Que as pessoas 
possam saber!!

 

1 Reis 18.37

O sacrifício de Elias diante dos sacerdotes de Baal [Royal Collection Trust - pintado por Domenico Fetti c.1621-22]

Nossa cultura hoje é obcecada pela vitória. Nada é mais favorável a isso do que a clássica história de bem-estar em que o final supera todas as expectativas que se tinha no início. Muitos gostam da história do azarão que superou todas as adversidades e saiu vitorioso. A sociedade secular de hoje está tão desesperada por essa história. Eles pegam eventos da vida real e os ajustam com advertências do tipo “baseado em uma história real” para que as pessoas sejam convencidas de sua autenticidade, ao mesmo tempo em que obscurecem as linhas entre fato e ficção, realidade e percepção. Eles começam buscando entusiasmar, encorajar, envolver, mas logo perdem o equilíbrio na ladeira escorregadia do entretenimento.

Apesar desse desejo secular e sensacionalista de contar histórias, os seres humanos ainda são inspirados por histórias que descrevem as possibilidades de fazer a diferença quando ninguém mais tem coragem. Deus sabe disso sobre nossos corações e mentes. Essa é a raiz de como Ele se comunica conosco por meio de Sua Palavra Sagrada e de como Seu Filho se comunicou com as pessoas quando andou pela Terra – por meio de parábolas.

Uma das compilações mais eficazes de inspiração factual que temos à nossa disposição é o Antigo Testamento, que apresenta eventos reais que demonstram um Deus real.

Apresentando - Elias, Acabe e os profetas de Baal

O relato dos eventos registrados em 1 Reis 18.16-40 é uma dessas representações que mostra uma história real “contra todas as probabilidades” da qual precisamos nos lembrar hoje. Elias, irritado por Acabe e sua família terem abandonado os mandamentos de Deus, desafiou os profetas de Baal para um duelo. Uma batalha dos “deuses” no Monte Carmelo.

Depois que 450 profetas não conseguiram demonstrar a existência de Baal, apesar de terem a vantagem de estar em casa, de terem o direito de ser os primeiros e de terem ocupado a maior parte do dia, cabia agora ao único profeta do Todo-Poderoso revelar a realidade.

Enquanto Elias se preparava para a sua vez, e pouco antes de o Senhor demonstrar Seu poder e força diante dos profetas de Baal, Elias proferiu estas palavras em 1 Reis 18.37: “Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus...”. Elias entendeu do que se tratava. Será que nós entendemos?

Tudo o que Elias pretende demonstrar nessa história é que tudo gira em torno de Deus, que Ele é Deus e que Ele é o único Deus. Para demonstrar isso efetivamente ao povo no Monte Carmelo, Elias demonstra três coisas que precisamos lembrar:

1. Deus sempre vence

Elias, já confiante na vitória do Senhor, não entrou em ação no minuto em que os profetas de Baal falharam. Em vez disso, ele primeiro preparou uma cena impossível para os presentes. Ele constrói um altar com doze pedras para representar as tribos descendentes de Jacó. Ele encharca a madeira, a oferta e o altar com água. Não estamos falando aqui de um leve borrifo de água – Elias se certificou de que a água enchesse completamente a vala ao redor do altar. Elias está tão confiante na capacidade de Deus de vencer que até faz com que seja interessante para aqueles que estão testemunhando pensarem que seria impossível. Mas o fogo do Senhor consome a oferta. Contra todas as probabilidades.

Elias faz tudo isso, já sabendo que, quando Deus se revelar naquele dia, não haverá dúvida, nem mesmo na mente do inimigo, de que Ele é o Senhor.  Nós também precisamos ter essa confiança demonstrada por Elias. Como João escreve em 1 João 5.13, “Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna”. Temos todos os motivos para demonstrar a confiança de Elias quando sabemos que Deus sempre vence. É humilhante saber que nossa família perseguida também demonstra essa fé inabalável com frequência. Eles sabem que Deus sempre vence, e nós deveríamos ter essa mesma fé - uma fé que desperta em nós a confiança para vivermos uma vida corajosa que mostre a verdade. Deus sempre vence.

“Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, ó Senhor, é Deus…

2. O inimigo está sempre em menor número, mesmo quando não está

Embora o senso comum ditasse que 450 é mais do que um, Elias demonstra aqui uma confiança que desconsidera o tamanho da oposição. Quando você entende de que lado está e aceita a realidade de quem é Deus e a verdade de que Ele sempre vence, o tamanho do inimigo nunca será um cálculo ou uma consideração ao decidir agir ou não. Isso foi bem transmitido ao sucessor de Elias, Eliseu. 

Em 2 Reis 6.16, Eliseu, sem hesitar, garantiu ao servo que estava testemunhando a cidade sendo cercada pelo exército do rei da Síria que “aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles”. Poderíamos perdoar o servo se ele questionasse a matemática de Eliseu ao comparar os dois contra um exército inteiro. Mas, assim como Elias, Eliseu sabia que não há ninguém maior do que o único Deus verdadeiro. Nenhum inimigo, nenhum obstáculo, nenhuma provação é maior do que Deus. Ao entender isso, é preciso entender também que não se trata de saber de que lado Deus está, mas sim de que lado nós estamos. A história é sempre inteiramente sobre Deus. Ele é o personagem principal. O tema central. A cena de abertura e o crédito final. Quando nos rendemos a isso, passamos a entender o poder de Deus no fato de Ele sempre vencer e nunca estar em desvantagem numérica.

3. A fé agrada a Deus

Quando você lê o relato da resposta de Elias em 1 Reis 18, percebe que Elias faz o necessário, mas Deus faz o impossível. Elias age com fé ao preparar o altar, encharcar a oferta e a lenha, encorajar o povo e depois liderá-lo em oração. Mas foi Deus quem fez o impossível. Hebreus 11.1 define a fé para nós como sendo “a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”. O autor confirma ainda em Hebreus 11.6 que “sem fé é impossível agradar a Deus”. Nada nas ações de Elias fazia sentido. Elas eram ilógicas. Contrárias à ciência básica. Até mesmo absurdas. Essa era, sem dúvida, a visão que os 450 profetas de Baal tinham. Mas, para Elias, era uma resposta natural ao servir a Deus. Seus atos de fé agradaram a Deus. Sem dúvida, haverá momentos em que suas ações, na busca de servir a Deus, parecerão absurdas para os outros. Isso não tem problema. A única coisa que realmente importa é o que agrada Àquele que sempre vence, que pode derrotar qualquer inimigo e que se agrada da fé demonstrada por aqueles que O servem.

Através do ministério do Ajuda Barnabas, temos o privilégio de participar desses atos de fé ao testemunharmos Deus fazer o impossível. Que jornada e que testemunho! Que você se sinta encorajado por essa história do “azarão” Elias em sua jornada para perto do Deus que sempre vence, que nunca está em desvantagem numérica e que sempre ficará satisfeito com nossa obediência por meio da fé. A Ele seja a glória.

Noel Frost
Diretor Executivo (Global), Ajuda Barnabas

More stories