Quando o ódio está na moda

J esus nos deu quatro mandamentos para amar. Os dois primeiros são do Antigo Testamento, os dois segundos são exclusivamente Seus. Devemos amar o Senhor, nosso Deus (Marcos 12.30; Deuteronômio 6.5), nosso próximo (Marcos 12.31; Levítico 19.18), nossos irmãos Cristãos (João 13.34-35) e nossos inimigos (Mateus 5.44). É fácil escrever, em uma frase curta, mas muito difícil de fazer com nossa própria força. No entanto, temos o Espírito Santo agindo em nós (Gálatas 5.22) e o exemplo do próprio Senhor Jesus.

Como é esse amor? Nosso amor por Deus deve ser um amor apaixonado, absorvente. Devemos amá-Lo com todo o nosso coração, com toda a nossa alma, com toda a nossa mente e com toda a nossa força. Nosso amor pelos outros deve ser tão grande quanto o nosso amor por nós mesmos. Nosso amor pelos membros da família dos crentes deve corresponder ao amor de Jesus por nós, um amor que está disposto a dar a vida pelo outro (João 13.1,34b; 15.12-13,17). Nosso amor por nossos inimigos deve ser um amor que se manifesta em ações - fazer o bem a eles, orando por eles, abençoando-os mesmo que eles nos amaldiçoem. Nas palavras de Jesus:

“Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam.” (Lucas 6.27-28)

Esse amor forte e ativo pode ser demonstrado por meio da ira. Há apenas um lugar no Novo Testamento em que nos é dito que Jesus sentiu ira (Marcos 3.5). Foi uma ira criada pelo Seu amor por um homem sem nome com uma mão atrofiada em uma sinagoga em um sábado. Jesus ficou irado e triste com a dureza de coração dos Fariseus, que não queriam que o homem fosse curado, pois consideravam que isso era trabalhar no sábado. Sem dúvida, Jesus também ficou irado quando expulsou os comerciantes e cambistas do templo, dessa vez uma ira motivada por Seu amor por Deus, o Pai (João 2.13-16). A ira pode ser errada e pode levar ao pecado (Efésios 4.26), mas também pode ser a reação correta e amorosa à injustiça ou à crueldade. É muito mais amoroso reagir com ira do que com apatia em tais situações.

O amor também deve se manifestar em ternura e empatia. A empatia sente a dor do outro, entra em suas emoções e experimenta seus sentimentos. Este é o amor que chora com aqueles que choram (Romanos 12.15). O próprio Jesus chorou com Maria e Marta enquanto lamentavam a morte de Lázaro, irmão delas e amigo de Jesus (João 11.35). Seu coração estava partido. Ele sentiu a dor da perda e do luto das irmãs. Ele estava prestes a ressuscitar Lázaro dos mortos, mas, mesmo assim, chorou.

Jesus contou a parábola do Bom Samaritano como um exemplo de amor ao próximo (Lucas 10.29-30), um amor nascido da empatia. Mas também é um exemplo de amor ao inimigo, pois os Judeus não tinham nada além de desprezo pelos Samaritanos. O Samaritano que demonstrou amor prático ao estrangeiro Judeu ferido, um amor que lhe custou tempo e dinheiro, estava amando alguém que o odiava e desprezava.

Mas onde podemos encontrar esse tipo de amor hoje em dia? O ódio está sendo incitado nas manchetes, nas mídias sociais, pelos políticos e pelos líderes religiosos. A pacificação é desprezada, o belicismo é admirado. Nações inteiras são odiadas pelas ações de um punhado de seus líderes. Recusar-se a perdoar os assassinos de um ente querido agora é visto como a última grande homenagem que os enlutados podem prestar à pessoa que perderam.

Como Cristãos, discípulos de nosso Mestre, Jesus, devemos sempre procurar imitar Sua vida, Sua empatia, Sua ira justa quando necessário e, acima de tudo, Seu supremo amor abnegado e sacrificial.

Dr Patrick Sookhdeo
Diretor Internacional, Ajuda Barnabas

More stories