Um Manual para a Vida Cristã 6

A alegria de ser 
perseguido por Cristo
Mateus 5.10-1
2

A oitava e última bem-aventurança, talvez a mais surpreendente de todas, é quase tão longa quanto as sete primeiras juntas. Nessa bem-aventurança, Jesus deixa de falar sobre “eles” para dizer direta e pessoalmente para “você”. Ao contrário das outras bem-aventuranças, ela não diz respeito ao caráter ou ao comportamento de um Cristão, mas ao que é feito a um Cristão. Ela nos fala das maravilhosas bênçãos reservadas para aqueles que são perseguidos por causa de Cristo.

B em-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês”.

Nesta última e mais longa bem-aventurança, Jesus enfatiza a felicidade que devemos ter se suportarmos a perseguição por causa Dele. Ele não diz simplesmente: “Alegrem-se”. Ele acrescenta: “regozijem-se” ou, em outras traduções, “Alegrai-vos e sejam imensamente felizes” ou “Regozijai-vos  e exultai”. A palavra Grega usada é agalliasthe, que significa “saltar excessivamente” ou “pular e gritar de alegria”. Se você for perseguido, pule de alegria!

Essa alegria ocorre principalmente quando a perseguição termina e diz respeito especialmente à nossa futura recompensa celestial. Não somos masoquistas; não gostamos do sofrimento em si. No entanto, pode haver alegria mesmo em meio à perseguição. Muitos crentes testemunham que sentiram o Senhor mais próximo deles durante a perseguição do que em qualquer outro momento de suas vidas. Isso, por si só, é uma bênção maravilhosa, uma alegria e um prenúncio do céu.

Como todas as aflições, a perseguição deve nos purificar e nos tornar mais semelhantes a Jesus (Jó 23.10). Normalmente, isso acontece por meio do aperfeiçoamento de nosso caráter (Romanos 5.3-4; Tiago 1.2-4), mas há outras maneiras maravilhosas e misteriosas pelas quais isso pode acontecer. “Trago em meu corpo as marcas de Jesus”, escreveu o apóstolo Paulo (Gálatas 6.17). A perseguição fez com que Paulo se tornasse semelhante a Jesus dessa forma literal e física. 

Os crentes que não entendem o quão útil, até mesmo necessária, a perseguição é para o nosso crescimento espiritual e que, portanto, tentam evitá-la em vez de se submeterem a ela de bom grado, ficam muito desanimados quando passam por ela.

A perseguição pode ser recebida como uma oportunidade de mostrar nossa lealdade a Cristo. Através da perseguição, podemos nos juntar à ótima companhia de profetas, santos e mártires. Talvez esse tenha sido o pensamento dominante na mente dos apóstolos quando, depois de serem açoitados (o que não é pouca coisa) e ameaçados de morte, eles saíram “alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome” (Atos 5.17-41).

Podemos até ousar nos alegrar porque nosso próprio sofrimento pode tornar mais fácil para outros discípulos seguirem fielmente a Cristo. Podemos ter sido inspirados a perseverar pelo pensamento nos crentes que nos precederam (Hebreus 11.12-38 e muitos outros exemplos nos 2.000 anos em que essa lista tem sido escrita). Se perseverarmos fielmente, também podemos nos tornar uma inspiração para os outros. 

Quando reconhecemos que a perseguição é uma dádiva preciosa, alguns de nós, que vivemos em países onde a perseguição física é improvável, podemos nos perguntar se a bem-aventurança da oitava bem-aventurança seria para nós. Jesus, entretanto, menciona o que poderia ser chamado de “perseguição verbal”: insultos e falsas acusações. Há muito poucos crentes, mesmo em sociedades de maioria Cristã, que não sofrem algum tipo de ataque verbal se forem discípulos comprometidos de Jesus.

O próprio Jesus sofreu insultos e falsas acusações, e sabemos que devemos esperar o mesmo tratamento que nosso Mestre recebeu (João 15.18-21). Paulo escreve sobre a perseguição sofrida pelos apóstolos:

Quando somos amaldiçoados, abençoamos… quando caluniados, respondemos amavelmente. 
(1 Coríntios 4.12-13)

Louvado seja Deus por compreender a dor e o dano que podem ser causados por palavras cruéis ou destrutivas. Louvado seja Deus pelo fato de Jesus ter afirmado graciosamente que, se suportarmos isso por sermos Seus seguidores, isso nos colocará na companhia dos “profetas que viveram antes” e nos trará a bênção do reino dos céus.

A perseguição é uma dádiva, um privilégio, uma oportunidade, uma glória. Não a procuramos, mas a aceitamos com alegria quando ela chega.

Nessa bem-aventurança, no início de Seu ministério, Jesus preparou Seus discípulos para a perseguição. Mais tarde, Ele os lembrou:

… os homens os entregarão aos tribunais e os açoitarão nas sinagogas deles. Por minha causa vocês serão levados à presença de governadores e reis... (Mateus 10.17-18)

O ódio e a perseguição se tornarão especialmente intensos no fim dos tempos: “Todos odiarão vocês por causa do meu nome” (Lucas 21.17).

Na Última Ceia, Ele advertiu:

Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes me odiou. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia , vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia. Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: Nenhum escravo é maior que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês. (João 15.18-20. Veja também João 16.1-4.)

O apóstolo João escreveu: “Meus irmãos, não se admirem se o mundo os odeia”. 
(1 João 3.13)

Em nenhum lugar o Novo Testamento sugere que a liberdade religiosa ou a liberdade de consciência devam ser a norma para os Cristãos. Aqueles que vivem sob governos que defendem esses princípios são exceções. Se levarmos a sério as Bem-aventuranças, essa liberdade terrena não é uma bênção, mas talvez até um obstáculo ao nosso crescimento espiritual e ao nosso relacionamento com o Senhor.

Quando Jesus prometeu liberdade aos Seus seguidores, Ele estava falando da liberdade do controle do pecado e de Satanás, não da liberdade do controle dos governos (Lucas 13.12-16; João 8.32-36). A mesma mensagem é repetida nas epístolas (Romanos 6.7,18,20,22; 8.2; Gálatas 5.13; Hebreus 2.14-15; 9.15; Tiago 1.25; 2.12; 2 Pedro 2.19) e em Apocalipse (Apocalipse 1.5).

O Novo Testamento não promete liberdade religiosa. Vamos esperar a perseguição, nos preparar para ela e pular de alegria quando ela chegar.

Podemos considerar as principais fontes de perseguição (conforme descrito em Mateus 24 e Lucas 21) como uma série de seis círculos concêntricos, pressionando o indivíduo no centro.

  1. O círculo mais externo, que envolve todos os outros, é o ódio do mundo. É a oposição demoníaca, pois “o mundo todo está sob o poder do Maligno” (1 João 5.19). É por isso que nossa escolha de seguir Jesus sempre resulta em algum tipo de sofrimento. Nós nos livramos do controle de Satanás e ele está tentando nos recuperar, seja por meio de tentação ou perseguição. A batalha espiritual será nossa experiência até o fim de nossos dias na Terra (Efésios 6.12).
  2. Dentro do círculo de potestades e autoridades espirituais está o círculo de governantes e autoridade terrenas: os governos, as burocracias e as forças de segurança dos países de nosso planeta. Essas estruturas do mundo estão, em última análise, sob o controle de Satanás, mesmo que tenham crentes piedosos servindo nelas. Muita perseguição aos crentes ao longo dos séculos veio dessa fonte, seja na Roma antiga ou na Eritreia moderna.
  3. No interior desse círculo estão as autoridades religiosas . Atualmente, em todo o mundo, os Cristãos estão sofrendo nas mãos de extremistas de outras religiões. Por exemplo, as autoridades religiosas Islâmicas definem a agenda no Irã, resultando em severas restrições ao ministério Cristão e na perseguição de muitos crentes individuais por meio de detenção, prisão e várias outras penalidades.
  4. Dentro deste círculo está a comunidade local , às vezes estimulada deliberadamente por aqueles que estão em círculos mais distantes (Atos 6.12). Muitos tumultos anticristãos no Paquistão são deliberadamente fomentados por uma mesquita nas proximidades. Jesus não teria sido crucificado se o povo de Jerusalém não tivesse gritado por isso, persuadido a fazê-lo pelos principais sacerdotes e anciãos Judeus (Mateus 27.17-25). Os líderes Judeus em Tessalônica deliberadamente iniciaram um tumulto, tentando atingir Paulo e Silas (Atos 17.5).
  5. O quinto círculo são os próprios amigos do Cristão, que podem se tornar seus inimigos. “Se eu tivesse uma arma, eu seria o primeiro a atirar em você porque você acredita em Jesus Cristo. Eu apontaria uma arma para sua cabeça”, disse um Muçulmano do Quirguistão quando descobriu que seu melhor amigo “Marat” havia deixado o Islã para seguir a Cristo. Talvez Marat tenha se consolado ao lembrar que o próprio Jesus havia sido traído por um de seus amigos mais próximos.
  6. Até mesmo membros da família podem se tornar perseguidores. Este é o sexto círculo. Quando, na adolescência, decidi deixar o Islã e seguir Jesus Cristo, minha mãe me deu uma escolha difícil: se eu continuasse sendo Cristão, não poderia mais ser seu filho. Ela me expulsou de casa e eu vivi por algum tempo nas ruas de Londres. Essa rejeição desesperadamente dolorosa por parte de entes queridos é sofrida por muitos que deixam outra religião para se tornarem discípulos de Jesus. Sou muito grato ao Senhor pelo fato de minha mãe ter me aceitado de volta depois de algum tempo e, alguns anos depois, meus pais se tornaram Cristãos. Mas alguns convertidos nunca são recebidos de volta no círculo familiar. Seus parentes podem assassiná-los. Jesus nos preparou para a possibilidade de termos de sacrificar nossos relacionamentos familiares, se necessário, por Ele (Lucas 14.26).

O mundo, que está sob o controle do maligno, é a principal fonte de perseguição, que sentimos como hostilidade das autoridades seculares, das autoridades religiosas, da comunidade local, dos amigos e até mesmo da família.

Como os discípulos de Cristo devem reagir 
quando perseguidos?

Primeiro, devemos verificar os motivos de nossa perseguição. A promessa dessa bem-aventurança não é para toda pessoa perseguida, mas especificamente para aqueles que são perseguidos por causa da justiça (v.10) ou por causa de Jesus (v.11). Não deve ser por causa de nossa insensatez, insensibilidade, arrogância ou hipocrisia. (Veja também 1 Pedro 4.15.) A promessa é para aqueles que são perseguidos por serem como Cristo, seu Mestre (João 15.18-20; 2 Timóteo 3.12). A santidade pode gerar hostilidade.

Ocasionalmente, Deus nos enviará sofrimento como resposta a um pecado específico em nossa vida, para nos trazer de volta a Ele. Portanto, também devemos verificar se essa não é a causa da perseguição.

Se a nossa perseguição é devido à nossa retidão semelhante à de Cristo, então não precisamos tentar entender mais nada sobre o motivo do nosso sofrimento. É suficiente saber que fomos agraciados com um presente precioso que nos purificará e glorificará o Senhor.

Nossa primeira resposta é permanecer firmes na fé, mesmo que muitos ao nosso redor possam se afastar (Mateus 24.9-13; Lucas 21.19). Nosso maior conforto e força será saber que nosso amado Mestre também foi perseguido e prometeu estar sempre conosco (Mateus 28.20).

Se outros forem perseguidos conosco, devemos nos encorajar mutuamente a permanecer firmes . PO Pastor George Orjih estava entre um grupo de Cristãos sequestrados por militantes no norte da Nigéria em 2009. George acabou sendo morto porque se recusou a se converter ao Islã. Mas um sobrevivente contou como George passou seu tempo em cativeiro: cantando, orando e incentivando os outros Cristãos a serem fiéis até a morte, se necessário. Um deles relembrou: “Enquanto estávamos deitados ali, amarrados, George virou-se para mim e disse: ‘Se você sobreviver, diga aos meus irmãos que eu morri bem e estou vivendo com Cristo. E se todos nós morrermos, sabemos que morremos pelo Senhor’”.

Devemos orar .

  • Podemos agradecer pela honra de sofrer por Cristo e por estarmos sendo preparados para nossa futura herança eterna.
  • Podemos orar por nós mesmos e por todos os perseguidos conosco, para que nossa fé não desfaleça (Lucas 22.32). Podemos pedir ao Senhor perseverança e resistência. Podemos orar para que nos tornemos mais semelhantes a Jesus por meio do que estamos vivenciando. 
  • Podemos orar por nossos perseguidores (Mateus 5.44; Lucas 6.27-28; Romanos 12.14). A oração de Estêvão ao morrer foi: “Senhor, não os consideres culpados deste pecado”. (Atos 7.60).

Como Jesus, devemos nos, abster de retaliar nossos perseguidores (Mateus 26.50-53). Se devemos amar nossos inimigos (Mateus 5.44), não podemos feri-los. Em 1782, em Gnadenhütten, Ohio, um grupo de Cristãos indígenas norte-americanos foi alvo de um grupo de milicianos brancos colonizadores. Os milicianos facilmente fizeram prisioneiros os Cristãos confiantes e depois disseram que eles deveriam morrer. Em seus dias de pré-Cristãos, os indígenas norte-americanos eram guerreiros e teriam se defendido energicamente. Mas agora, sendo Cristãos, eles simplesmente pediram tempo para se prepararem para a morte.

Então, pedindo perdão por qualquer ofensa que tivessem feito ou por qualquer dor que tivessem causado um ao outro, eles se ajoelharam, oferecendo fervorosas orações a Deus, seu Salvador - e beijando um ao outro, sob uma enxurrada de lágrimas, totalmente resignados à sua vontade, cantaram louvores a Ele, na alegre esperança de que logo seriam aliviados de suas dores e se juntariam a seu redentor na felicidade eterna.1

Devemos amar uns aos outros enquanto sofremos juntos por Cristo. Somos um só corpo. “Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele” (1 Coríntios 12.26; Hebreus 13.3). Se for possível, podemos cuidar dos membros perseguidos do Corpo de maneira prática. Também podemos ajudá-los psicológica e espiritualmente, incentivando-os a permanecerem firmes (Tiago 5.10). Os Cristãos perseguidos muitas vezes se sentem sozinhos, esquecidos e sem valor. Podemos lembrá-los de que são preciosos e honrados aos olhos do Senhor (1 Pedro 2.9; João 10.27-29), que suas vidas ainda têm um propósito (1 Pedro 2.9), que o propósito pode até ser testemunhar aos seus perseguidores (Mateus 10.18). Ao preverem provações futuras, podemos lembrá-los de que o Espírito Santo dará as palavras de que precisam (Mateus 10.19). Se não houver nenhuma maneira de se comunicar, ainda assim podemos ajudar orando por eles.

A resposta mais importante à perseguição é permanecer firme na fé. Também devemos incentivar aqueles que são perseguidos conosco a permanecerem firmes, amar e cuidar deles conforme tivermos oportunidade, ser gratos e orar. Devemos amar e orar por nossos inimigos e não retaliar.

O Novo Testamento foi escrito durante um período de perseguição e grande parte dele foi escrito por crentes que estavam sendo perseguidos. Mas a primeira carta de Pedro é um dos livros que enfoca particularmente a perseguição. O primeiro conjunto de pontos de ação ocorre em 1 Pedro 1.13-17. Depois de incentivar os Cristãos a verem a perseguição como algo com que se alegrar, pois ela purificaria sua fé (1.6-7), como algo breve e passageiro (1.6, compare com 2 Coríntios 4.17), e depois de lembrar a eles de sua salvação e gloriosa herança celestial (1.4-5,9) e dos próprios sofrimentos de Cristo (1.11), Pedro então exorta:

estejam com a mente preparada, prontos para agir; estejam alertas e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado. Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.  Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo que fizerem  (1 Pedro 1.13-15)

Com isso, aprendemos que nossa capacidade de perseverar sob perseguição dependerá muito de nossos pensamentos. Portanto, devemos nos preparar mentalmente para a perseguição. Essa preparação envolve o hábito de resistir à tentação e o hábito de fortalecer nossa fé, lembrando-nos de Suas promessas e fixando os olhos nas realidades eternas (2 Coríntios 4.18).

Mais tarde, Pedro volta a abordar esses temas (1 Pedro 4.1; 5.10). Ele também enfatiza novamente a necessidade de estar alerta e vigilante: algumas pessoas se desviam porque a pressão vem sobre elas em incrementos graduais e elas mal percebem o que está acontecendo e como estão decepcionando o Senhor (1 Pedro 5.8).

Pedro dá um exemplo de gratidão como uma forma de encontrar paz em meio à perseguição. Aconteça o que acontecer conosco, podemos sempre louvar a Deus, nosso Pai, pela encarnação, morte expiatória e ressurreição de Jesus Cristo; pelo novo nascimento que Ele nos concedeu; e pela esperança convicta do céu (1 Pedro 1.3-4).

Não encontraremos paz na perseguição aplicando a razão. Nós a encontraremos pela fé. Pela fé, sabemos que nossos sofrimentos não são sem sentido e que, nos misteriosos propósitos de Deus, eles O glorificarão. Mas geralmente não sabemos como e devemos nos contentar em esperar confiantemente por esse entendimento até a próxima vida. Durante esta vida, nós nos apegamos ao entendimento de que nossos sofrimentos, especialmente os sofrimentos por Cristo, não são aleatórios nem inúteis. Eles são alimento espiritual, oxigênio e remédio, dos quais precisamos para crescer em semelhança a Cristo.

Podemos nos preparar para a perseguição desenvolvendo mentes cheias de fé, disciplinadas e com perspectivas eternas.

DR Patrick Sookhdeo
Diretor Internacional, Ajuda Barnabas 

 

1. John Heckewelder, A Narrative of the Mission of the United Brethren among the Delaware and Mohegan Indians (Uma Narrativa da Missão dos Irmãos Unidos entre os Índios Delaware e Mohegan), Philadelphia: M’Carty and Davis, 1820, pp.318-319. Heckewelder (1743-1823), nascido na Inglaterra, foi um missionário Morávio em Ohio.

More stories