Conhecendo o Barnabas

Uma agência de ajuda à Igreja Perseguida

De Cristãos, através de Cristãos, para Cristãos. O Barnabas sustenta 2.000 famílias Cristãs pobres no Paquistão através de nosso programa de alimentação

“Quase perdi toda a esperança, mas então veio a ajuda de vocês, que me fez lembrar que Deus não esquece” – palavras de um Cristão Sírio sobrevivente do terremoto que devastou o sul da Turquia e o norte da Síria em 2023. O Ajuda Barnabas socorreu mais de 7.000 fiéis após o terremoto, fornecendo alimentos, água, cobertores, tendas e muito mais.

Os Cristãos ao redor do mundo sofrem de muitas maneiras. Alguns são perseguidos ou discriminados por causa de sua fé Cristã. Outros sofrem com desastres naturais.

Por 30 anos, o Ajuda Barnabas tem servido à Igreja perseguida e sofredora. Acreditamos que nosso chamado de Deus, como ministério, é ajudar especialmente a família da fé (Gálatas 6.10) e, dentro da família da fé, ajudar especialmente aqueles que estão sofrendo por causa de sua fé no Senhor Jesus Cristo.

Ajuda prática - dada de Cristãos, através de Cristãos, para Cristãos – é o coração do trabalho do Barnabas.

Atualmente, o Barnabas ajuda de 300 a 400 projetos em cerca de 50 países todos os anos. Desde o início do ministério, financiamos cerca de 5.000 projetos em 109 países. Somente o Senhor sabe quantas vidas de Cristãos pobres e perseguidos foram salvas.

O que Barnabas faz?

Alimento para os Cristãos famintos. Água para os Cristãos sedentos. Remédios para os crentes doentes. Abrigo para convertidos expulsos da casa da família. Bíblias para os Cristãos que fugiram da violência deixando tudo para trás. Cuidados práticos para as famílias dos que estão na prisão por causa do Senhor. Escolas Cristãs amorosas para crianças Cristãs que são desprezadas pela sociedade em geral. Discipulado para novos crentes. Aconselhamento em caso de trauma para Cristãos sobreviventes de guerras e conflitos. Custos de vida para pastores, plantadores de igrejas e missionários locais, que servem corajosamente a Cristo em situações hostis. Essas são apenas algumas das maneiras pelas quais o Ajuda Barnabas está apoiando nossa sofrida família da Igreja.

Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.

(Gálatas 6.10)

Também nos concentramos no treinamento ministerial para líderes Cristãos em locais de pressão e perseguição. A Academia de Pastores (TSA da sigla em Inglês) é a seção de treinamento do Barnabas para líderes de base. A TSA não trata apenas de conhecimento Bíblico, mas também de habilidades ministeriais e formação de um caráter semelhante ao de Cristo. (www.shepherds.academy)

Como o Barnabas ajuda?

Ajudamos principalmente enviando recursos. Canalizamos doações financeiras de nossos apoiadores em todo o mundo para igrejas e ministérios locais em lugares de pobreza e perseguição. Eles usam os recursos para financiar seus projetos de ajuda aos Cristãos que sofrem.

Mas, às vezes, enviamos alimentos, cobertores, roupas, medicamentos, EPIs ou outros itens doados por nossos apoiadores, que carregamos em contêineres e transportamos por terra ou mar para os Cristãos necessitados. Esses são nossos projetos food.gives e medical.gives, que começaram em 2021 (www.food.gives). Com a ajuda de Deus e a sua, já enviamos 173 contêineres, fornecendo 79.590.000 refeições, 50 milhões de peças de EPI e muitos outros tipos de ajuda.

A oração é tão importante quanto a ajuda prática. Por isso, oferecemos uma série de recursos de oração: diários, mensais e anuais. 

Esperança e ajuda para a Igreja sofredora

A ajuda prática gera esperança e encorajamento espiritual. Os Cristãos que estão sofrendo são muito confortados ao saber que a ajuda vem de outros Cristãos. 

“As pessoas ficaram felizes por Cristãos de outras terras terem pensado nelas... As pessoas louvaram a Deus e agradeceram ao Barnabas por vir ajudá-las, mesmo estando em áreas remotas não conhecidas pelo mundo”, relatou nosso parceiro de projeto no Chade, quando fornecemos milho após uma inundação catastrófica em 2022.

Deus, você, o Barnabas e a Igreja sofredora

É um privilégio maravilhoso servir à Igreja que sofre. Somos muito gratos ao Senhor e aos nossos apoiadores por tornarem isso possível. 

Saiba mais sobre o ministério em: www.barnabasaid.org/br

Nós nos esforçamos para manter nossas despesas gerais baixas - atualmente 12% globalmente, o que significa que 88% do dinheiro doado ao Barnabas está disponível para ajudar os Cristãos que sofrem. Os 12% (que cobrem os custos operacionais, a conscientização e os recursos de oração) vêm de doações ao nosso Fundo Geral. Qualquer doação financeira que um doador direciona a um projeto específico é usada 100% para esse projeto e suas despesas; nada é retirado dele para nossas despesas gerais.

More stories