Subianto para a vitória contou com o apoio de Joko Widodo, cujo filho Gibran Rakabuming Raka foi nomeado candidato a vice-presidente de Subianto. Joko Widodo fez muito para combater o extremismo Islâmico e para ajudar os Cristãos Indonésios durante seu mandato. Ore para que o Presidente Subianto sirva o país que tem mais Muçulmanos do que qualquer outro com sabedoria, compaixão e justiça.

Wednesday 8 May 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 8 Tuncer Cihan, de 52 anos, foi morto a tiros por dois homens armados mascarados durante um culto na igreja no domingo, 28 de janeiro, em Istambul, na Turquia. Aparentemente, foi um assassinato direcionado, e ninguém mais na congregação (que incluía Cristãos Europeus) foi atingido. Tuncer era um Turco convertido do Islã ao Cristianismo. Mais tarde, o Estado Islâmico (EI - também conhecido como ISIS, ISIL, Daesh) reivindicou a responsabilidade pelo ataque, dizendo que foi uma resposta aos apelos de seus líderes para atingir Judeus e Cristãos. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, enviou condolências aos líderes da igreja e a polícia foi rápida em efetuar prisões. Ore pela proteção de todos os Cristãos na Turquia, especialmente aqueles que se converteram do Islã.

Thursday 9 May 2024

QUINTA-FEIRA, DIA 9 A partir deste mês, a antiga igreja de São Salvador em Chora, em Istambul, na Turquia, será usada como mesquita. Datada do século IV, a igreja foi primeiramente convertida em uma mesquita depois que os Otomanos conquistaram Istambul (então chamada de Constantinopla) em 1453. A edificação foi reaproveitada como museu em meados do século XX, época em que a Turquia era uma república secular. O plano de usá-la como mesquita novamente data de 2020, quando o Presidente Erdoğan emitiu um decreto que também ordenava que a renomada catedral Hagia Sophia de Istambul fosse usada como mesquita a partir daquele ano. Ore para que os Cristãos na Turquia não fiquem desanimados e para que chegue o dia em que ela seja usada novamente para a adoração Cristã.

Friday 10 May 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 10 Cerca de 120.000 Cristãos Armênios de Alto Carabaque fugiram para a Armênia há sete meses, quando o Azerbaijão tomou o controle de Alto Carabaque. Ore por eles enquanto recomeçam suas vidas, tentando encontrar novas maneiras de se sustentar e lares permanentes em vez de salões de igreja ou quartos vagos de parentes distantes. O Barnabas está enviando ajuda. Peça que o Senhor os conforte na perda repentina de sua amada terra natal, que está repleta de antigas igrejas Armênias e khachkars (cruzes de pedra esculpidas de forma minuciosa).

Saturday 11 May 2024

SÁBADO, DIA 11 O Azerbaijão está destruindo sistematicamente a história do Cristianismo Armênio em Alto Carabaque. Alguns edifícios Cristãos foram derrubados e as pedras removidas, de modo que parece que nada jamais existiu ali. Outros foram convertidos para usos não Cristãos. Em outros casos ainda, o Azerbaijão escreve uma nova história para os edifícios ou para os khachkars (cruzes de pedra), alegando que as inscrições Armênias são “falsificações” adicionadas ao trabalho original de uma tribo desaparecida de “Albaneses Caucasianos”. Tudo isso continua, apesar da proibição da Corte Internacional de Justiça. De fato, o Azerbaijão está limpando etnicamente não apenas a terra, mas também o registro histórico. É como se eles estivessem tentando persuadir o mundo de que os Armênios, que se tornaram a primeira nação Cristã em 301, nunca existiram. Ore para que o Azerbaijão pare com essa destruição.

Sunday 12 May 2024

DOMINGO, DIA 12 Obrigado, Senhor Jesus, pela coragem e perseverança de Teus seguidores na Coreia do Norte. Proteja-os enquanto eles se reúnem para adorar a Ti, sabendo que serão terrivelmente perseguidos se forem pegos fazendo isso. Esteja com eles enquanto leem a Tua Palavra em um país onde Cristãos foram executados apenas por possuírem uma Bíblia. Fortaleça os que estão nos campos de trabalho, onde passam fome, são torturados e trabalham quase até a morte. Embora a Coreia do Norte esteja isolada do resto do mundo, que seus Cristãos se regozijem por saberem que, por meio da perseguição, eles fazem parte de uma grande companhia de profetas e mártires que já passaram (Mateus 5.12).

Monday 13 May 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 13 Desde 1º de janeiro de 2024, uma nova Lei de Educação Patriótica está em vigor na China. A lei se aplica não apenas às escolas, mas também a grupos religiosos e a todos os setores da sociedade Chinesa. O Partido Comunista Chinês emitiu diretrizes sobre como os grupos religiosos devem seguir a lei. O principal ponto é que os pensamentos de Xi Jinping, o presidente da China, devem ser aprendidos, pensados e praticados pelos grupos religiosos. Ore por todos os Cristãos na China, especialmente pelos líderes da igreja, para que o Espírito Santo dê a eles sabedoria e coragem para continuarem fiéis a Cristo nesse ambiente cada vez mais difícil.

Tuesday 14 May 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 14 Hoje é o 21º aniversário de Leah Sharibu, uma Cristã Nigeriana que foi mantida em cativeiro pelos terroristas do Boko Haram desde os 14 anos de idade. Ela foi sequestrada com outras alunas de sua escola, mas todas as outras foram logo libertadas. Leah foi mantida em cativeiro porque se recusou a negar Cristo e a se converter ao Islã. Enquanto esteve em cativeiro, ela foi forçada a se casar com um comandante do Boko Haram e teve pelo menos dois filhos. Apresente Leah em oração ao Deus que resgata (Daniel 3.29), pedindo a Ele que mantenha sua fé Cristã forte e que a devolva logo a seus pais amorosos que anseiam por vê-la novamente.

Wednesday 15 May 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 15 As meninas ou mulheres Cristãs que foram mantidas em cativeiro pelo Boko Haram e depois libertadas/fugiram nem sempre são aceitas de volta por sua comunidade local. Às vezes, elas são rotuladas como “annoba” (palavra em Hauçá que significa “pragas”) e “esposas do Boko Haram”. Isso ocorre porque a comunidade teme que as meninas tenham se tornado Muçulmanas radicais durante seus anos de cativeiro. Até mesmo seus filhos podem ser vistos com desconfiança como possíveis futuros terroristas. Ore por uma atitude amorosa, confiante e acolhedora com relação a essas jovens que sofreram tanto por tantos anos.

Thursday 16 May 2024

QUINTA-FEIRA, DIA 16 O Cristianismo no Nepal, de maioria Hindu, tem crescido rapidamente desde a década de 1950, principalmente pelos esforços evangelísticos dos primeiros convertidos. Entretanto, ainda é visto como uma “fé estranha” que não pertence ao Nepal. Aqueles que abandonam o Hinduísmo para seguir a Cristo são vistos como tendo abandonado não apenas sua religião, mas também sua família, cultura e comunidade. Eles podem sofrer perseguição, especialmente se forem de casta alta. Os Cristãos podem se deparar com discriminação, por exemplo, sendo impedidos de trabalhar em empregos públicos. A mídia tende a ser negativa em relação aos Cristãos. Ore para que os Cristãos Nepaleses “considerem motivo de grande alegria”, sempre que enfrentarem provações de vários tipos, porque sabem que a prova de sua fé produz perseverança que os tornará crentes maduros (Tiago 1.2-4).

Friday 17 May 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 17 Os Cristãos no Nepal podem enfrentar perseguição não apenas da comunidade, mas também das autoridades. Desde 2018, é ilegal tentar converter um Hindu ou um Budista ou “ferir o sentimento religioso”. Com essa redação vaga, quase toda atividade Cristã poderia ser potencialmente considerada ilegal. No final do ano passado, os pastores Nepaleses estavam enfrentando nove processos judiciais com acusações fabricadas de acordo com essa lei. Há uma possível punição de cinco anos de prisão. Apresente esses pastores em oração ao nosso Deus, que em todas as coisas trabalha para o bem daqueles que O amam, que foram chamados de acordo com o Seu propósito (Romanos 8.28). Os Cristãos Nepaleses acreditam que é por causa do rápido crescimento da Igreja que eles estão sendo perseguidos.

Saturday 18 May 2024

SÁBADO, DIA 18 “Ver o pessoal da nossa igreja animado para aprender e discutir nos faz sentir abençoados. Isso trouxe uma grande mudança em nossas vidas”, exclamou Asmita, membro de uma igreja local no Nepal, que foi fortalecida por um ministério de treinamento carinhosamente apelidado de “Faculdade Bíblica em casa”. Os membros da igreja de Asmita vão desde mulheres que mal são alfabetizadas até estudantes que estão fazendo cursos universitários. Os diferentes cursos ajudam os Cristãos onde quer que estejam em sua fé e qualquer que seja seu nível de educação. Alguns cursos são usados para preparar novos convertidos para o batismo, outros para equipar líderes experientes da igreja. Ore para que cada um dos 5.473 alunos, de todas as idades e estilos de vida, cresça em sua fé e seja mais capaz de enfrentar a pressão e a perseguição. O Barnabas ajuda a financiar esse treinamento.

Sunday 19 May 2024

DOMINGO, DIA 19 Obrigado, Pai celestial, por ter enviado o Espírito Santo para ser nosso Consolador e Orientador. Pedimos que nossos irmãos e irmãs que estão sofrendo por causa de Cristo, que estão com fome ou com medo, doentes ou de luto, na prisão ou em julgamento, feridos ou torturados, conheçam a presença do Teu Espírito. Que Ele guie seus pensamentos para as Tuas promessas e nossa esperança eterna. Que Ele coloque as palavras certas em suas bocas ao responderem aos seus perseguidores. Que Ele os lembre dos ensinamentos de Jesus, especialmente aqueles que não têm acesso a uma Bíblia em seu sofrimento. Que Ele os encha de paz e alegria transbordantes.

Monday 20 May 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 20 Por favor, ore por uma paz justa e duradoura na Terra Santa e por todos os que têm sofrido tão terrivelmente desde 7 de outubro de 2023. Lembre-se especialmente dos Cristãos de Gaza, que são cerca de 900 pessoas em uma população de cerca de 2 milhões de habitantes. Pelo menos 20 foram mortos. No momento em que este texto foi escrito, a maior parte deles estava abrigada nos complexos de duas igrejas na Cidade de Gaza; o local fica no norte de Gaza, onde a ajuda alimentar tem sido ainda mais escassa do que no sul. No final de fevereiro, os Cristãos relataram que tinham ouvido falar de outros grupos que estavam recebendo alimentos da ONU e da Cruz Vermelha, mas que não tinham recebido nada, apesar de seus pedidos.

Tuesday 21 May 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 21 A violência na Terra Santa também está afetando a Cisjordânia, onde há uma minoria Cristã considerável. Muitos Cristãos costumavam ter empregos no comércio turístico, mas o conflito está afastando os turistas e, portanto, esses empregos estão desaparecendo. “A falta de renda e de recursos na cidade é realmente devastadora”, escreveu um Cristão de Belém para o Ajuda Barnabas. Ore para que nossos irmãos e irmãs, que vivem onde o Príncipe da Paz nasceu, mas que enfrentam um futuro tão incerto, tenham Sua paz em seus corações, independentemente do que aconteça ao seu redor.

Wednesday 22 May 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 22 O conflito na Terra Santa se espalhou pelo sul do Líbano. Em meados de fevereiro, cerca de 90.000 Libaneses haviam deixado o sul para buscar segurança em Beirute e em outras áreas. A maioria dos Cristãos do sul está entre eles. “Todos eles esperam voltar para suas casas e vilas, por isso estamos orando por uma trégua, pela paz e pelo fim dos combates”, escreveu um líder de igreja no Líbano para o Ajuda Barnabas em fevereiro. Junte-se em oração aos Cristãos Libaneses.

Thursday 23 May 2024

QUINTA-FEIRA, DIA 23 A Síria continua em meio ao tumulto da guerra civil e à privação causada pelas sanções internacionais. As necessidades humanitárias são enormes. Peça ao Senhor que tenha misericórdia desse país sofrido, que no passado acolheu tantos Cristãos em busca de refúgio. Muitos Cristãos estão agora deixando a Síria porque “não têm mais esperança de paz, segurança e recursos que os permitam viver e sobreviver”, escreve um líder Cristão Sírio. Ore para que o Senhor guie cada família e dê a elas esperança.

Friday 24 May 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 24 Louvado seja Deus pelo zelo de centenas de jovens Cristãos do Oriente Médio na Alemanha, que se reúnem semanalmente em grupos de 50 a 100 pessoas para estudar a Bíblia juntos. A maioria deles são imigrantes de segunda geração, cujos pais fugiram para a Alemanha de países como Síria, Iraque e Turquia para escapar da perseguição. Tendo crescido na Alemanha, eles acham o Alemão mais fácil do que a língua de seus pais, o Aramaico, e o Barnabas forneceu a eles Bíblias em Alemão. Ore para que a fé deles não se enfraqueça por viverem em um país seguro e protegido, onde há muito menos coisas para testá-los do que seus pais enfrentaram.

Saturday 25 May 2024

SÁBADO, DIA 25 Já faz 13 anos que as crianças Cristãs do Tajiquistão foram proibidas por lei de ir à igreja. Ore para que aqueles que estão se aproximando da idade adulta, que provavelmente não se lembram de ter participado de um culto Cristão ou de uma reunião de oração, aguardem com entusiasmo seu aniversário de 18 anos, pois depois disso poderão ir à igreja. Peça que eles sejam preenchidos com um profundo desejo e anseio de adorar o Senhor com Seu povo. Peça também por sabedoria e orientação para todos os pais Cristãos no Tajiquistão, ensinando a fé a seus filhos em casa.

Sunday 26 May 2024

DOMINGO, DIA 26 Querido Senhor, colocamos hoje diante do Teu trono nossos irmãos e irmãs Cristãos no Turcomenistão, cujas vidas estão cercadas por muitas restrições e perigos. Oramos para que Tu toques o coração das autoridades Turcomanas para que permitam a entrada de mais Bíblias em seu país. Oremos para que o Senhor os inspire a permitir que mais igrejas sejam registradas para que os Cristãos possam se reunir para adoração legalmente, em vez de serem presos por se reunirem ilegalmente em casas. Oramos para que, à medida que as autoridades estaduais aprovem a nomeação de todos os líderes da igreja, Tu trabalhes por meio deles para levantar os líderes de Tua escolha para pastorear o Teu povo sofredor no Turcomenistão. Pedimos tudo isso em nome de Cristo.

Monday 27 May 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 27 “Todos os eventos que ocorrem ao nosso redor – catástrofes, desastres naturais, guerras, perseguição aos Cristãos e muito mais – são sinais do fim dos tempos”, escreveram alguns crentes em uma república da Ásia Central. “Mas, apesar de tudo isso, o Senhor nos mantém em Suas mãos e nos fortalece no serviço. Não tivemos nenhum desastre grave até agora. Embora pequenos terremotos ocorram com frequência, avalanches ocorram com muita frequência em áreas montanhosas, inundações ocorram e haja perseguições em alguns lugares, mas, em geral, temos condições muito favoráveis para o evangelismo.” Eles nos convidam a louvar ao Senhor com eles pela paz em seu país e pelo fato de o ministério Cristão poder ser realizado, orando também por Sua orientação e provisão contínuas.

Tuesday 28 May 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 28 Uma consciência crescente de identidade nacional está se desenvolvendo no Cazaquistão, especialmente no sul e no oeste. Como o Islã faz parte da identidade Cazaque, isso está levando a uma maior hostilidade contra os Cristãos, não apenas os Cazaques convertidos do Islã, mas também os muitos Cristãos Russos que nunca foram Muçulmanos. Outro problema para os Cristãos Russos é que alguns no Cazaquistão estão se tornando cada vez mais antirrussos. No censo de 2021, cerca de 17% da população se declarou Cristã (abaixo dos 26% em 2009); eles são principalmente Russos (e Ucranianos). Ore para que todos os Cristãos no Cazaquistão “vivam de maneira exemplar” entre os não Cristãos, de modo que a hostilidade e as falsas acusações se dissipem e o Senhor seja glorificado (1 Pedro 2.12).

Wednesday 29 May 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 29 Uma congregação no Cazaquistão está realizando atividades especiais para fortalecer seus membros diante da perseguição e da hostilidade, à medida que a consciência Cazaque da identidade nacional cresce. A maioria dos membros da congregação são Cristãos de primeira geração, uma mistura de convertidos do Islã e ex-ateus. Ore por sabedoria para aqueles que os estão ensinando e para que o Espírito Santo os torne fortes, firmes e constantes em sua fé (1 Pedro 5.10).

Thursday 30 May 2024

QUINTA-FEIRA, DIA 30 As autoridades do Cazaquistão frequentemente convidam pastores protestantes para eventos ou consultas. Por exemplo, um deles foi convidado para o gabinete do prefeito de sua cidade e solicitado a participar do trabalho da cidade com jovens e famílias. Alguns pastores se alegram com essas oportunidades inesperadas, enquanto outros desconfiam das intenções das autoridades e se perguntam se há uma agenda oculta. Ore para que todos os pastores tenham o dom espiritual do discernimento e saibam ser sábios como as serpentes e inocentes como as pombas (Mateus 10.16).

Friday 31 May 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 31 Iman Golzar foi preso em sua casa em Dezful, no Irã, por agentes à paisana à meia-noite de 16 de janeiro. Eles também apreenderam seu computador e o circuito interno de TV. Ele foi libertado sob fiança em 7 de fevereiro, para grande alívio de seus pais, que são surdos e não sabiam onde ele estava sendo mantido. Até o momento em que este texto foi escrito, não se sabia se ele havia sido acusado de alguma coisa, mas os Iranianos convertidos do Islã, como Iman, geralmente são acusados de “agir contra a segurança nacional” ou ofensas semelhantes. Peça ao Senhor, que conhece a situação exata de Iman hoje, que o proteja, seja qual for o motivo da acusação.